West Sea Viana Shipyards

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os_pero

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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #285 em: Abril 03, 2025, 12:11:15 pm »
As obras da nova doca seca avançam:


Foto de Mário Ferreira.

A nova doca seca vai ser nesta zona, não é?
 

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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #286 em: Abril 07, 2025, 12:10:21 am »
As obras da nova doca seca avançam:


Foto de Mário Ferreira.

A nova doca seca vai ser nesta zona, não é?


Sim. No enfiamento do cais do Bugio onde se encontra a antiga rampa de lançamento
 
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Malagueta

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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #287 em: Abril 22, 2025, 03:09:31 pm »
https://noticiasdeviana.pt/estaleiros-de-viana-iniciam-construcao-de-seis-navios-patrulha-oceanicos/#:~:text=Com%20um%20pre%C3%A7o%20unit%C3%A1rio%20de%2048%2C2%20milh%C3%B5es%2C,navais%20e%20com%20a%20prontid%C3%A3o%20da%20Marinha%E2%80%9D.

Estaleiros de Viana iniciam construção de seis Navios Patrulha Oceânicos
A WestSea – Estaleiros Navais anunciou o início da construção do primeiro de seis Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha Portuguesa. Na cerimónia de corte da chapa, o presidente do grupo Martifer, Carlos Martins, afirmou que o futuro dos estaleiros de Viana do Castelo “é promissor”, por ter uma carteira de encomendas “sólida” para os próximos anos.

A cerimónia foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, que destacou que a “nova geração de NPO vai colocar a Marinha Portuguesa na vanguarda do seu destino e vocação” e realçou que os navios “são portugueses da proa à popa”. “São navios totalmente projetados em Portugal, serão construídos em estaleiros nacionais, por portugueses, e terão o envolvimento da base tecnológica industrial da defesa nacional”, disse.

Com um preço unitário de 48,2 milhões, para Nuno Melo os seis NPO representam “um investimento virtuoso e necessário” e “um compromisso do Governo com a necessidade de renovação dos meios navais e com a prontidão da Marinha”. “Falamos de uma oportunidade que irá catalisar o desenvolvimento tecnológico, gerar conhecimento, assegurar empregos que queremos que sejam cada vez mais, mas altamente especializados, impulsionando o ‘cluster’ das indústrias do mar e da economia azul, gerando valor e riqueza para a economia nacional”.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa refere que os novos navios vão ser utilizados em atividades de natureza militar, como a guerra de minas, a projeção de força, a vigilância submarina e o apoio a operações especiais, e incluem uma melhoria dos sistemas de comando e controlo, vigilância e comunicações militares, assim como capacidade de defesa própria.

Nas missões e tarefas de natureza não militar, vão ser usados na busca e salvamento marítimo, na fiscalização da pesca, ou no apoio ao combate a atividades ilegais.

Já o “chairman” da Martifer, Carlos Martins, destacou o avanço tecnológico relativamente aos últimos quatro navios que também foram construídos em Viana do Castelo, garantindo que “são capazes de responder aos novos requisitos de uma Marinha moderna que responde às solicitações mais diversas”. “Na recuperação naval, temos os anos de 2025 e 2026 completamente tomados. Na área da construção, acabamos de entregar um novo navio, na semana passada e temos mais 11 navios para construir”, afirmou.

O responsável realçou, ainda, que, na “última década, os estaleiros da WestSea repararam mais de 500 navios de médio porte, maioritariamente para clientes internacionais, e que construíram 19 novos navios, sobretudo navios-cruzeiro para os rios, mas também para os oceanos”.

Onze anos depois da atribuição da concessão dos estaleiros de Viana do Castelo à Martifer, foram investidos “mais de 60 milhões de euros na reabilitação dos estaleiros com mais 60 anos, desde edifícios a docas e equipamentos”. “Este estaleiro recuperou a capacidade de construção de navios de médio porte em Portugal”, garantiu, agradecendo à Marinha Portuguesa e ao empresário Mário Ferreira.

No evento estiveram ainda presentes o Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, Vice-almirante Aníbal Soares Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Chairman do Grupo Martifer, Carlos Martins, entre outras entidades.

A construção dos seis NPO para a Marinha portuguesa, por um valor global próximo de 300 milhões de euros, foi adjudicada à sociedade WestSea – Estaleiros Navais, detida a 100% pelo grupo Martifer.

A conclusão do processo de aquisição dos NPO para substituir as antigas corvetas da Marinha está prevista para 2031.
 
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Malagueta

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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #288 em: Maio 23, 2025, 10:29:55 am »
https://ominho.pt/mario-ferreira-sobre-estaleiro-naval-de-viana-muitos-diziam-estar-morto-e-ve-lo-agora/

Mário Ferreira elogia “sucesso” do estaleiro de Viana: “Muitos diziam estar morto, é vê-lo agora”



Mário Ferreira, que detém o grupo Mystic Invest, dono da Douro Azul, elogia a recuperação dos estaleiros navais de Viana do Castelo, geridos pela West Sea, empresa do grupo Martifer, que se revelou um “sucesso de transformação industrial”.

“Um estaleiro que vi vazio durante muitos anos, uma estaleiro que muitos diziam estar morto e obsoleto, que a construção naval portuguesa não tinha futuro… É vê-lo agora e perceber que este modelo de sucesso de transformação industrial foi possível neste caso, como é aplicável a muitos outros setores da indústria nacional”, escreveu o também dono da TVI, numa publicação partilhada na sua página de Facebook.



“Assim exista vontade por parte do estado, atuando e reduzindo o desgastante da permanente burocracia, estimulando o investimento de empresários e ‘stakeholders’ que podem potenciar vários antigos e novos ‘clusters'”, defende o empresário que, atualmente, tem ali três navios, “dois em manutenção e um em fase final de construção”.

 
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Duarte

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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #289 em: Julho 30, 2025, 01:00:21 pm »
Martifer quer tomar conta dos estaleiros navais que estão sob gestão da Lisnave

https://executivedigest.sapo.pt/noticias/martifer-quer-tomar-conta-dos-estaleiros-navais-que-estao-sob-gestao-da-lisnave
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L
 
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Re: West Sea Viana Shipyards
« Responder #290 em: Hoje às 03:49:46 am »
Japan and Portugal Set to Welcome Sefu, R Yacht’s Luxury Small-Ship Newbuild Shaping Future Asian Tourism




A new chapter in luxury travel across Japan and Portugal has begun to unfold as the cruise and tourism sector has been introduced to R Yacht Co.’s upcoming small-ship newbuild, the Sefu.
 The vessel, which will be constructed at the West Sea shipyard in Viana do Castelo, has been positioned as a future icon of yacht-style exploration, blending refined comfort with deep cultural connections to the regions it will traverse.


R Yacht Co., a cruise company from Japan with a focus on remarkable architecture, has unveiled the primary details of their newbuild, the Sefu, set to launch a new type of cruise experience in Japan and around the world. Sefu will operate in exclusive locations such as the Setouchi region and the Nansei Islands, and will be the first of her kind in Japan and the world.
 Sefu will be the first yacht-styled cruise ship to be built in the West Sea shipyard, located in Viana do Castelo in Portugal, estimated to be completed and setting sail in the Summer of 2027.

With a gross tonnage of approximately 10,000 tons, a length of 120 meters, and a width of 19 meters, the Sefu has been designed for small-ship navigation, enabling access to destinations unreachable by larger cruise vessels.
The launch of the Sefu has been positioned as a significant moment for both Japan’s high-end tourism market and Portugal’s shipbuilding expertise.
By selecting the West Sea shipyard in Viana do Castelo for the construction process, R Yacht Co. has shown confidence in a European facility recognized for its modern craftsmanship and history of building contemporary small-ship vessels.
This collaboration between a Japan-based cruise operator and a Portuguese shipyard has been anticipated to enhance intercultural cooperation in the maritime sector while strengthening Portugal’s growing reputation as a hub for advanced shipbuilding.

« Última modificação: Hoje às 03:53:46 am por ICE 1A+ »
 
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