Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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JohnM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2040 em: Novembro 03, 2024, 11:50:57 pm »
Ficava tão bem nos NPO3S…
https://www.navalnews.com/event-news/euronaval-2024/2024/11/euronaval-2024-mbda-scales-up-simbad-rc-for-saturation-attacks/

A versão anterior dava conta de um Saturation Attack de 2.
Este novo modelo é para fazer face a Saturation Attacks de 4.
Já não fazem Saturation Attacks com antigamente.

Mas concordo que ficava muito bem no NPO - isto se o colocarem no navio de forma a poder disparar para a frente, sem bater na proa.
Para andar atrás de traficantes e piratas no Mediterrâneo e no GdG, quatro chegam… e há sempre a possibilidade de levar extra, porque o Mistral pode ser carregado manualmente… quanto a espaço, há muito à proa, em frente à ponte…
 

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saabGripen

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2041 em: Novembro 04, 2024, 12:19:00 am »
Ficava tão bem nos NPO3S…
https://www.navalnews.com/event-news/euronaval-2024/2024/11/euronaval-2024-mbda-scales-up-simbad-rc-for-saturation-attacks/

A versão anterior dava conta de um Saturation Attack de 2.
Este novo modelo é para fazer face a Saturation Attacks de 4.
Já não fazem Saturation Attacks com antigamente.

Mas concordo que ficava muito bem no NPO - isto se o colocarem no navio de forma a poder disparar para a frente, sem bater na proa.
Para andar atrás de traficantes e piratas no Mediterrâneo e no GdG, quatro chegam… e há sempre a possibilidade de levar extra, porque o Mistral pode ser carregado manualmente… quanto a espaço, há muito à proa, em frente à ponte…

Não esquecer que o EP acaba de escolher o Starstreak e o LMM.
E eu já vi um video que afirma que cada LMM custa apenas 30.000€.

Sendo assim, um sistema Starstreak/LMM seria mais interessante - especialmente LMM.

Eu sugiro transformar 2 Lynx anti-submarino em algo mais parecido com o Wildcat, armado com LMM.

 

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mafets

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2042 em: Novembro 04, 2024, 11:02:33 am »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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LM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2043 em: Novembro 04, 2024, 01:01:42 pm »
Ficava tão bem nos NPO3S…
https://www.navalnews.com/event-news/euronaval-2024/2024/11/euronaval-2024-mbda-scales-up-simbad-rc-for-saturation-attacks/

A versão anterior dava conta de um Saturation Attack de 2.
Este novo modelo é para fazer face a Saturation Attacks de 4.
Já não fazem Saturation Attacks com antigamente.

Mas concordo que ficava muito bem no NPO - isto se o colocarem no navio de forma a poder disparar para a frente, sem bater na proa.
Para andar atrás de traficantes e piratas no Mediterrâneo e no GdG, quatro chegam… e há sempre a possibilidade de levar extra, porque o Mistral pode ser carregado manualmente… quanto a espaço, há muito à proa, em frente à ponte…

Não esquecer que o EP acaba de escolher o Starstreak e o LMM.
E eu já vi um video que afirma que cada LMM custa apenas 30.000€.

Sendo assim, um sistema Starstreak/LMM seria mais interessante - especialmente LMM.

Eu sugiro transformar 2 Lynx anti-submarino em algo mais parecido com o Wildcat, armado com LMM.

É o projecto considerar um "contentor" para isto https://wwwcdn.aselsan.com/api/file/MILAS_ENG.pdf


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dc

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2048 em: Novembro 05, 2024, 04:19:27 pm »
Ficava tão bem nos NPO3S…
https://www.navalnews.com/event-news/euronaval-2024/2024/11/euronaval-2024-mbda-scales-up-simbad-rc-for-saturation-attacks/

A versão anterior dava conta de um Saturation Attack de 2.
Este novo modelo é para fazer face a Saturation Attacks de 4.
Já não fazem Saturation Attacks com antigamente.

Mas concordo que ficava muito bem no NPO - isto se o colocarem no navio de forma a poder disparar para a frente, sem bater na proa.
Para andar atrás de traficantes e piratas no Mediterrâneo e no GdG, quatro chegam… e há sempre a possibilidade de levar extra, porque o Mistral pode ser carregado manualmente… quanto a espaço, há muito à proa, em frente à ponte…

Não esquecer que o EP acaba de escolher o Starstreak e o LMM.
E eu já vi um video que afirma que cada LMM custa apenas 30.000€.

Sendo assim, um sistema Starstreak/LMM seria mais interessante - especialmente LMM.

Eu sugiro transformar 2 Lynx anti-submarino em algo mais parecido com o Wildcat, armado com LMM.

É o projecto considerar um "contentor" para isto https://wwwcdn.aselsan.com/api/file/MILAS_ENG.pdf


upload image

Acrescento estas alternativas:



Ambas com o LMM/Martlet.

No entanto essa opção da Aselsan faz mais sentido se a intenção for colocar 2 RWS de menor calibre.
Se preferirem uniformizar o calibre com a Marlin, então a DS30M com LMM faz sentido, ficando cada NPO com 3 armas de 30mm, 2 delas com possibilidade para usar LMM (e a Marlin para usar Mistral se tal fosse opção). Era interessante saber se seria possível implementar os LMM na Marlin.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2049 em: Novembro 16, 2024, 10:31:21 am »
A visita do Macron é que bem nos podia vender isto - https://www.navalnews.com/event-news/euronaval-2024/2024/11/french-navys-new-opv-patrouilleur-hauturier-showcased-at-euronaval-2024/ - na ausÉncia de progressos registados no desenho final e início da construção dos NPO 3S....
Cumprimentos,
 

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LM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2050 em: Novembro 16, 2024, 10:56:45 am »
Ausência de progressos públicos... não está dentro dos prazos? 
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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2051 em: Novembro 16, 2024, 12:21:37 pm »
Ausência de progressos públicos... não está dentro dos prazos?

A construção está - ainda, até mais ver - dentro dos prazos.  O projecto final é que, dada a ausència de informação (pública, claro), suscita dúvidas.... até porque há toda uma carga histórica de incumprimento de prazos (quando não mais)
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LM

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2052 em: Novembro 16, 2024, 04:04:56 pm »
Histórico na West-Sea, após contrato assinado...? Atenção que na fase revisão do projecto Básico e de elaborar o de Detalhe há essa possibilidade; mais uma vez deixo aqui a informação (e, repito, presumo que fase de projecto haja a possibilidade de derrapar, aqui e em qualquer lugar - até porque há muitas alterações nos da 3a Série, felizmente):

https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf

"Com a entrada em vigor do Contrato, após obtenção de Visto
do Tribunal de Contas,proceder-se-á ao início dos trabalhos
de acordo com o planeamento macro contratualizado, onde se
identificam como principais ações:

– a revisão do Projeto Básico, a fim de introduzir todos os melhoramentos de âmbito técnico e operacional que caracterizam esta 3ª Série;
– a elaboração do Projeto de Detalhe para a construção dos navios;
– a construção dos 6 NPO3S.

Prevê-se a entrega do 1.º navio (até 44 meses após entrada
em vigor do contrato) em 2027, os 2.º e 3.º em 2028, o 4.º em
2029, e os 5.º e 6.º em 2030."

Daí a colocar hipótese de importar projecto e/ou outros navios (cessando o contrato vigente, presumo) vai um grande passo.
« Última modificação: Novembro 16, 2024, 04:05:51 pm por LM »
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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2053 em: Novembro 16, 2024, 06:03:21 pm »
Histórico na West-Sea, após contrato assinado...? Atenção que na fase revisão do projecto Básico e de elaborar o de Detalhe há essa possibilidade; mais uma vez deixo aqui a informação (e, repito, presumo que fase de projecto haja a possibilidade de derrapar, aqui e em qualquer lugar - até porque há muitas alterações nos da 3a Série, felizmente):

https://www.marinha.pt/conteudos_externos/Revista_Armada/PDF/2024/RA_593.pdf

"Com a entrada em vigor do Contrato, após obtenção de Visto
do Tribunal de Contas,proceder-se-á ao início dos trabalhos
de acordo com o planeamento macro contratualizado, onde se
identificam como principais ações:

– a revisão do Projeto Básico, a fim de introduzir todos os melhoramentos de âmbito técnico e operacional que caracterizam esta 3ª Série;
– a elaboração do Projeto de Detalhe para a construção dos navios;
– a construção dos 6 NPO3S.

Prevê-se a entrega do 1.º navio (até 44 meses após entrada
em vigor do contrato) em 2027, os 2.º e 3.º em 2028, o 4.º em
2029, e os 5.º e 6.º em 2030."

Daí a colocar hipótese de importar projecto e/ou outros navios (cessando o contrato vigente, presumo) vai um grande passo.

Ora então vejamos.... Qual o ponto da situação dos NPO 3S?
Contrato assinado e visto do Trib COntas. Faltam, pois, duas etapas fundamentais: a conclusão do projecto (estado desconhecido) e a contrução dos navios, naturalmente. Sendo que a construção do primeiro deverá iniciar-se o mais tardar em 2025, sob pena de os prazos derraparem (penso der desnecessário mencionar os 'dramas' dos NPO 1S) e lá terão os NRP  Zaire e Tejo de se aguentar... mas adiante!

Daí que não me pareça anda descabido a hipótese de se construir projecto de terceiros. Até porque os próprios NPO não são de projecto nacional, o qual já tem uns bons anos em cima. E no entretanto há que reconhecer que nem Portugal nem a Marinha ganharam especiais competèncias nesse domínio.

Em lado nenhum sugeri adquirir navios já construídos.
Cumprimentos,
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2054 em: Novembro 16, 2024, 08:10:09 pm »
Tens um projecto, propriedade do Estado português, que foi alterado (o Básico) pela Marinha e vai ser revisto pelo estaleiro, que também vai fazer o de Detalhe... a alternativa era investir em outro projecto,  "estrangeiro" - já viste as questões que isso ia levantar?

No entanto essa hipótese já não se coloca - o contrato está assinado e nada indica (até agora) ir haver atrasos significativos, ou por o projecto Básico (da 3a série) ter algum erro grave ou por o Estaleiro não conseguir elaborar o de Detalhe. Aguardemos, até porque a Marinha tem um contrato com um Estaleiro privado (ie não há "relações complicadas" como quando era estatal), que deve ter noção correcta das suas capacidades.
« Última modificação: Novembro 16, 2024, 08:20:58 pm por LM »
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