Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 2250 Respostas
  • 603481 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21360
  • Recebeu: 6891 vez(es)
  • Enviou: 7918 vez(es)
  • +8068/-12622
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2010 em: Setembro 14, 2024, 02:01:02 pm »
É relativamente fácil perceber, se quisermos , onde existem diferenças entre os nossos NPO e alguns outros, não todos, mas muitos que se tem construído este século.
Primeiro a tendencia de aumentar um pouco a tonelagem para capacitar com melhores meios, nomeadamente eventualmente um hangar. Se muitos OPV tem entre as 1600 e as 1800 outros andam nas 2200.
Mas podemos logo a olho despido ver "os arranjos" do equipamento que embarcam. Salta a vista neste desenho franciu e muitos outros. E estando à vista, não vale a pena dizer onde, para quem entende minimamente. Diferente se forem civis ao serviço da Embraer, com família e amiguinhos carolas. Esses só percebem de marketing impositivo de vendas

Quanto ao 3ª série que nem saiu do papel, tem realmente um mastro bonito. É o única mudança no desenho original. Meter contentores até podem meter no actuais. Vamos é ver o que esse lindo mastro vai levar, ou se é oco

Nos mastros, vão colocar uns seawatcher em quarta mão. :mrgreen:

Abraços

Tomara nós

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2011 em: Setembro 14, 2024, 02:39:45 pm »
É relativamente fácil perceber, se quisermos , onde existem diferenças entre os nossos NPO e alguns outros, não todos, mas muitos que se tem construído este século.
Primeiro a tendencia de aumentar um pouco a tonelagem para capacitar com melhores meios, nomeadamente eventualmente um hangar. Se muitos OPV tem entre as 1600 e as 1800 outros andam nas 2200.
Mas podemos logo a olho despido ver "os arranjos" do equipamento que embarcam. Salta a vista neste desenho franciu e muitos outros. E estando à vista, não vale a pena dizer onde, para quem entende minimamente. Diferente se forem civis ao serviço da Embraer, com família e amiguinhos carolas. Esses só percebem de marketing impositivo de vendas

Quanto ao 3ª série que nem saiu do papel, tem realmente um mastro bonito. É o única mudança no desenho original. Meter contentores até podem meter no actuais. Vamos é ver o que esse lindo mastro vai levar, ou se é oco

Nos mastros, vão colocar uns seawatcher em quarta mão. :mrgreen:

Abraços

SEA WATCHER 100 is Thales’ active phased array radar for naval surface surveillance. The system automatically detects and tracks surface targets ranging from very small asymmetric threats such as mines, swimmers and periscopes to ships in all weather conditions. In addition SEA WATCHER 100 can act as a backup for helicopter guidance.

Tipo isto que nem nas nossas Fragatas de "alta intensidade" meteram?
Não serve para nada  :bang:

Se meterem o EO já é sorte. os da 2 ª série não precisam
« Última modificação: Setembro 14, 2024, 02:45:43 pm por Pescador »
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
« Última modificação: Setembro 14, 2024, 02:44:24 pm por Pescador »
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21360
  • Recebeu: 6891 vez(es)
  • Enviou: 7918 vez(es)
  • +8068/-12622
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2013 em: Setembro 26, 2024, 10:38:30 am »
Não  façam nada. Não se cansem ok?

https://www.navalnews.com/naval-news/2024/09/fincantieri-starts-working-on-first-next-generation-opv-for-italian-navy/

Afinal os nossos vão ter complexidade de star destroyers comparados com estes
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2670/-4471
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2014 em: Setembro 26, 2024, 12:22:44 pm »
É relativamente fácil perceber, se quisermos , onde existem diferenças entre os nossos NPO e alguns outros, não todos, mas muitos que se tem construído este século.
Primeiro a tendencia de aumentar um pouco a tonelagem para capacitar com melhores meios, nomeadamente eventualmente um hangar. Se muitos OPV tem entre as 1600 e as 1800 outros andam nas 2200.
Mas podemos logo a olho despido ver "os arranjos" do equipamento que embarcam. Salta a vista neste desenho franciu e muitos outros. E estando à vista, não vale a pena dizer onde, para quem entende minimamente. Diferente se forem civis ao serviço da Embraer, com família e amiguinhos carolas. Esses só percebem de marketing impositivo de vendas

Quanto ao 3ª série que nem saiu do papel, tem realmente um mastro bonito. É o única mudança no desenho original. Meter contentores até podem meter no actuais. Vamos é ver o que esse lindo mastro vai levar, ou se é oco

Nos mastros, vão colocar uns seawatcher em quarta mão. :mrgreen:

Abraços

Scout Mk3 para os NPO Mk3. :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3092
  • Recebeu: 1362 vez(es)
  • Enviou: 4045 vez(es)
  • +2013/-112
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2015 em: Setembro 26, 2024, 06:21:41 pm »
Sobre propostas da "indústria" para OPV (que, confesso, parece-me quererem uma corveta em uma estrutura de OPV, ie não desenhada para combate...):


Citar
An Updated Kingston-class Replacement Pitch
Published 16 June 2024-Updated 16 June 2024|28 Comments

By Alex S., 16 June 2024





A few days ago, Vard Marine led Team Vigilance posted an updated version of their pitch for the (yet to be funded) Kingston-class replacement project. It appears that they have implemented feedback given to them over the past year, as the proposed Flight II solution provides a major capability increase over their initial offering, and bridges the gap between the Harry DeWolf-class and future Canadian Surface Combatant quite nicely.

The Kingston-class is approaching 30 years of age and will need to be replaced at some point, but the question remains as to whether the government will be willing to add a fourth shipyard (Ontario Shipyards) to the National Shipbuilding Strategy (NSS).

While not all details regarding the ship have been provided, the publicly available information has been summarized below:

Designed for Oceanic Transits:

- Hull designed for enhanced oceanic seakeeping and long range (Esquimalt to Yokosuka direct / Halifax to Sierra Leone direct)

Efficient Hull and Machinery:

- Hull and machinery optimized for efficiency across operating speed range. PTI / PTO used to enhance overall efficiency at lower speeds

Enhanced Crew Comfort:

- Officers and Senior NCMs in 2-person cabins with ensuite washrooms/showers. Junior NCMs in 4-person cabins. Dedicated leisure and gym facilities, and an all ranks mess

Oversized Ops / Comms Room:

- Ops room designed with future fit and modular payloads in mind. Designed to house operators for all organic and off board systems (UAS, AUV, USV)

Dedicated UAV/UAS Facilities:

- Organic landing, hangar, and maintenance facilities for multiple UAV/UAS

Modular Mission Deck:

- Built-in deck skidding system allows for rapid movement and securing of modules on deck

- Capacity for 4x 40ft or 8x 20ft ISO Containers for general transport or HADR missions

- 2 x 12 m Rigid Hulled Inflatable Boats on Cube™ davit module

- Capacity for containerized ASW modules (ex. CAPTAS-2, Mk 54, decoy launchers, etc.)

- Cube™ launch-and-recovery modules capable of hosting stern survey sensors and ROVs

- Stand-off MCM capability via the Pathmaster System

- Up to 6 Cube™ based Naval Strike Missile (NSM) launchers for hosting a total of 24 missiles for a sustained anti-surface capability

- 3 to 4 Mk 70 Payload Delivery Systems (each system contains four strike length Mk 41 VLS cells)

Main Sensors (Flight II):

- NS-100 4D AESA Radar (250km+ range)

- STIR Tracking & Illumination Radar

- Scout Mk3 Medium Range Covert Surveillance Radar

- Gatekeeper Electro-Optical Security Sensors

- Bluewatch/Bluehunter Hull Mounted Sonar

- Altesse-H Communications Electronics Support Measures / COMINT

- Vigile Mk2 Radar Electronic Support Measures

- Integrated Internal + External Communication System

Modularized Sensors (Flight II):

- CAPTAS-2 Variable Depth Sonar

- Pathmaster Mine Countermeasures USV

Weapons + Countermeasure (Flight II):

- 2x 3-Cell ExLS with 24x CAMM Surface to Air Missiles (25km range)

- 1x Bofors 40 mm Main Gun

- 2x 12.7mm or 20mm Remote Weapons Systems

- 2x Decoy Launching System

Modularized Weapon System (Flight II):

- Containerized Naval Strike Missiles

- Mk 70 Payload Delivery System (Modularized Mk 41 VLS)

- Mk 54 Lightweight Torpedo System

- ASW Decoy Launchers


Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2670/-4471
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2016 em: Setembro 26, 2024, 09:36:15 pm »
Estes NPO são mais bem armados e equipados do que as novas Fragatas Brasileiras.

Captas 2? NS100? O dobro dos misseis CAMM?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2017 em: Setembro 27, 2024, 11:02:21 am »
Isto dos OPV há o 8 e o 80. Mas até se compreende em certos países com a sua dimensão marítima, terem navios mais pequenos bem armados e em maior numero. Ou seja, uma abordagem diferente ajustada a realidade geográfica deles.

Não é como ter uma das maiores ZEE do mundo e andar de barca mal armada ou fantasias da Disney.
Posto isto, dada a nossa realidade de vassalo a sul, de costas para a Europa e seus valores históricos e a falta de responsabilidade geográfica, o caminho é o que se vê hoje e, o que parece projetado numa infantilidade militar trágica. Parecem mais miudagem a brincar aos barquinhos no lago

O correcto seria, patrulhas costeiros armados com o básico, mas com os sensores adequados a vigilância. Patrulhas mais capacitados, nomeadamente com alguma das ideias já existentes para os próximos e, não tendo armas muito sofisticadas e "pesadas", mas tendo as essenciais e inequívocas ao combate assimétrico com as ameaças emergentes e, sensores mais capazes.
E claro Fragatas que dominem o oceano e mostrem soberania com dignidade e inequívoca capacidade de dissuasão a quem se proponha fazer pressão vindo de Sul principalmente, Já que a norte estão os outros aliados. Menos que isso, é os Pais "ribeirinho" que temos de almirantes de gabinete e seus moços da claque(não fossem os 2 submarinos) 
Ou seja brincalhões, turistas e carreiristas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5587
  • Recebeu: 909 vez(es)
  • Enviou: 870 vez(es)
  • +720/-2701
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2018 em: Outubro 01, 2024, 09:10:17 pm »
já vamos em 27.


ainda vou morrer e eles sem ser construídos
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Duarte, Subsea7

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21360
  • Recebeu: 6891 vez(es)
  • Enviou: 7918 vez(es)
  • +8068/-12622
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2019 em: Outubro 02, 2024, 07:43:26 am »
já vamos em 27.


ainda vou morrer e eles sem ser construídos

Há quem ainda não tenha nascido e vai morrer sem os ver construidos

Mas é continuar a ter fé

A marinheca é como uma religião
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 307
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 282 vez(es)
  • +55/-49

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 307
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 282 vez(es)
  • +55/-49
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2021 em: Outubro 03, 2024, 02:32:16 pm »
Um daqueles que nunca ia ver a luz do dia, já começou. Houve até quem vaticinasse que nuncar lhe cortariam a chapa...

https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Futuro-navio-da-Marinha-teve-o-corte-da-primeira-chapa-e-a-tradicional-fixacao-de-uma-moeda-.aspx


já vamos em 27.


ainda vou morrer e eles sem ser construídos

Há quem ainda não tenha nascido e vai morrer sem os ver construidos

Mas é continuar a ter fé

A marinheca é como uma religião
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23125
  • Recebeu: 4088 vez(es)
  • Enviou: 2863 vez(es)
  • +2670/-4471
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2022 em: Outubro 03, 2024, 03:21:23 pm »
Como diriam certas e determinadas pessoas de além mar.

“Que la chupen, que la sigan chupando. Para os que não acreditaram, para os que me trataram como lixo, agora vão ter de aceitar.”

O Maradona era um poeta, carago!  :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Bubas

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2023 em: Outubro 03, 2024, 06:43:53 pm »
Vai ser o caraças quando chegar a parte do recheio dos camarotes
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Visitante123

  • Especialista
  • ****
  • 1122
  • Recebeu: 360 vez(es)
  • Enviou: 217 vez(es)
  • +77/-145
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2024 em: Outubro 03, 2024, 07:34:05 pm »
já vamos em 27.


ainda vou morrer e eles sem ser construídos

17. Ninguém fala em 27 na reportagem.