Vamos imaginar que a ideia da vinda do Wildcat tinha bastante peso e que seria para se concretizar. Realisticamente, especialmente em custos de aquisição, como seria a possibilidade de aproveitar para adquirir mais um X número de AW159 para a dita missão de evacuação e as missões de suporte aéreo e reconhecimento armado?
Pondo de lado qualquer questão de probabilidade, e se está ou não em cogitação.
Não seria possível. Uma coisa seria adquirir uma mão cheia deles, para ASW/ASuW, com um desconto com compensação pelo desaire do MLU dos Lynx, outra seria adquirir uma quantidade adicional de Lynx Wildcat (outros 5 pelo menos), para todas essas missões mencionadas, algo que facilmente nos custaria uns 250 milhões.
Isto está muito longe do orçamento disponível para os helis de evacuação, sendo que estes Lynx Wildcat também têm as suas limitações, nomeadamente a sua capacidade de transporte.
Agora, precisamos sim de ter uma solução para os Lynx, seja sob a forma de uns Wildcat novos com desconto, seja transitando para outro modelo com capacidade ASW e obtendo compensação da Leonardo noutro tipo de equipamento.