
A verdade é que é graças a liberalização que hj existe os postos com diferentes preços.
Um dos problemas depois é a matéria prima, produção e carga fiscal, a carga fiscal tem vindo sempre a aumentar (e não é só em impostos diretos, mas tb nos indiretos que leva ao aumento do custo de produção.), a produção apesar de estar liberalizada até a pouco tempo tínhamos apenas uma entidade a produzir e armazenar em Portugal, na pratica não havia concorrência (tanto quanto sei a Cepsa e a Repsol estão ou já tem grande capacidade de armazenamento e até já estão a importar combustíveis refinados para depois vender em PT, mas a importação e armazenamento vai limitar muito as margens de lucro e como tal a capacidade de concorrência)
E não só!
Que este governo é totalmente incompetente a tratar assuntos vitais para o país como as questões energéticas, isso salta à vista! Mas esta cegueira estende-se à Europa e a quase todas as forças políticas.
Relativamente aos combustíveis fósseis, para além do estado ficar com quase 2/3 do valor pago numa bomba de combustível (e num país onde temos um corporativismo à caça do subsídio ou das compras públicas), temos um pormenor que está a aumentar a olhos vistos que são os aditivos que são obrigatórios e com preços cada vez mais elevados e inclusivé a inclusão de depósitos extra para Ad Blue (norma Euro6) em todos os carros diesel actuais! E estas extravagâncias pagam-se!
A cegueira alarga-se a toda a Europa, porque esta quer tornar-se no farol ecológico da humanidade!!!!!!
Mas sem ter grandes alternativas!
Querem acabar com os veículos a combustão e até colocam datas....... e eu pergunto, e que alternativas temos nós? 1 Tesla para cada tuga a pagar em 20 anos?
A quem afirma que temos de usar mais os transportes públicos..... e fora da grande Lisboa e do grande Porto, onde é que há transportes públicos? Nunca os vi e moro no centro de um concelho!!!!!! A única coisa parecida com transportes públicos que eu vejo são os autocarros que transportam os alunos das aldeias para a sede do concelho e logo de manhã pelas 7h e o regresso ao fim do dia!
Mas deixo algumas perguntas aos iluminados, como é que transportam pessoas?
Como é que transportam mercadorias?
Seja de que forma forma, por via terrestre, marítima ou aérea. Já encontraram alternativas aos motores de combustão para camiões, autocarros, navios e aviões?
Ou só as viaturas ligeiras é que poluem?
As madres Gretas andam a fazer muito mal aos países europeus!
Faltam pessoas sensatas e que saibam do que falam sem serem fundamentalistas!
E já nem vale a pena perder grande tempo com os saloios do governo que ora falam do aquecimento global e da subida imparável dos oceanos..... e depois vão fazer um apeadeiro de nome novo Aeroporto do Montijo....... precisamente ao nível do mar!!!!!
Gosto do contorcionismo destes visionários!!!!!!
Para variar a Europa não tem uma estratégia comum, mas sempre foi assim e sempre será assim enquanto isto não se tornar numa federação com orgulho próprio (algo difícil de acontecer).
A energia é um problema antigo na Europa, e a estupidez de muitos Governos veio agravar este problema.
Basicamente, existe um grande mercado Europeu de Eletricidade que permite aumentar a eficácia das nossas redes, contudo a estupidez nos nossos políticos torna este mercado vulnerável.
Portugal, estamos a algum tempo a "investir" nas renováveis, o problema é que as renováveis não são fiáveis, um dia produzem muito no outro produzem pouco, contudo até aqui havia alternativas, tínhamos centrais a Gás e a Carvão para compensar a baixa produtividade das renováveis e quando era preciso ainda importávamos eletricidade do tal mercado Europeu.
O problema é que as alternativas custam dinheiro e algumas são poluentes, aliado a necessidade de reduzirmos a emissões os nossos chalupas desataram a fechar centrais de produção a Carvão, isto sem encontrar alternativas, ou fiando-se no mercado Europeu ou nas centrais a Gás.
Ora isto aconteceu de forma generalizada um pouco por todo mundo, o que criou uma enorme pressão nas reservas e preço do Gás natural, a Europa que tem um problema crónico no abastecimento de Gás está a sentir as consequências, nós como nos fiamos no Mercado Europeu de Eletricidade estamos também a sofre as consequências.
Algumas Notas:
- Quando houve o corte de electricidade na Europa por causa da avioneta, Portugal e Espanha durante uma semana estiveram a ser suportados principalmente pelas centrais nucleares de Espanha, que estavam a trabalhar a cerca de 97% da capacidade, isto pk as renováveis não estavam a ter rendimento e a única central a carvão de retaguarda em Portugal não era suficiente.
- para o próximo ano o governo vai deixar de pagar a compensação para a central a carvão do Pego e com isso deixamos de ter mais uma rede de segurança em caso de necessidade.
- Existia um mecanismo que permitia de forma "automática" desligar cerca de 693 MW de eletricidade ás principais empresas consumidoras (mecanismo esse usado durante o apagão europeu), onde o estado pagava uma compensação anual a estas empresas, em Outubro esse mecanismo acabou.
Resumido acho que é necessário haver uma transição, mas é preciso ser-se sério, não andar a brincar, há países onde essa transição está a acontecer e está a acontecer de forma séria e bem estudada (Na Noruega os carros electricos novos não tem impostos quase nenhum o que ficam ao mesmo preço ou até mais baratos), em Portugal é a bandalheira do costume. Cobra-se imposto altíssimos nos combustíveis com a desculpa do ambiente, contudo esses imposto não são depois usados de forma inteligente para a transição energética.
A mim causa-me uma enorme perplexidade, para dizer outra coisa, face a esta irresponsável tomada de posição pela defesa ambiental a qualquer preço!!!!!!
Quando é a Europa quase a única a tomar decisões dessas que toda a gente com um mínimo de raciocínio percebe que não existem ainda verdadeiras e acessíveis alternativas energéticas!!!!!
Primeiro abateram grande parte da indústria porque era poluente..... esta refugiou-se na Àsia e agora estamos espantados por vermos todos os países asiáticos a ultrapassarem-nos em termos de riqueza criada para os seus países! Estavam à espera de enriquecer sem indústria? Quem é da área económica sabe que isso é uma impossibilidade, a forma mais rápida de um país enriquecer é termos Educação + Tecnologia + Indústria, tudo o resto vai de arrasto.
Nós gostamos de fazer ao contrário (e é esse o principal aspecto negativo de estarmos na UE), criamos uma legião de subsídio-dependentes (porque esses são votos garantidos para o partido do regime), depois não há dinheiro para o resto e o que se faz, carrega-se ainda mais nos impostos e depois ainda ficam admirados pelo país não crescer tanto como os outros países, pois pudera, os nossos competidores mais próximos têem custos de produção mais baixos!!!!!
Parece que há gente que não sabe olhar para um mapa e ver que somos a periferia da Europa e se queremos enriquecer, só pela via das exportações, ora se as nossas empresas são mais pequenas (mercado interno muito mais pequeno que o espanhol) resta atravessar a Europa para vendermos, temos de nos deslocar mais do que os outros (seja por via marítima, terrestre ou aérea), se nós temos os custos de produção mais altos (excepto apenas os salários), dificilmente conseguimos ser competitivos!!!! E então agora com o aumento dos combustíveis, imagino a competitividade das nossas exportações a chegarem ao coração da Europa!!!!! Ainda não inventaram transportes públicos para as mercadorias.................
Voltando ao fundamentalismo ambiental, é verdade o que diz, e o mesmo foi confirmado por um quadro superior da EDP que explicou-me o que estavam a fazer no Douro, criarem barragens reversíveis (já está neste momento todo o Douro transformado). Dizia-me a Engª que as energias renováveis são muito instáveis na produção e precisam sempre de ter centrais de reserva para garantir os picos (centrais a carvão, tinhamos 2 mas o brilhante governo fechou uma e quer acabar com a outra. Em contrapartida, só a China em 2021 vai construír 43 centrais a carvão. Repito, 43 centrais a carvão, porquê? Porque são das centrais mais económicas e agora os ricos dos europeus não querem o carvão poluente...... este fica ao preço da chuva.........
https://time.com/6090732/china-coal-power-plants-emissions/Os chineses não são ecologistas....... eles não são é parvos!
Sobre a reversibilidade das centrais, aproveitando o excesso de produção de energia eólica que Portugal tem à noite e de madrugada, a EDP instalou sistemas de bombagem para bombearem água nas barragens para montante, aproveitando o facto do custo dessa energia ser quase zero e ligam as centrais hídricas durante os picos de consumo, ganhando muito mais dinheiro!!!!!
O que eu gostaria de ver respondido é se agora todos nós mudássemos de automóveis de combustão para energia eléctrica, eu pergunto se há potência instalada para alimentar tudo (eu sei que a resposta é negativa)?
Nós ao termos da energia mais cara em todo o mundo, estamos à espera que as nossas empresas sejam competitivas?
Ao fecharem as centrais a carvão e fazerem o mesmo às centrais a gas, como é que conseguimos garantir o fornecimento de energia do país?