Ironicamente a escolha da 57mm nem seria uma má opção
Uma boa adição na luta C-UAS e contra navios pequenos
Mas claro que não é o fim do mundo ficar pela 30mm, nem é o fator mais importante
É melhor não, senão já nem compravam fragatas em 2040, eram os cruzadores de 1800 toneladas com o 57mm
Aliás para o que fazem, nem armas precisam, mas sim adega boa para levar e, arca bem dimensionada para trazer lagostas baratas na volta. Isto mais palete menos palete.
De qualquer maneira as barcaças quanto mais carregadas mais se arrastam. Ainda ninguém falou de quanto é a estimativa a velocidade dos futuros.
Talvez também não interesse para nada. 21, 15 ou 25 nós, não é relevante.
Os dados técnicos dos novos NPO, pelo que se vê não interessam.
A Marinha está a utilizar o modelo usado pelos politicos quando apresentam os seus programas eleitorais ou outros em que escondem as informações essenciais, e botam faladura do que a carneirada percebe, ou seja nada !
Este método é um método vencedor, para os pantomineiros que o utilizam, já deu provas disso, década atrás de década, o problema são as consequências desse método para o Estado, para o contribuinte e, neste caso para a eficácia da Marinha,.
Pescador repara nos dois NPO que andam há meia década sem o Armamento principal e há quantos anos andam quatro NPO, com um heli deck sem qualquer utilização por meios de asa rotativa ??
Está última situação não deveria ter sido revista antes de se avançar com a construção destas seis unidades ??
Deveria, pois qual a finalidade de manter um deck que representa 25% do comprimento de um navio continuamente sem utilização quando os possiveis, e eu rpt, possíveis droninhos a serem utilizados serão VTOL

A resposta é simples, alterar o mínimo dos minimos no projecto inicial pois isso acarreta custos que não são comportaveis com o Orçamento anual da Marinha !!!
As IMAGENS da apresentação dos NPO3S são a prova disso, remendos atrás de remendos, num projecto embarcação civil, que como por milagre renasceu como um navio Militar !!
Num NPO que nasceu sub-armado e sub- equipado, já se deveria ter analisado esta situação e ou adquirir helis para adicionar capacidades SAR/ASW ao NPO3S, ou utilizar parte de helideck para outras capacidades.
Tristeza, continuamos a brincar à DN é o que é!
Abraço