Votação

qual o melhor Heli Medio mutifuncoes  para  a FAP

Eurocopter NH 90
3 (18.8%)
Leonardo agusta AW139 M
13 (81.3%)
Eurocopter 155
0 (0%)
Eurocopter/airbus  AS 565 Panther
0 (0%)

Votos totais: 16

Votação encerrada: Outubro 01, 2019, 10:20:42 pm

Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao

  • 28 Respostas
  • 1696 Visualizações
*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« em: Setembro 16, 2019, 10:20:42 pm »
um desafio interessante 4 helis 4 solucoes ...
o meu so ao fim direi
abraxo
« Última modificação: Setembro 17, 2019, 12:57:32 am por luis simoes »
 

*

Stalker79

  • Especialista
  • ****
  • 1083
  • Recebeu: 224 vez(es)
  • Enviou: 1078 vez(es)
  • +105/-11
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #1 em: Setembro 16, 2019, 10:56:16 pm »
Se houvesse dinheiro era o 139!
Mas que não haja duvidas que era o mais capaz.

General characteristics

Crew: one or two
Capacity: 15 passengers
Length: 16.66 m (54 ft 8 in)
Main rotor diameter: × 13.80 m (45 ft 3 in)
Width: 2.26 m (10 ft 0 in)
Height: 4.98 m (16 ft 4 in)
Gross weight: 6,400 (7,000 kg for 7 t version) kg (14,110 lb)
Powerplant: 2 × Pratt & Whitney Canada PT6C-67C turboshaft engine, 1,142 kW (1,531 hp) each

Performance

Maximum speed: 310 km/h (193 mph)
Cruising speed: 306 km/h (191 mph)
Range: 1,061 km (659 miles)
Endurance: 5 hours  13 min
Service ceiling: 6,096 m (20,000 ft)
Rate of climb: 10.9 m/s (2,140 ft/min)


ARMAMENTS

• External weapons
7,62/12,7/20 mm machine guns and/or laser guided
or unguided rockets launchers or/and air to ground
missiles

• Internal weapons
Sniper rifle kit, door pintle for 7.62/12.7 mm
 machine gun, windows pintle RH and LH for 7.62 mm
 machine gun

 ;)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7544
  • Recebeu: 668 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +105/-31
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #2 em: Setembro 16, 2019, 11:08:33 pm »
O Gazelle já não é velhito? Porque não metem aquele heli francès novo que o vai substituir? Ou o Gazelle é a opção de usados?

As escolhas podiam ser um heli da Leonardo, um da Airbus, e um ou dois americanos (Sikorsky e/ou Bell) por exemplo.
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +329/-118
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #3 em: Setembro 16, 2019, 11:33:08 pm »
 O AW139M não é comparável com o H145M. São categorias e capacidades diferentes.
O heli da Leonardo equivalente ao H145M é o AW169M.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #4 em: Setembro 16, 2019, 11:59:00 pm »
lightning tens razao fiz confusao com AW109M....
abraxo
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #5 em: Setembro 17, 2019, 12:00:43 am »
Major alvega tem razao fiz confusao com AW109M abraco
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7544
  • Recebeu: 668 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +105/-31
Re: AW 139M ou Eurocopter 145M Heli de Evacuacao
« Responder #6 em: Setembro 17, 2019, 12:33:30 am »
 Certo Luís Simões, então seriam dois helis mais ligeiros (A109 e A145M), e dois helis mais capazes (NH90 e AW139).
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2936
  • Recebeu: 1324 vez(es)
  • Enviou: 2799 vez(es)
  • +509/-91
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #7 em: Setembro 17, 2019, 02:24:30 am »
Que grande misturada. E Black Hawk nada?
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 600
  • Recebeu: 516 vez(es)
  • Enviou: 271 vez(es)
  • +329/-118
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #8 em: Setembro 17, 2019, 02:54:48 am »
 Independentemente do preço, a escolha lógica e racional seria o NH90:

 - heli multirole standard e utilizado pela maioria dos parceiros da NATO
 - a mesma turbina que o EH101
 - oportunidade para o país cumprir o compromsso que assumiu e honrar o contrato que assinou. Seria o mínimo.
 - já há lá uma quantia significativa no consórcio dos contribuintes que foi dado pelo down payment dos contratos
 - helicóptero médio como uma série de capacidades operacionais superiores e menos limitado que as outras hipóteses

 Não faz sentido e seria uma perfeita estupidez a FAP ir optar por outro modelo com dimensões e capacidades que pouco acrescentariam já
ao pequeno utilitário económico mais baratucho "Cuala". Mas uma plataforma intermédia ou equidistante entre o AW119Kx e o EH101.
 Os gregos mandaram vir 20. Os italianos e os espanhóis encomendaram-no ás bateladas. Portanto não seria nada transcendente ou do outro mundo encomendar 6 a 10 unidades.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 7544
  • Recebeu: 668 vez(es)
  • Enviou: 804 vez(es)
  • +105/-31
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #9 em: Setembro 17, 2019, 05:14:27 am »
Que grande misturada. E Black Hawk nada?

O Luís não gosta de coisas americanas  :mrgreen:.
 

*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #10 em: Setembro 17, 2019, 08:38:45 am »
Bom dia NVF...e lightning
de facto nao coloquei aqui qualquer heli americano porque infelizmente e
porque nestas cabecas lusas so cabe para ja helis de preferencia europeus e que se formos ver seja o  Lynx  seja  o Merlin seja o Koala ambos pertencem  ao grupo  Leonardo,  dai eu optar quase garantidamente num vencedor mas,,,ca estaremos todos aguardar novidades.

 

*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #11 em: Setembro 17, 2019, 09:04:25 am »
Major alvega nao sei  o que se passou com o programa de aquisicao do NH 90 simplesmente acho que na altura Portugal saiu do programa porque existiu um corte drastico nas despesas salvo erro e portugal entendeu que e a meu ver bem abandonar o mesmo e optar por outro tipo de aeronave a altura tinhamos e so alguns pumas e ja ultrapassados e optou se em 2000 pela compra do EH 101Merlin para mim otima opcao ...acho que na compra dos c 295 ja houve por parte de portugal um acerto de valores que seriam inicialmente para a aquisicao do NH 90 transferidos para a compra de alguns c 295 segundo consta segundo relatos que ja ouvi por ai...mas enfim obvio que seria tambem uma mais valia para a nossa FAP a vinda de NH mas certamente vira o AW139M...abraxo
 

*

MATRA

  • Membro
  • *
  • 244
  • Recebeu: 67 vez(es)
  • Enviou: 461 vez(es)
  • +16/-6
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #12 em: Setembro 17, 2019, 10:00:54 am »
Por mim seria o UH-60 ou NH-90, ambos podem  navalizados e mais tarde a serem um possível substituto para o Lynx, a marinha iria aproveitar toda a estrutura já existente na FA, logística, treino, etcetc.
An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
Sir Winston Churchill
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, NVF

*

luis simoes

  • Membro
  • *
  • 183
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +0/-53
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #13 em: Setembro 17, 2019, 10:09:13 am »
bom dia Matra obrigado pela tua resposta certamente ja votaste no teu preferido se nao fa-lo ajuda depois a discussao ao inicio de outubro para ja tenho agradecer a quem me responde porque aqui do que se trata e algo que nos move e que nos requer muito interesse e atencao e se pudermos auxiliar estas mentes lusas tanto melhor...
abraxo
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 2936
  • Recebeu: 1324 vez(es)
  • Enviou: 2799 vez(es)
  • +509/-91
Re: Programa de aquisicao de Heli medio multifuncao
« Responder #14 em: Setembro 17, 2019, 02:16:25 pm »
Quando o NH90 foi cancelado os Merlin já se encontravam ao serviço. E os NH90 não se destinavam à FAP mas ao Exército.
Everyone you will ever meet knows something that you don't.
- Bill Nye
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega

 

Programa de substituição do C-130

Iniciado por Boina_Verde

Respostas: 1920
Visualizações: 292011
Última mensagem Novembro 18, 2019, 10:42:38 am
por Charlie Jaguar