Não sei se é cínico dizer a verdade inconveniente ou mentir descaradamente como tem mentido altos responsáveis. Os políticos, ou melhor, os governos são responsáveis, claro, mas os altos responsáveis que têm vindo a desvalorizar a o estado lastimável dos navios ou a sua suposta complexidade ou tecnologia avançada tem culpa por esse discurso.
Cínico, dizer que os NPO desarmados vão, dizem, combater pirataria, mas vão é levar paletes e conviver com os trafulhas corruptos iguais e aos de cá? É a verdade
Se não conhecesse a podridão dessa relações politicas, que também dá jeito a alguns da marinha, até podiam mamar com essa treta de conversa quando vão lá abaixo.
O Turismo protocolar e a bilateralidade das mãos a lavarem-se umas a as outras.
Não vou entrar em pormenores, mas a relação de corrupção até entra no âmbito de casos mais graves quando eles de lá, metem cá o que querem sem ser visto.
Ficamos por aqui para não ferir susceptibilidades. Mas também a máfia Angolana sempre teve ligações a níveis que nos deviam incomodar. Não é de agora, já no tempos dos diamantes e da guerra MPLA/UNITA era assim.
Sim é uma treta não haver 6 milhões para 2 Marlin 2 EO para a a 2ª série dos NPO e haver para esbanjar, alimentar gulosos. É sim, independentemente de alguns medidores de sardinhas ou turistas dizerem que os NPO nem precisam disso. Pois claro que não.
SE calhar nem devia era fazer escala em Marrocos. Assim o outro que deu baixa e depois o NPO dele acabou por sair no lugar do outro NPO, não ficava lixado por afinal já não poder ir, porque deu baixa e, ficou sem se abastecer.
Se querem uma Marinha de passeantes é compreensível, pois é um emprego. Se forem outra coisa, desejavam ter navios , mesmo que muito poucos, ao nível mais aproximado dos navios do resto dos aliados.
Tipo ter 2 ao nível das AH140 em vez de duas VdG. Depois as Bd já podiam ir fazendo o resto. Ou ter 4 NPO básicos e 4 patrulhas com capacidades AWS como a solução do programa europeu, que lhes chama corvetas ou patrulhas conforme as soluções de equipamentos. Isso já seria pernas para andar e até seriam complementados por esse João e outros
Têm é remendos e fantasias abstratas. É a Marinha do futuro neste Mar e deste País virado para o Mar
Os picadrones já decidiram comprar algum drone que realmente seja de eficácia militar? Podiam opera-lo das Fragatas (isto sou eu a ser cínico)