Ponde os olhos nesta superpotência

Ao nível da Europa? Sim é uma potência.
As Fragatas Polacas vão ser muito mais bem equipadas e armadas que as suas congéneres britânicas.
Mas não esquecer que as fragatas britânicas vão ser feitas especificamente para serem fragatas de 2ª ou 3ª linha. As AH140 britânicas, na configuração planeada, são bastante fraquinhas, de tal modo que umas EPC full conseguiriam estar melhor equipadas.
No caso português, uma configuração parecida às Iver seria excelente, mesmo que se abdicasse do SMART-L e o navio ficasse com o APAR 2 apenas.
Os sensores não me recordo de estão todos incluídos, mas a Saab vai equipar quer estas corvetas quer as Hamina que estão a fazer MLU. Os misseis são contratos separados, o Gabriel V está confirmado, e falava-se nos ESSM em compra conjunta para as corvetas e o NASAMS do exército.
As Hamina vão receber novos bofors 40mm e as antigas 57 mkIII destas, deverão ir para as novas corvetas.
O projecto demorou a arrancar mas o que é certo é que agora está em bom ritmo.
Bom, se arredondarmos os custos dos 4 navios, para 2000M, com tudo incluído, seria um preço bastante interessante, para 4 navios de ~4000t que seriam mais que suficientes para substituir as 3 VdG.
Porquê 4? Porque não são propriamente topo de gama, e assim aproveitava-se a guarnição reduzida, para aumentar o nº de navios combatentes.
Depois disso, era apenas substituir as 2 BD por 2 fragatas de 5000t ou mais, com mais VLS e capacidade AAW.