Força Aérea Colombiana

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Lusitano89

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #15 em: Dezembro 10, 2021, 10:45:04 pm »
 

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Vitor Santos

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #16 em: Janeiro 21, 2022, 01:59:52 pm »
Caças F-16 para Argentina e Colômbia?


Citar
As Forças Aéreas da Argentina (FAA) e da Colômbia (FAC) estão analisando ofertas de caças Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcon MLU (“mid life upgrade” ou modernização de meia-vida, em português)  que a Força Aérea Dinamarquesa está desativando para substituí-las pelos novos F-35A. Em ambos os casos, as ofertas foram feitas pelos Estados Unidos, através do programa Foreign Military Sales (FMS) e por enquanto não incluem armas ou pods.

No caso da Argentina, seriam 12 aeronaves e a solicitou que fosse incluída outra oferta para armas ar-ar e ar-terra, além de pelo menos um Boeing KC-135R Stratotanker de em -reabastecimento em voo, para Força possa contar novamente com tal capacidade. Além disso, espera-se poder analisar os aviões e sua condição antes de tomar uma decisão. A FAA espera fechar a compra de aeronaves de combate em 2022, seja aceitando a oferta dos EUA ou a feita pela China para o JF-17. As demais ofertas recebidas não atendem aos requisitos da força, portanto, no momento, estão praticamente descartadas.

Para a Colômbia seriam seis aeronaves, que já estão sendo negociadas e, nos próximos dias, uma comissão da FAC deve partir para a Dinamarca para analisar a situação dos aviões. O objetivo é que a compra possa ser fechada em curto prazo e que os aviões sirvam para cobrir o espaço entre o IAI Kfir, que deve deixar o serviço em pouco tempo, e a compra do F-16V Block 70, que é o modelo que a FAC escolheu como seu próximo avião de combate. No entanto, o Kfir permaneceria operacional até a chegada dos F-16V, para o qual a FAC manteria a operação do F-16 dinamarquês junto com a referida aeronave, para aproveitar as horas restantes do Kfir e porque o número de F-16AM compra de dinamarqueses não seria suficiente para cobrir todas as necessidades da Força.

 :arrow:  https://tecnodefesa.com.br/cacas-f-16-para-argentina-e-colombia/
 

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Lusitano89

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #17 em: Abril 27, 2022, 06:17:24 pm »
Colômbia escolhe o jato sul-coreano TA/FA-50 Golden Eagle, segundo mídia especializada do país


 

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Lusitano89

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #18 em: Dezembro 22, 2022, 05:56:46 pm »
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #19 em: Dezembro 27, 2022, 07:39:12 am »
Já faltou mais:

Colombia firmará esta semana con Dassault la compra del caza Rafale
(26 de Dezembro de 2022)
Citação de: Erich Saumeth, infodefensa
El Gobierno colombiano y la firma francesa Dassault Aviation sellarán esta semana la compra del caza polivalente Rafale C/F3, con el que la Fuerza Aérea Colombiana (FAC) iniciará el proceso de renovación de su flota de superioridad aérea.

La intención del país sudamericano es adquirir un total de 16 de estos aviones (12 monoplazas y cuatro biplazas), pero el contrato inicial será por entre tres y cuatro unidades por valores aproximados 678 millones de dólares. 

Este primer acuerdo incluye, además de los aviones, aspectos tales como la integración de sistemas y armas, simuladores para el adiestramiento de las tripulaciones, capacitación de personal técnico y asistencia por parte del Ejército del Aire y del Espacio de Francia, en desarrollo del documento Conpes 4078 (aprobación de medios y recursos para el Sistema Integral de Defensa Nacional).

Los actos protocolarios de las firmas estarán encabezados por el presidente Gustavo Petro, quien estará acompañado por un alto ejecutivo de la compañía francesa, así como por personal diplomático de la embajada gala.

(...)

Según ha podido confirmar Infodefensa.com, las primeras entregas para Colombia comenzarían a principios del 2025, con el fin de que la Fuerza Aérea Colombiana comience a operar prontamente su nuevo caza de combate.

La modernización del ala de cazas es producto de un proyecto impulsado por el general (ra) Guillermo León y desarrollado por el general (ra) Carlos Bueno, ambos excomandantes de esta fuerza y artífices de los detallados procesos de pruebas y selección de los modelos que podrían responder a las necesidades operacionales de la FAC.
Fonte: https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/4119584/colombia-compra-caza-combate-rafale

E lá se foi a compra do FA-50 ao ar.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #20 em: Dezembro 30, 2022, 06:55:20 pm »


https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

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LM

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #21 em: Dezembro 31, 2022, 10:08:12 am »
Colombia preselecciona el Dassault Rafale como reemplazo del Kfir

Citar
El gobierno de Colombia informó hoy que ha preseleccionado al Dassault Rafale como su próximo avión de combate, con el que se espera reemplazar a los IAI Kfir que hoy integran el Comando Aéreo de Combate Nº1 en Palanquero.

El objetivo del gobierno es ordenar un lote inicial de 16 aviones, que serían financiados a 10 años. En la preselección del Rafale anunciada por el Ministerio de Defensa de Colombia, según indicaron fuentes de la Fuerza Aérea Colombiana (FAC) predominaron las cuestiones políticas, ya que la FAC se había proclamado a favor del F-16 Block 70. Pero el gobierno de Gustavo Petro se había inclinado por no negociar con Estados Unidos y apuntar a los proveedores europeos, donde, además del Rafale, se estaba ofreciendo el Gripen, pero ésteno satisfacía en cuanto a los aspectos operacionales las necesidades de la Fuerza Aérea Colombiana, y el Eurofighter Typhoon Tranche 3, considerado superior por la FAC, pero con costos muy altos.

Tanto el Rafale como el Typhoon tenían en contra sus altos costos operativos, que más que duplican los costos de hora de vuelo del F-16 y el Gripen (que tienen un costo similar), lo cual es una preocupación para la FAC, que deberá contar con el presupuesto acorde para poder mantenerlos operativos.

En cuanto al Rafale, otro punto que preocupaba a la FAC era que la oferta de los aviones no incluía todas las capacidades de los aparatos en uso en el Armée de l’Air francés, aunque fuentes de la fuerza no especificaron cuáles son las capacidades degradadas. Sin embargo, también destacan que es un avión que cumple plenamente con las necesidades de la fuerza en cuanto a lo operacional.

El Typhoon, en relación al Rafale, tenía las ventajas de mejor interoperatividad con otras fuerzas aéreas, más soportes para armamento o sensores y mejor disponibilidad de repuestos, aunque tiene costos operativos aún más altos, por lo que ya había sido descartado en las últimas negociaciones.

En cuanto a las razones para la elección de los Rafale, mediante un comunicado la Presidencia sostuvo que hasta el momento “la propuesta de los aviones Rafale es la mejor opción para el país en relación precio, eficiencia y operatividad. Una hora de vuelo de un avión Rafale es aproximadamente 30 % más barata que la hora de vuelo de un Kfir (estimada en 89 millones de pesos, unos 18.000 dólares)”. Oficiales de la FAC sostienen, sin embargo, que el número real del costo de la hora de vuelo es significativamente mayor.

Por otro lado, el ministerio destacó que aún no hay contratos firmados y que ésta es una prenegociación. “La oferta que estudiará el Gobierno tiene un costo estimado de hasta 15 billones de pesos (unos 3.350 millones de dólares), y no 26 billones de pesos, como se ha dicho de manera errónea”, sostuvo el gobierno” destacaron.

Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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Lusitano89

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #22 em: Janeiro 02, 2023, 09:33:32 pm »
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #23 em: Junho 26, 2023, 09:02:54 am »
Mais dia, menos dia, F-16 para a Colômbia:

El Departamento de Estado de EE.UU. da luz verde a la transferencia de los F-16 daneses a Colombia
(23 de Junho de 2023)
Citação de: Carlos Borda Bettolli / Zona Militar
Gracias a un serie de Comunicaciones Ejecutivas y Notificaciones del Congreso norteamericano, trascendió que el Departamento de Estado de los EE.UU. ha dado luz verde para la transferencia permanente de hasta 36 cazas F-16 Fighting Falcon a Colombia. La particularidad del caso es que la mencionadas aeronaves corresponden a la flota que actualmente dispone Dinamarca.

La información se desprende de dos documentos publicados hace unas semanas. La más cercana en el tiempo es la Comunicación Ejecutiva 1067 citada en el Registro del Congreso del 5 de junio de 2023. En este caso se trató de la carta elevada por la Secretaria Adjunta de la Oficina de Asuntos Legislativos del Departamento de Estado, Naz Durakoğlu, transmitida al Comité de Asuntos Exteriores. La misiva incluyó la Notificación del Departamento Número: RSAT caso 22-8784, la cual es una propuesta de transferencia de equipos de defensa "…de conformidad con la sección 3(d) de la Ley de Control de Exportación de Armas…".

(...)

La novedad respecto a la transferencia de 36 F-16 daneses a Colombia sin duda hace eco en las negociaciones que viene realizando la Fuerza Aérea Argentina para adquirir los mismos aviones de combate. Sin embargo, también vale aclarar que la Comunicación Ejecutiva y Notificación del Congreso citadas no son vinculantes, sino que se trata de un proceso por el cual el gobierno de EE.UU. da el visto bueno para una potencial venta.

En el caso de Colombia, la Fuerza Aérea sigue manteniendo el requerimiento para el reemplazo de los veteranos IAI Kfir C10. Hace algunos meses se intentó avanzar en la opción del Dassault Rafale, habiendo previsto la compra de 16 aeronaves por un monto aproximado de USD 3.150 millones de dólares. Sin embargo, y a pesar de los avances en las negociaciones con el gobierno francés, la firma de los precontratos con la empresa Dassault no llegaría a materializarse. Las razones: el vencimiento del documento CONPES (Consejo Nacional de Política Económica y Social) el 31 de diciembre de 2022. La situación tuvo que ser aclarada por presidente Petro y por el ministro de Defensa colombiano.

Entre las opciones que baraja actualmente la Fuerza Aérea Colombiana se encuentran el F-16 Block 70 ofrecido por Lockheed Martin, el Saab Gripen y el Dassault Rafale. En relación a los F-16, el Embajador encargado de Estados Unidos en Bogotá, Francisco Palmieri, afirmó que “este país (por EE.UU.) retomará las conversaciones con Colombia para la compra de aviones F-16, con los cuales se busca reemplazar las aeronaves de combate Kfir” agregando que "el F-16 es el mejor avión para cumplir con las necesidades de Colombia".

Colombia ya supo evaluar los F-16 Block 10/15 daneses, sin que oficialmente se haya brindado mayor información respecto a continuar con su adquisición. Por su parte, la Fuerza Aérea Argentina ha seguido expresando los avances en las negociaciones con Dinamarca y EE.UU. a través del Jefe de Estado Mayor de la Fuerza. Las últimas novedades indicaban que se estaba a la espera de las luz verde por parte de Washington, tanto por las aeronaves como por el paquete requerido por la FAA. Si no se presentan inconvenientes, es probable que en las próximas semanas podamos tener novedades similares a las del caso colombiano.
Fonte: https://www.zona-militar.com/2023/06/23/el-departamento-de-estado-de-ee-uu-da-luz-verde-para-la-transferencia-de-los-f-16-daneses-a-colombia/

Cumprimentos,
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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #24 em: Outubro 12, 2023, 04:33:55 pm »
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #25 em: Abril 07, 2024, 04:16:34 pm »
Olás.

Os Citation SR-560 da FAC serão modernizados por Albatross em Brasil.



https://twitter.com/SA_Defensa/status/1776838686144913747

https://www.albatrosscorporate.com/es/la-empresa/

Sds!
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #26 em: Junho 20, 2024, 04:58:10 pm »
 

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #27 em: Maio 17, 2025, 10:14:06 am »
 

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Vitor Santos

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #28 em: Julho 11, 2025, 01:20:18 pm »
Colômbia avança em 86% nas negociações para compra de caças Gripen da Saab


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Rionegro, Colômbia – julho de 2025 — O ministro da Defesa da Colômbia, Pedro Sánchez Suárez, anunciou nesta quarta-feira que o acordo para a aquisição de aeronaves suecas Gripen, fabricadas pela Saab, já está 86% concluído. A declaração foi feita durante a Feria Aeronáutica Internacional, realizada em Rionegro, Antioquia, ao lado do ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson.

O contrato inicial prevê a compra de 16 aeronaves, com possibilidade de ampliar esse número ao longo das negociações. Segundo Sánchez, a seleção dos Gripen se deve à sua versatilidade operacional, já que os caças podem decolar de pistas militares, aeródromos civis e até áreas improvisadas do Exército, oferecendo ampla flexibilidade para atender às necessidades do território colombiano.

Para acelerar o processo, equipes da Força Aeroespacial Colombiana visitaram o Brasil, país que também adquiriu o Gripen, buscando incorporar as lições aprendidas na implementação do projeto brasileiro. O contrato colombiano, que deverá ser assinado em setembro, incluirá componentes operacionais, manutenção e treinamento. “Um dos princípios fundamentais é garantir a autonomia estratégica na operação, manutenção e treinamento do pessoal envolvido”, destacou Sánchez.

O acordo também prevê um cronograma robusto de capacitação de pilotos e técnicos, com treinamentos em simuladores e exercícios conjuntos. Parte do treinamento ocorrerá no Brasil e outra parte será realizada na Colômbia. Há ainda a preocupação com a interoperabilidade com parceiros internacionais, especialmente a OTAN, reforçando a integração da Colômbia em redes de defesa globais.


Pål Jonson, ministro sueco da Defesa, afirmou que a instabilidade geopolítica na Europa não afetará o cronograma de entregas. “A entrada da Colômbia na linha de produção, já consolidada com o Brasil, permitirá cumprir os prazos estipulados”, garantiu Jonson. O ministro também revelou que a indústria de defesa sueca expandiu significativamente sua capacidade de produção, contratando mais de 6.000 novos trabalhadores nos últimos anos.

Apesar do avanço nas negociações, Sánchez explicou que o 14% restante do acordo está condicionado ao marco fiscal de médio prazo da Colômbia, ou seja, à disponibilidade de recursos financeiros. “Além de garantir a transferência de tecnologia, queremos assegurar elevados padrões de transparência para evitar qualquer desvio de recursos públicos”, afirmou o ministro.

Os novos caças Gripen substituirão progressivamente os veteranos Kfir, que há décadas compõem a frota colombiana. Segundo as autoridades, as aeronaves poderão operar em qualquer região do país, incluindo os extensos espaços marítimos que somam quase dois milhões de quilômetros quadrados. Uma aeronave Gripen será capaz, por exemplo, de percorrer a rota Palanquero–Antioquia em apenas sete minutos, reforçando significativamente a capacidade de defesa e resposta rápida da Colômbia.

FONTE: El Tiempo
 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2025/07/10/colombia-avanca-em-86-nas-negociacoes-para-compra-de-cacas-gripen-da-saab/
 

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Vitor Santos

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Re: Força Aérea Colombiana
« Responder #29 em: Julho 11, 2025, 01:26:28 pm »
F-AIR: Colômbia confirma compra de caças Saab Gripen com produção e treinamento no Brasil


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A Colômbia, durante a F-AIR Colombia 2025, confirmou oficialmente a compra dos caças suecos Saab Gripen E como parte de um ambicioso programa de modernização de sua defesa aérea, dizendo que 86% das negociações estão concluídas, marcando uma virada histórica na capacidade estratégica do país. O Brasil terá uma grande participação no programa colombiano, com produção dos caças e treinamento de pilotos.

O anúncio foi feito pelo presidente Gustavo Petro em sua conta na rede social X, destacando que “a frota aérea estratégica da Colômbia está mudando”. O acordo com o governo da Suécia avaliado em US$ 4,1 bilhões inclui, inicialmente, 16 aeronaves de combate Gripen E de última geração, podendo chegar a 24 unidades, com as primeiras entregas previstas entre 2026 e 2027, logo após a assinatura oficial do contrato, agendada para setembro deste ano.

Os novos caças irão substituir a envelhecida frota de IAI Kfir, que serve à Força Aeroespacial Colombiana (FAC) há mais de três décadas. Após um longo e criterioso processo técnico e operacional conduzido pela FAC, a proposta sueca se destacou frente a concorrentes como os F-16 dos Estados Unidos, os Rafale da França, o Eurofighter Typhoon da Espanha e o FA-50 da Coreia do Sul.

O Gripen foi escolhido não apenas por sua superioridade aérea e custo operacional mais acessível, mas também pela possibilidade concreta de cooperação industrial e transferência de tecnologia, considerada uma prioridade estratégica pelo governo colombiano.

“A Saab e a Suécia ofereceram um plano de financiamento muito atraente e único para o mercado, com vários anos de carência e uma taxa de juros e prazo muito competitivos”, acrescenta o governo colombiano.


O custo operacional por hora de voo é um dos principais fatores na escolha: “Na comparação de custos de investimento, a alternativa Gripen foi a mais atrativa, visto que as demais custam quase o dobro por aeronave. O custo operacional é muito menor (US$ 8.500/hora de voo) em comparação com as alternativas (Rafale US$ 28.000/hora e F-16 US$ 12.000/hora).”

De acordo com fontes próximas ao processo, parte das aeronaves destinadas à Colômbia será fabricada no Brasil, por meio da linha de produção da Embraer em Gavião Peixoto (SP), que hoje produz os caças Gripen E do programa brasileiro em parceria com a Saab. Essa integração com o polo industrial brasileiro segue o modelo de coprodução já implementado com a Força Aérea Brasileira, e permitirá à Colômbia acelerar seu processo de absorção tecnológica, beneficiando diretamente setores como engenharia aeronáutica, eletrônica, tecnologia da informação e educação técnica.

Além da fabricação parcial no Brasil, os pilotos colombianos também realizarão seu treinamento em território brasileiro, com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Saab. O Brasil já possui uma estrutura consolidada para formação de pilotos Gripen, incluindo simuladores avançados, treinadores de voo e suporte operacional — fatores que permitirão uma transição mais rápida e eficaz para a nova doutrina de combate colombiana.

O pacote de aquisição também contempla mecanismos de compensação industrial (offset), previstos para gerar impactos positivos em áreas civis da economia colombiana, como capacitação de mão de obra, desenvolvimento tecnológico e criação de empregos qualificados, entre eles, o desenvolvimento de uma planta de produção de painéis solares, melhorias no setor de saúde, a instalação de estações de água potável em La Guajira e a criação de um centro de inovação.


O ministro da Defesa, Iván Velásquez, assegurou que o investimento foi estruturado para não comprometer os programas sociais do governo, e que haverá retorno concreto à sociedade colombiana, tanto econômico quanto estratégico.

O Saab Gripen é reconhecido mundialmente por seu radar AESA, sistemas de guerra eletrônica de última geração, aviônicos integrados e grande interoperabilidade com forças da OTAN. Sua concepção prioriza flexibilidade operacional, baixo custo de ciclo de vida e facilidade de manutenção, tornando-o ideal para países com grande extensão territorial e infraestrutura diversificada, como a Colômbia.

Com a entrada em serviço dos novos caças, a Colômbia eleva sua capacidade de dissuasão regional, fortalece alianças estratégicas com a Suécia e o Brasil, e se projeta como um novo polo de desenvolvimento aeroespacial na América Latina.

 :arrow: https://www.cavok.com.br/colombia-confirma-compra-de-cacas-saab-gripen-com-producao-e-treinamento-no-brasil
 
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