Fonix. 250 L ATV (ou M ATV ou quaisquer MRAP)! Além do Afeganistão vamos para o Iraque e a Síria?


Walmart
An Oshkosh M-ATV MRAP parked at a military base in Afghanistan

Pinterest
M-ATV, belonging to an EOD team. Supposedly Iraq.
Cumprimentos
Em vez de se estar a planear, se é que isso é verdade, a compra de 250 LATV, por 60 milhões, o que se deveria fazer era ou canalizar essa verba para comprar mais ST5, ou, melhor ainda, adicionar os 60 milhões à verba alocada para aquisição do SHORAD, aumentando o número de viaturas/ lançadores/misseis e radares ficando o Ex Por com uma capacidade AAA mais musculada.
Abraços
Achas mesmo que existe mais necessidade de mais ST5?
SIM !
Inicialmente o concurso foi desenhado para quase 200 VBLs.
Como é habitual por estas bandas, depois de mais um atraso na aquisição, de cerca de dois anos, verificou-se que o orçamento inicial apenas conseguia abranger cerca de 168 viaturas.
Como se não bastasse, um segundo atraso na decisão de avançar que determinou nova redução no numero final de unidades para 139, retirando as 29 ACar.
Como tal :
Os 107 P/A sao poucos para as necessidades que a BRR tem e isto com os efectivos reduzidos, são necessarias pelo menos mais 63 viaturas e com opções RWS;
A versão ACar foi excluida, deveria ser adquirida;
A versao P/M tambem faz falta até porque as duas frotas de VBR que temos nao tem essa valência de Apoio de Fogos;
E para terminar, seria até vantajoso, para a BRR e até para a BrigInt, que o SHORAD, usasse a plataforma ST5, já pelo que parece, nao se está a contemplar usar os Pandur para colocar, pelo menos uma meia duzia de sistemas AAA.
Abraços