Preferência? O Exército é armado com as G3, por isso eles vão com o que há, da mesma forma que os Páras vão com a a sua espingarda-automática que substituiu a G3 à mais de 30 anos.
Os Páras até podem levar a Galil. Mas no caso do Afeganistão, garanto-lhe que houve quem utiliza-se a G3. Já agora, um familiar meu que por lá andou (e que é militar de carreira e páraquedista), afirmou categóricamente, quando lhe perguntei sobre a razão de andar com uma G3 em vez da Galil, que naquele sítio, "não trocava a G3 pela Galil em nenhuma circunstância". Já agora, dois camaradas dele, também militares de carreira, um outro pára e um comando, "assinaram" por baixo.
Até parece que eles tinham hipotese... já os Páras foram com a Galil.
Pois foram. Mas a malta que foi para lá dar formação foi com G3.
Fale com um certo veterano da guerra do Ultramar, Paraquedista dos sete costados e ele diz-lhe logo que a melhor espingarda-automática que passou-lhe pelas mãos foi a Armalite AR-10.

[/quote]
Como nunca toquei em nenhuma Armalite, nem vou tentar entrar por aí - não tenho conhecimentos para me pronunciar. Do que li e ouvi, a malta que teve o privilégio de as poder usar em combate em África também diz que não as trocava por nada e que foi a melhor espingarda de assalto que por cá passou. OK, nem sequer discuto. Mas comparar a Armalite AR-10, que veio para Portugal em quantidade muito reduzida (pelo que li, umas 1.500 a 2.000 armas), com a G3, que ao fim de quase 60 anos, continua a ser amplamente utilizada (pese todos os defeitos), é comparar o incomparável.
Como as opiniões são como as cerejas, já agora (e agradecendo a lembrança da Armalite), partilho o que um amigo meu, ex-combatente do ultramar, oficial miliciano comando, que posteriormente ao periodo de serviço militar passou durante vários anos pela administração colonial (e que utilizou em combate um pouco de tudo o que havia disponível há época), costumava dizer quando falava de armas ligeiras e da respectiva utilização em combate: "a AK-47 é a melhor arma do mundo, feita a pensar nos mais tocos dos toscos; a FN é uma senhora, que sendo tratada com carinho, nunca nos deixa ficar mal. A G3 é uma p.... que anda com todos".
Mas o facto é que a G3 continua a ser pau para toda a obra ao fim de quase 60 anos.
E com a história que tem em Portugal, não tenho dúvida que a colocaria no 1º. lugar do pódio como a melhor compra de material militar feita em Portugal nos últimos 100 anos (e isto não quer dizer que seja a melhor arma de fogo que adquirimos nos últimos 100 anos).
PS - Alouette III em 2º. Lugar e Unimog em 3º!