Depende. A mim pareceu-me que o comentário original do Lampuka referente ao "Plano C" estaria ligado à substituição dos F-16.
Tens toda a razão.
O plano C parece-me ser:
Descartar, para já, o F-35.
Avançar por um Eurocanard usado de imediato, EF, pela urgência devido às limitações do F16.
Avançar com o KIZILELMA de imediato como complemento e primeiro UCAV da FAP, com a possibilidade de poder eventualmente realizar algumas das funções do F-35 no que diz respeito a missões de ataque, ainda que limitadas.
Esperar por um "SAFE 2" para adquirir um Eurocanard novo
Em caso de não existir esse ou outro mecanismo de financiamento, lá para 2030, e dependendo da situação política nos EUA, voltar ao F-35 ou avaliar a possibilidade do G5 turco
O que me parece também é que, novo e europeu, só se for através de um SAFE, daí os turcos, pelo preço e rapidez de entrega.
O CEMFA não parece muito convencido, mas poderá ter sido da comida...
Eu também não estou, mais pela (ainda) falta de integração nos meios turcos de armamento europeu do que pelo resto.
A possibilidade de colhermos daqui alguma coisa substancial em termos económicos e tecnológico pode alterar esse meu estado.
Neste contexto penso que a capacidade AEW&C se torna ainda mais pertinente e urgente.
Essa necessidade pode trazer da SAAB um pacote tentador com o GRIPEN, que não vejo com bons olhos como caça principal da FAP.
Tens aqui uma mistura das minhas percepções com opiniões. Não propriamente as minhas preferências...
Abraço