Panhards ULTRAV M11 no Exército substituir ou upgrade ?

• 169 Respostas
  • 50284 Visualizações
*

sivispacem

• Investigador
  • 1466
  • Recebeu: 817 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +459/-527
Re: Panhards ULTRAV M11 no Exército substituir ou upgrade ?
« Responder #105 em: Março 06, 2025, 10:29:46 pm »
Vai-se iniciar o grupo de trabalho com vista ao upgrade do M11.

Será um grupo de trabalho pluridisciplinar, envolvendo não só militares de cavalaria e, especificamente, ERec, mas também de outras áreas, como transmissões, EOD/C-IED, NBQR, etc.

Merci

Não é normal ser assim?

'Upgradem' tudo - motor, transmissão, travões, suspensão, etc, etc. que já se começavam a assemelhar a peças de museu... E depois o resto, que a tal equipa multidisciplinar poderá concretizar....
Cumprimentos,

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 474
  • Recebeu: 291 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +79/-36
« Responder #106 em: Março 06, 2025, 10:39:57 pm »
Upgrades aos Panhard?
Os meninos já tem todos 3 décadas ao serviço do Exército. O ideal seria passarem todos a reserva de prontidão e adquirir veículos modernos.
Se não fosse o heel turn dos EUA sei bem qual seria a minha escolha.

Como estamos em Portugal... Os Panhard vão ter que estar ao serviço mais uns 20 anos.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1104/-1988
« Responder #107 em: Março 06, 2025, 11:14:09 pm »

Ver a partir do min 1:00 - passa a Inglês

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ghidra

*

tenente

• Investigador
  • 10718
  • Recebeu: 6273 vez(es)
  • Enviou: 4852 vez(es)
  • +8578/-2054
« Responder #108 em: Março 07, 2025, 07:05:05 am »

Será um grupo de trabalho pluridisciplinar, envolvendo não só militares de cavalaria e, especificamente, ERec, mas também de outras áreas, como transmissões, EOD/C-IED, NBQR, etc.

E, pergunto eu, alguns M11 manterão a capacidade de flutuabilidade, ou serão todos modernizados como a ARQUUS apresenta ?

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #109 em: Março 07, 2025, 07:13:22 am »

E, pergunto eu, alguns M11 manterão a capacidade de flutuabilidade, ou serão todos modernizados como a ARQUUS apresenta ?

Abraços

Parece- me que flutuabilidade só interessaria aos fuzileiros.

E a quantidade que o EP tem não chega para terem duas versões.

E o processo de modernização está definido e não vão desenvolver um novo para meia dúzia de veículos portugueses.

*

tenente

• Investigador
  • 10718
  • +8578/-2054
« Responder #110 em: Março 07, 2025, 08:27:45 am »

Abraços

Parece- me que flutuabilidade só interessaria aos fuzileiros.

E a quantidade que o EP tem não chega para terem duas versões.

E o processo de modernização está definido e não vão desenvolver um novo para meia dúzia de veículos portugueses.

Os Fuzos não operaram nem operam o M11, nas versões actuais. Esta VBL foi sempre alocada ao(s) ERec(R) daí, ser uma mais valia, necessitar, da capacidade de flutuabilidade.

A quantidade que o ExP possui daria perfeitamente para proceder à modernização profunda de duas dezenas de M11, e os restantes sofrerem upgrades de modo a manterem aquela capacidade.

O processo de modernização definido, pela ARQUUS, diz respeito à frota Francesa e possivelmente também às VBL Gregas, nada garante que a modernização das VBL Portuguesas siga o padrão Francês.

« Última modificação: Março 07, 2025, 09:38:20 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10718
  • +8578/-2054
« Responder #111 em: Março 07, 2025, 08:29:15 am »

Anthropos, desculpa, mas pergunto eu, novamente, sabes se alguns M11 manterão a capacidade de flutuabilidade, ou serão todos, os M11 e os M11D modernizados de acordo como o padrão apresentado pela ARQUUS ?

Abraço
« Última modificação: Março 07, 2025, 09:40:09 am por tenente »

*

papatango

• Investigador
  • 8085
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6534/-1403
« Responder #112 em: Março 07, 2025, 09:39:25 am »

Uma modernização que resulte nesta viatura perder a sua capacidade anfíbia, que é na realidade o que mais a distingue, resulta num veículo que tanto como sei, pode ser substituído por um VAMTAC espanhol.

Um dos problemas que afeta neste momento os países da União Europeia, é exactamente a extraordinária profusão de modelos, séries, sub-séries e adaptações "kittadas".

Isto já parece a tendência do "Tunning" transportada para as viaturas militares.

Para a viatura francesa dar a quem a utiliza algum tipo de vantagem tática no terreno, o que importa é que tenha capacidade anfíbia e possa ser utilizada como viatura de reconhecimento. Sem essa capacidade, outras viaturas, eventualmente mais baratas fariam mais sentido.

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, sivispacem

*

tenente

• Investigador
  • 10718
  • +8578/-2054
« Responder #113 em: Março 07, 2025, 10:09:28 am »
Upgrades aos Panhard?
Os meninos já tem todos 3 décadas ao serviço do Exército. O ideal seria passarem todos a reserva de prontidão e adquirir veículos modernos.
Se não fosse o heel turn dos EUA sei bem qual seria a minha escolha.

Como estamos em Portugal... Os Panhard vão ter que estar ao serviço mais uns 20 anos.

Do total da frota, 13 foram recebidos em 2001, portanto nem todos tem 30 ou mais anos .

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mentat

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 388
  • Recebeu: 613 vez(es)
  • Enviou: 132 vez(es)
  • +235/-23
« Responder #114 em: Março 07, 2025, 10:28:09 am »

Anthropos, desculpa, mas pergunto eu, novamente, sabes se alguns M11 manterão a capacidade de flutuabilidade, ou serão todos, os M11 e os M11D modernizados de acordo como o padrão apresentado pela ARQUUS ?

Abraço

A verdade é que ainda não sei, o grupo de trabalho vai arrancar exatamente para definir requisitos.
Agora, não me parece muito provável que o ERec vá querer prescindir da capacidade anfíbia da viatura, que na prática é uma das coisas que a distingue.
No entanto, também não sei até que ponto será viável (principalmente , economicamente falando) fazer um pacote de melhorias para a meia dúzia de viaturas do EP, diferente do que já existe no mercado.

Vamos ver o que sai dali... Porque pessoalmente nem sou grande fã de fazer upgrades nestas viaturas.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, tenente

*

sivispacem

• Investigador
  • 1466
  • Recebeu: 817 vez(es)
  • Enviou: 853 vez(es)
  • +459/-527
« Responder #115 em: Março 07, 2025, 10:39:14 am »

Uma modernização que resulte nesta viatura perder a sua capacidade anfíbia, que é na realidade o que mais a distingue, resulta num veículo que tanto como sei, pode ser substituído por um VAMTAC espanhol.

Um dos problemas que afeta neste momento os países da União Europeia, é exactamente a extraordinária profusão de modelos, séries, sub-séries e adaptações "kittadas".

Isto já parece a tendência do "Tunning" transportada para as viaturas militares.

Para a viatura francesa dar a quem a utiliza algum tipo de vantagem tática no terreno, o que importa é que tenha capacidade anfíbia e possa ser utilizada como viatura de reconhecimento. Sem essa capacidade, outras viaturas, eventualmente mais baratas fariam mais sentido.

Faz sentido, esse seu argumento. De facto, para se gastar o que seria necessário para ressuscitar aquelas viaturas E para perderem no processo a sua capacidade anfíbia, então mais vale comprarem-se mais Vamtacs.
E ofereceram as que ainda estáo minimamente operacionais à Ucrània.
Cumprimentos,

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 474
  • +79/-36
« Responder #116 em: Março 07, 2025, 10:45:09 am »
A verdade é que ainda não sei, o grupo de trabalho vai arrancar exatamente para definir requisitos.

Pergunto eu, que sou um completo leigo nestas andanças.
O grupo de trabalho visa estudar o upgrade do M11.

Continuar a operar o M11 foi uma imposição?
Foi sequer contemplada a hipótese de adquirimos uma nova "gama" de veículos modernos?
Desconhecendo a génese do grupo de trabalho, parece-me algo estranho estar-se a optar sumariamente por um upgrade se a hipótese de substituição da plataforma nem discutida foi.
Talvez tenha sido e eu não saiba disso.

*

LM

• Investigador
  • 3208
  • Recebeu: 1464 vez(es)
  • Enviou: 4169 vez(es)
  • +2146/-120
« Responder #117 em: Março 07, 2025, 10:53:43 am »
Pretende-se perceber as vantagens da aquisição das viaturas da família da viatura tática ligeira blindada URO VAMTAC ST5 para a unidade de reconhecimento ligeiro,
Esquadrão de Reconhecimento do Agrupamento Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance, sedeado no Regimento de Cavalaria Nº3, substituindo as
atuais viaturas – VTLB PANHARD ULTRAV M11 - que se encontram ao serviço do Exército Português desde 1989.
=> http://hdl.handle.net/10400.26/50214
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, Mentat

*

Mentat

• Perito
  • **
  • 474
  • +79/-36
« Responder #118 em: Março 07, 2025, 11:04:17 am »
Pretende-se perceber as vantagens da aquisição das viaturas da família da viatura tática ligeira blindada URO VAMTAC ST5 para a unidade de reconhecimento ligeiro,
Esquadrão de Reconhecimento do Agrupamento Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance, sedeado no Regimento de Cavalaria Nº3, substituindo as
atuais viaturas – VTLB PANHARD ULTRAV M11 - que se encontram ao serviço do Exército Português desde 1989.
=> http://hdl.handle.net/10400.26/50214

I stand corrected.
Vamos ver o que daqui sai. Mas se é para perder a capacidade anfíbia, então que se uniformize a frota com um veículo superior em todos os restantes aspetos.

*

saabGripen

• Investigador
  • 1882
  • +1104/-1988
« Responder #119 em: Março 07, 2025, 12:01:31 pm »

Afinal é um Grupo de Trabalho ou um trabalho de grupo na escola?