Não percebo… então tão depressa dizem que não vale a pena fazer upgrade às VdG como invejam o feito às ANZAC? Decidam-se…
Brincadeiras aparte, frequentemente o ótimo é inimigo do bom, e já me perguntei várias vezes se perante a clara relutância (para ser educado) em comprar fragatas novas, se não valeria a pena fazer um upgrade decente, com base no Australiano, às VdG. Ficaria mais ou menos pelo custo de uma fragata nova, mas deixaria a VdG de facto modernas e úteis até meados da próxima década…
Eis um link interessante que descreve em detalhe o upgrade que as Anzac levaram…
https://adbr.com.au/feature-fighting-fit/
John as ANZAC que estão a ser submetidas aos upgrades são em média dez anos mais modernas que as nossas VdG.
Se reparares quais estão modernizadas verás que as primeiras foram as mais recentes e que muito provavelmente a modernização não será aplicada a todas as unidades.
https://en.wikipedia.org/wiki/Anzac-class_frigate
Abraços
É certo que as Anzac em média são dez anos mais novas, mas a mais velha é apenas cinco mais nova que as nossas… e o contrato de modernização é para todas as oito fragatas…
Esse argumento da idade para mim não é muito relevante porque a alternativa é a obsolescência atual. Para mais, a plataforma em si é modular e fácil de alterar, desde que a manutenção seja feita decentemente… as gregas e as turcas são mais ou menos da idade das nossas e estão a ser modernizadas… tudo depende do que queremos e das prioridades… esta história faz-me lembrar a da substituição dos F-16, Viper ou F-35? Modernizar ou substituir? Por vezes o ótimo é inimigo do bom... Atenção que não estou a defender um MLU a sério para as VdG, mas acho que se está a descartar essa hipótese com demasiada facilidade… ambas as soluções têm vantagens e desvantagens relativas…
Abraço
Nem eu tão pouco, defendo que o MLU das VdG, não se deveria ter feito.
Se fores ao tópico substituição das fragatas VdG, podes ver que eu já há bem mais de seis anos defendia que o dito MLU deveria ter sido efectuado quando as VdG tinham cerca quinze anos, ou seja, numa Marinha digna desse nome,
portanto a meia vida das ditas Fragatas, o que como bem sabemos, não aconteceu nem irá acontecer, e isto apesar de ser terem alocados algumas, poucas e insuficientes, verbas para a tal modernização !
https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12409.0Abraços