A Saab entende que o futuro do combate aéreo será definido pela tecnologia. Sabe como o Gripen lida com as transformações para estar sempre à frente? A websérie de cinco capítulos “Gripen – Sempre à frente” apresenta como o caça se mantém tecnologicamente avançado e algumas das características que fazem dele o caça inteligente.No campo de batalha moderno, os caças têm que atuar em ambientes de alta ameaça, como o espaço aéreo disputado, e lidar com sistemas de defesa aérea integrados (caças e sistemas de mísseis antiaéreos inimigos).O Gripen E/F carrega uma variedade de medidas ativas e passivas para interromper os esforços inimigos e proteger a si mesmo e outras unidades amigas. Seu avançado sistema de guerra eletrônica, semelhante a um escudo eletrônico, permite interromper a capacidade do inimigo de funcionar de forma eficaz.Isso pode ser usado para ajudar na destruição de alvos inimigos ou simplesmente para reduzir o entendimento e a capacidade de reação do inimigo. Tudo isso garantindo o sucesso da missão, usando as mais recentes armas e contramedidas.A suíte de guerra eletrônica ArexisO Gripen E/F reduz sua probabilidade de ser detectado confiando em seus sensores passivos ou através de interferência ativa.O novo Gripen possui uma nova arquitetura eletrônica (Net Centric Warfare – NCW) considerada dez vezes mais rápida que seus concorrentes.O novo sistema central PPLI (Participant Precise Location and Identification) conecta todos os sensores internos e externos (Radar AESA Raven, IRST, EW e pod ATFLIR) e oferece as melhores respostas às ameaças.Seu sistema de Guerra Eletrônica (EW) aprimorado, conhecido como MFS-EW (Multi Functional System), é baseado na família de produtos EW chamada Arexis. A Arexis emprega tecnologia digital de banda larga desenvolvida especificamente para robustez no complexo ambiente de sinais da atualidade.As principais tecnologias da Arexis são receptores digitais de banda ultralarga e dispositivos de memória de frequência de rádio digital (DRFM – Digital Radio Frequency Memory), transmissores de jammer de varredura eletrônica ativa (AESA) de estado sólido de nitreto de gálio (GaN) e sistemas de detecção de direção interferométrica.A DRFM funciona capturando digitalmente a assinatura da ameaça guiada por radar e, em seguida, emitindo um sinal de interferência para confundir o míssil atacante, geralmente dando-lhe um “alvo falso”.A proteção eletrônica é fornecida na faixa de frequência que varia de 0,5 GHz até 40 GHz.O MFS-EW é feito para lidar com o ambiente de sinais de hoje e no futuro usando receptores digitais de banda ultralarga, processamento de sinal avançado e capacidade de processamento extensiva que pode distinguir os sinais de ameaças reais de outras.O MFS EW é totalmente integrado a outros sistemas táticos de missão a bordo da aeronave, e também há fusão de sensores em várias camadas da aeronave, combinando todos os sensores táticos no Gripen E, como o radar AESA, sensores eletro ópticos, IRST e também link de dados.Essas fontes e sensores são integrados em um sistema de alto nível de fusão de sensores e consciência situacional para que o piloto realize a missão com eficácia.O Gripen E/F é o único caça que rapidamente se adapta aos desdobramentos e permanece relevante ao longo do tempo. Equipado com uma arquitetura aviônica inteligente, os algoritmos antigos podem ser substituídos por novos sem reduzir a alta disponibilidade da aeronave.A arquitetura também é a base para fazer atualizações rápidas de hardware e armas, com um alto grau de alteração para cada nação cliente.
O primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) apareceu no programa Fantástico da Rede Globo de hoje, 18/08.Na chamada do programa, o repórter informa que o avião está pronto, aguardando o primeiro voo.Nas imagens aparece a matrícula do avião 4100 e a pintura é igual a dos aviões suecos.O primeiro caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira, caça multimissão desenvolvido em uma parceria entre Suécia e Brasil, será uma aeronave instrumentada (FTI – Flight Test Instrumentation) que vai fazer parte do programa de testes e deverá voar em breve.As entregas efetivas das aeronaves operacionais para a FAB se iniciam a partir de 2021 e serão operadas por unidades aéreas a partir da Ala 2, em Anápolis (GO).Os pilotos brasileiros efetuarão o treinamento na Suécia a partir de 2020. As 36 aeronaves serão produzidas de três formas: na Suécia pela Saab; iniciada na Suécia e terminada no Brasil; e no Brasil, pela Embraer.No total, cerca de 350 profissionais brasileiros participarão dos projetos de transferência de tecnologia por meio de treinamentos na Suécia. Até o momento, 165 engenheiros brasileiros já regressaram e a maior parte deles trabalha no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN), localizado na Embraer Defesa, em Gavião Peixoto (SP), inaugurado em 2016.FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/18/primeiro-caca-gripen-da-fab-no-fantastico/
O que falta aqui:
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.A pista foi dada por essa imagem acima, que mostra os elevons (flaps) do Gripen E com uma pintura pixelizada em três tons de cinza.O bordo de ataque do canard também parece mostrar o mesmo padrão na parte superior.Uma possibilidade é que a pintura na parte traseira, parte superior das asas e canards seja semelhante à do mock-up do Gripen NG da FAB, com uma trasição suave em direção à pintura cinza do padrão sueco no nariz do avião.Na imagem abaixo, é possível ver também a bandeira do Brasil na cauda da aeronave.As pistas levam a crer que pintura do primeiro Gripen E da FAB terá um padrão comemorativo especial, diferente do esquema dos Gripen E destinados à Força Aérea Sueca.A apresentação do primeiro Gripen brasileiro nos próximos dias confirmará ou não nossa tese.FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/23/como-sera-a-pintura-do-primeiro-caca-gripen-da-fab/
Esse avião da foto já voou lá na Suécia.
Citação de: Victor Fukushima em Agosto 24, 2019, 04:32:11 amEsse avião da foto já voou lá na Suécia.esse avião da foto é um Gripen B
No domingo passado o programa Fantástico da Rede Globo de Televisão exibiu uma reportagem com imagens do primeiro caça Saab Gripen E da Força Aérea Brasileira, que está quase pronto e prestes a voar na Suécia.A equipe de TV não teve autorização para filmar a parte traseira do caça, talvez para não revelar parte da pintura que está sendo aplicada na aeronave.Analisando as imagens com mais calma, a equipe do Poder Aéreo percebeu que a pintura do nariz da aeronave segue o padrão sueco, mas a parte posterior do caça deverá trazer um esquema de cor diferente, provavelmente pixelizado.
A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às 14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário de Brasília), em 26 de agosto, o Gripen E, designado 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia.A duração do voo foi de 65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave estava de acordo com as expectativas.“Este marco é um legado para a grande parceria entre a Suécia e o Brasil. Menos de cinco anos após a assinatura do contrato, o primeiro Gripen Brasileiro alçou seu primeiro voo”, disse Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.Este é o primeiro Gripen brasileiro produzido e será utilizado como aeronave de testes no programa de ensaios em voo. A principal diferença em comparação com as aeronaves de teste anteriores é que o 39-6001 dispõe de um cockpit com layout totalmente novo, com a tela panorâmica, chamada Wide Area Display (WAD), dois pequenos Head Down Displays (sHDD) e um novo Head Up Display (HUD). Outra relevante diferença é um moderno sistema de controle de voo (do inglês flight control system – FCS) com atualizadas leis de controle para o Gripen E. Ele também inclui pequenas modificações no hardware e no software.“Como piloto, foi uma grande honra voar o primeiro Gripen E Brasileiro, pois eu sei o quanto isso representa para a Força Aérea Brasileira e todos da Saab e de nossos parceiros brasileiros. O voo foi tranquilo e a aeronave se comportou exatamente como vimos nas bancadas de testes e nos simuladores. Esta também foi a primeira vez que voamos com o Wide Area Display no cockpit e estou feliz em dizer que minhas expectativas foram atendidas”, disse o piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg.A aeronave 39-6001 irá se juntar ao programa de testes comum para futura expansão de envelope, assim como ensaio dos sistemas táticos e sensores.Na Força Aérea Brasileira, a aeronave será designada como F-39 e terá a matrícula 4100.FONTE: https://www.aereo.jor.br/2019/08/26/primeiro-gripen-e-brasileiro-completa-seu-primeiro-voo/