Plataforma Naval Multifuncional

• 2086 Respostas
  • 388150 Visualizações
*

Get_It

• Investigador
  • 2627
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Re: Plataforma Naval Multifuncional
« Responder #1815 em: Agosto 22, 2024, 05:03:11 pm »
Fica aqui uma info informal, o estado tuga está sem dinheiro para financiar o PRR, ou seja, o mais certo é este navio atrasar, provavelmente deverá ser entregue para depois de 2027.
Tal como esperado. É o normal. Esqueçam tudo que for projectos de navios para a Marinha. Tão cedo não há nada para ninguém.

Ainda estou à espera dos novos NPOs...

?????
Mas o PRR não é dinheiro de Bruxelas?
O governo tem de financiar uma parte do PRR. Bruxelas não paga nada a 100%.

Cumprimentos,
« Última modificação: Agosto 22, 2024, 05:03:57 pm por Get_It »
:snip: :snip: :Tanque:

*

saabGripen

• Investigador
  • 1864
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 102 vez(es)
  • +1072/-1860
« Responder #1816 em: Agosto 22, 2024, 07:01:02 pm »
Fica aqui uma info informal, o estado tuga está sem dinheiro para financiar o PRR, ou seja, o mais certo é este navio atrasar, provavelmente deverá ser entregue para depois de 2027.

Isto deve ser uma notícia como a dos barcos de pesca chineses nos Açores.

Se não te importares, apresenta a fonte.
Tens os nossos colegas de Forum a entrar em stress.

*

P44

• Investigador
  • 21372
  • Recebeu: 6899 vez(es)
  • Enviou: 7926 vez(es)
  • +8073/-12642
« Responder #1817 em: Agosto 22, 2024, 07:48:06 pm »
Stress?  :mrgreen: a mim quase nada me surpreende portanto o mais certo é ser mesmo verdade

Não digam é nada ao Cabeça 🤫🤫🤫🤫
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

nelson38899

• Investigador
  • 5588
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2702
« Responder #1818 em: Agosto 22, 2024, 08:57:44 pm »

Como disse, é uma fonte informal, de quem anda a gerir alguns dos projetos do PRR.

fica aqui umas notícias o que se vem falando nos corredores.
https://www.dn.pt/5235865563/verba-do-prr-esgotou-em-janeiro-mais-de-metade-das-candidaturas-sem-financiamento-e-agora/

https://eco.sapo.pt/2024/03/28/afinal-ha-29-metas-e-marcos-do-prr-que-ainda-falta-fechar-na-totalidade/
« Última modificação: Agosto 22, 2024, 09:03:05 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 309
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 283 vez(es)
  • +57/-50
« Responder #1819 em: Agosto 23, 2024, 02:26:14 am »
Tal como esperado. É o normal. Esqueçam tudo que for projectos de navios para a Marinha. Tão cedo não há nada para ninguém.

Ainda estou à espera dos novos NPOs...

?????
Mas o PRR não é dinheiro de Bruxelas?
O governo tem de financiar uma parte do PRR. Bruxelas não paga nada a 100%.

Cumprimentos,

Se ficar para 2027, então ai quem paga tudo é o estado português, geralmente estes concursos ou estão prontos na data ou o financiamento não vêm. e os fornecedores sabem disso.

*

P44

• Investigador
  • 21372
  • +8073/-12642
« Responder #1820 em: Agosto 23, 2024, 07:39:31 am »
Ergo, bye bye Joãozinho  :mrgreen:

Agora sim é a ocasião ideal para cancelar brinquedos megalómanos e gastar essa verba NO QUE REALMENTE FAZ FALTA!!!
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23152
  • Recebeu: 4099 vez(es)
  • Enviou: 2870 vez(es)
  • +2687/-4483
« Responder #1821 em: Agosto 23, 2024, 08:53:02 am »

Agora sim é a ocasião ideal para cancelar brinquedos megalómanos e gastar essa verba NO QUE REALMENTE FAZ FALTA!!!

Eu não acredito nisso. O contrato já foi assinado à algum tempo, se agora o dinheiro começa a escassear será para novos projectos e não para os antigos. Não tenho nenhum conhecido na área nem tenho conhecimento próprio sobre o assunto, só estou a usar uma coisa conhecida por "lógica da batata".
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 10:54:23 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • Recebeu: 266 vez(es)
  • Enviou: 94 vez(es)
  • +1403/-92
« Responder #1822 em: Agosto 23, 2024, 11:02:45 am »

Como disse, é uma fonte informal, de quem anda a gerir alguns dos projetos do PRR.

fica aqui umas notícias o que se vem falando nos corredores.
https://www.dn.pt/5235865563/verba-do-prr-esgotou-em-janeiro-mais-de-metade-das-candidaturas-sem-financiamento-e-agora/

https://eco.sapo.pt/2024/03/28/afinal-ha-29-metas-e-marcos-do-prr-que-ainda-falta-fechar-na-totalidade/

e a sua fonte falou em concreto dos projetos do PRR da marinha ou do PRR em geral?

É que as fontes de financiamento dos fundos comunitários são muito diversas (Rendimentos próprios empresas e entidades publicas, linhas credito/financiamento do estado central, fundos públicos, orçamento de estado, ...), no caso da marinha acho que o financiamento vem diretamente do orçamento da mesma, ou secalhar de algum fundo ambiental ou conjunto entidades publicas (Marinha, Ministério ambiente, pescas, AMN,...), no fundos comunitários é normal as vezes as Autarquias falharem com a sua parte ou como refere as noticias a procura ser tanta que esgota a linha crédito/financiamento/fundo que o estado central disponibiliza às entidades publicas que pretende concorrer.

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • +1403/-92
« Responder #1823 em: Agosto 23, 2024, 11:06:49 am »

OS barcos de pesca Chineses nos Açores ainda vai dar história, não só pela barraca com o Chega, como por a marinha não ter conhecimento do que se estava a passar (sinais falsos), bem como pelo motivo (Porque?) de alguém (quem?) andar a simular (como?) uma "frota" de pesca nos Açores.

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1824 em: Agosto 23, 2024, 11:08:45 am »
Se realmente não há dinheiro para todos os projectos do PRR, também pode ser uma guerra de "quintas", alguma qualquer entidade que também tem projectos do PRR e manda estas "notícias" para ver se chegam à comunicação social geral, causa polémica e "mata" o projecto rival.
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 11:09:38 am por Lightning »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Cabeça de Martelo

*

Lightning

• Moderador Global
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
« Responder #1825 em: Agosto 23, 2024, 11:13:16 am »
como por a marinha não ter conhecimento do que se estava a passar (sinais falsos), bem como pelo motivo (Porque?) de alguém (quem?) andar a simular (como?) uma "frota" de pesca nos Açores.

Eu acho que este sistema AIS deve ser parecido com o Transponder dos aviões, o navio envia dados de posição, identificação, rota, coisas assim para uma entidade de controlo, mas se existir informação falsa a única maneira de confirmar é mandar lá alguém, como os F-16 irem identificar aeronaves estranhas no nosso espaço aéreo, não dá para a Marinha ter um NPO em todos os locais possíveis da ZEE.
« Última modificação: Agosto 23, 2024, 11:16:59 am por Lightning »

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • +1403/-92
« Responder #1826 em: Agosto 23, 2024, 11:58:38 am »
como por a marinha não ter conhecimento do que se estava a passar (sinais falsos), bem como pelo motivo (Porque?) de alguém (quem?) andar a simular (como?) uma "frota" de pesca nos Açores.

Eu acho que este sistema AIS deve ser parecido com o Transponder dos aviões, o navio envia dados de posição, identificação, rota, coisas assim para uma entidade de controlo, mas se existir informação falsa a única maneira de confirmar é mandar lá alguém, como os F-16 irem identificar aeronaves estranhas no nosso espaço aéreo, não dá para a Marinha ter um NPO em todos os locais possíveis da ZEE.

Sim o sistema é semelhante, contudo este fenómeno (sinais falsos) não é novo (e está associado a diversas fontes, entre elas guerra assimétrica por parte da Rússia, China, Irão,... ou outras organizações mais pequenas e privadas), contudo há um objetivo e há um método que convém ser investigado. Pois pode haver um motivo criminal ou político por trás.

Outra coisa que as FA não ficam bem é o facto de toda a missão ter sido despoletada por uma "denuncia" do Chega, das 2 uma, ou as FA levaram a a denuncia a sério (e o mais grave foi o facto de ser preciso uma "denuncia" de um partido para repararem num suposto problema) e desconheciam esta prática de sinais falsos (o que só por si já é mau, e parece ser a versão publica mais credível dado o comunicado emitido) ou as FA já tinha identificado o "problema" e decidiram (ou alguém mandou) fazer uma prova de vida.

*

Viajante

• Investigador
  • 4770
  • Recebeu: 2786 vez(es)
  • Enviou: 1558 vez(es)
  • +7910/-5518
« Responder #1827 em: Agosto 23, 2024, 12:00:03 pm »
Também já tinha colocado essa informação aqui (separador da economia).
Temos vários projectos financiados pelo Pessoas2030 e PRR e confirmo, em 24 anos nunca vi tantos atrasos nos pagamentos, nem no tempo da Troika!!!!

Como referiram e bem, nenhum projecto é financiado a 100%, a União Europeia paga, mas o Estado Português tem de acompanhar o financiamento comunitário. O financiamento comunitário é um relógio Suíço, as tranches são disponibilizadas a tempo e horas, mas depois......

Os Municípios já se queixam do mesmo. O Estado (com o Costa e agora com o Montenegro), usam uma estratégia de pessoa pouco séria, como sabe que não pode pagar os projectos, entretém as entidades, esta semana pede o documento x, para a semana o documento y e quando damos conta, passam meses e dinheiro nem vê-lo!!!!!!

Os gastos no Estado só não descarrilam porque usam o travão da Troika, qualquer Ministro para gastar 1 euro, tem de pedir autorização ao Ministro das Finanças!!!!!!!!

Provas? Bem, acabou agora o ano lectivo de 2023/24 e ainda estamos para receber os primeiros 10% do projecto a título de adiantamento!!!!!!!! Uma coisa eu garanto, este adiantamento (pago com atraso), acontecia sempre em Dezembro ou Janeiro, no fim do 1º período, nunca no fim.

Os Municípios têem projectos para a habitação social todos completos, com especialidades, todos os estudos pedidos, mas e o dinheiro?

Não sei se perceberam que a estratégia do Governo é dar o máximo que pode agora, porque sabe que mais mês, menos mês vai caír!!!!!!

E ainda sobre o PRR........ temos 2 projectos aprovados desde Dezembro de 2023 e já vamos em finais de Agosto de 2024 e nunca mais recebemos o raio do adiantamento de 30%!!!!

O anterior Governo teve ainda outra decisão abstrusa! Ao avançar com o projecto do Comboio de Alta Velocidade com bitola ibérica a União Europeia em vez de financiar com perto de 80%, vai apenas financiar com menos de 20% de Fundos Comunitários, porque a bitola ibérica só funciona em Portugal e Espanha, como não permite ligar à Europa, tem um financiamento comunitário muito baixo!!!!!

Por isso todo este foguetório de aumentos, mais projectos, mais dinheiro...... muitos deles nem vão saír da gaveta sem orçamento aprovado!!!!!

*

os_pero

• Analista
  • 688
  • +1403/-92
« Responder #1828 em: Agosto 23, 2024, 12:27:52 pm »
(...)

Os Municípios já se queixam do mesmo. O Estado (com o Costa e agora com o Montenegro), usam uma estratégia de pessoa pouco séria, como sabe que não pode pagar os projectos, entretém as entidades, esta semana pede o documento x, para a semana o documento y e quando damos conta, passam meses e dinheiro nem vê-lo!!!!!!

(...)

Eu já trabalhei numa CCDR por uns 6 meses (na altura da Troika e secalhar o PPR não passa pelas CCDRs), e vi muita burocracia e coisas atrasadas e muitas delas (haviam outras que eram culpa de legislação em falta ou nos sistemas centrais que controlavam os programas) não eram por decisão central, tinha mais a ver com sistemas ineficientes e burocracias do que outra coisa. Inclusive a maioria das vezes que vi mão do governo foi sempre para "ignorar" a burocracia para acelerar os pagamentos (antes da publicação dos resultados) pois andava tudo a querer executar os programas o mais rápido possível (para melhorar as taxas de execução publicadas).

Mas também acredito que hj em dia o problema seja outro, ainda mais quando o PPR vai quase todo para entidades publicas.

*

P44

• Investigador
  • 21372
  • +8073/-12642
« Responder #1829 em: Agosto 23, 2024, 12:56:40 pm »

Eu não acredito nisso. O contrato já foi assinado à algum tempo, se agora o dinheiro começa a escassear será para novos projectos e não para os antigos. Não tenho nenhum conhecido na área nem tenho conhecimento próprio sobre o assunto, só estou a usar uma coisa conhecida por "lógica da batata".

Sim que neste país contratos valem uma grande coisa   :mrgreen:

Tu não queres eu sei. Mas é o que vai acontecer 😎