UAVs na FAP

• 543 Respostas
  • 171189 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 6956
  • Recebeu: 1385 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +3835/-1766
Re: UAVs na FAP
« Responder #540 em: Hoje às 02:20:43 am »
Defence Minister wants Portugal to produce drones

https://www.theportugalnews.com/news/2026-01-28/defence-minister-wants-portugal-to-produce-drones/951367

Portugal Eyes Türkiye as Model for Defense Production
Portugal aims to emulate Türkiye’s drone-driven defense industry model, Defense Minister Nuno Melo said during a visit to Ankara, highlighting Baykar’s unmanned systems as a benchmark for technology, production and NATO-based cooperation.

https://clashreport.com/defense/articles/portugal-eyes-turkiye-as-model-for-defense-production-biin9rf7c1

слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"Even the dumbest among us can see the writing on the wall for Putin"

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ghidra

*

Ghidra

• Analista
  • 606
  • Recebeu: 328 vez(es)
  • Enviou: 220 vez(es)
  • +355/-317
  • 🙈🙉🙊
« Responder #541 em: Hoje às 02:24:14 am »
O Melo gostou do KIZILELMA  :mrgreen:

*

dc

• Investigador
  • 10645
  • Recebeu: 5489 vez(es)
  • Enviou: 884 vez(es)
  • +5386/-1454
« Responder #542 em: Hoje às 05:02:39 am »
the bad ending

Porquê? Prouduzir Bayraktar sob licença seria mau?

Depende. A mim pareceu-me que o comentário original do Lampuka referente ao "Plano C" estaria ligado à substituição dos F-16.

Não sei qual a razão da resposta do Drecas, isso só ele saberá, mas no contexto que eu interpretei, concordaria que substituir F-16 por caças turcos é complicado, por razões políticas mas também pelas capacidades do Kaan, não sendo um 5G puro.

No contexto dos drones, tanto os Bayraktar TB2/TB3, Akinci e Kizilelma seriam interessantes.

Os TB2/TB3 potencialmente para o Exército e talvez Marinha caso esta optasse por um navio com convés de voo suficientemente grande.

Os Akinci na FAP para missões internacionais de baixa e média intensidade.

Os Kizilelma como complemento para os F-16/loyal wingman, meio dedicado para SEAD.

Qualquer um destes seria interessante produzir em Portugal.
Eu provavelmente escolhia (tudo somado):
-transferência de tecnologia para sermos capazes de desenvolver um UCAV ligeiro baseado num modelo da Tekever - classe do TB2
-participação no programa do Kizilelma, com produção parcial ou total dos ditos, e quiçá produção de algumas munições por ele usadas
-descartava o Akinci dando preferência ao MQ-9 ou EuroDrone, mais capazes e com versão AEW em desenvolvimento.

*

Lampuka

• Investigador
  • 1988
  • Recebeu: 930 vez(es)
  • Enviou: 899 vez(es)
  • +471/-2220
« Responder #543 em: Hoje às 06:17:10 am »
Depende. A mim pareceu-me que o comentário original do Lampuka referente ao "Plano C" estaria ligado à substituição dos F-16.

Tens toda a razão.

O plano C parece-me ser:

Descartar, para já, o F-35.

Avançar por um Eurocanard usado de imediato, EF, pela urgência devido às limitações do F16.

Avançar com o KIZILELMA de imediato como complemento e primeiro UCAV da FAP, com a possibilidade de poder eventualmente realizar algumas das funções do F-35 no que diz respeito a missões de ataque, ainda que limitadas.

Esperar por um "SAFE 2" para adquirir um Eurocanard novo

Em caso de não existir esse ou outro mecanismo de financiamento, lá para 2030, e dependendo da situação política nos EUA, voltar ao F-35 ou avaliar a possibilidade do G5 turco

O que me parece também é que, novo e europeu, só se for através de um SAFE, daí os turcos, pelo preço e rapidez de entrega.

O CEMFA não parece muito convencido,  mas poderá ter sido da comida...

Eu também não estou,  mais pela (ainda) falta de integração nos meios turcos de armamento europeu do que pelo resto.

A possibilidade de colhermos daqui alguma coisa substancial em termos económicos e tecnológico pode alterar esse meu estado.

Neste contexto penso que a capacidade AEW&C se torna ainda mais pertinente e urgente.

Essa necessidade pode trazer da SAAB um pacote tentador com o GRIPEN, que não vejo com bons olhos como caça principal da FAP.

Tens aqui uma mistura das minhas percepções com opiniões. Não propriamente as minhas preferências...

Abraço
João Pereira