O recém-chegado Koala 05 já esteve hoje na Sertã, haja pressa de os pôr a vigiar FF. Já agora, porque não pinta-los todos de amarelo e vermelho e escrever na fuselagem Autoridade Nacional de Proteção Civil em vez de Força Aérea Portuguesa? 
Já esteve mais longe.
Vai ser a nova FAP “ Forca Aérea de Proteção”, braço aéreo da proteção civil.
E qual era o problema?! Os "militares" são só devem fazer as missões ( que os próprios militares, não sua própria e cultura e percepção e livre arbitrio ) lhe são "prestigiantes"? Mas se eles os militares considerarem que algumas dessas "missões" não são "prestigiantes" o suficiente (mesmo que sejam necessárias para o estado) temos TODOS de ser à "sensíveis" a esse aspecto importântíssimo (o prestígio) !!
Nota: Não deixa de ser curioso que militares (e continua a chamar militares aqueles que deixaram o serviço activo, mas continuam a receber a "subvenção vitalícia" da reserva) vão trabalhar (a ganhar o deles) em empresas privadas ou empresas privadas de que são sócios a combater os FF.... será que o "prestigio" tem alguma relação com a "cor do dinheiro"?"
Essa é uma das vacas frias ,tirar licença para apagar fogos e receber uns bons cobres...
Mas... Se tivessemos helis médios como os UH-60, a fazer essa tarefa, provavelmente acabava-se essa situação.
Não vejo melhor maneira de justificar helis em modelos e quantidade do que (apagar fogos), UH-60 e mesmo Chinook, todos verdes e com uma risca laranja na época de verão, porque não ?