Arsenal do Alfeite

  • 86 Respostas
  • 29291 Visualizações
*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 1299
  • Recebeu: 183 vez(es)
  • Enviou: 178 vez(es)
  • +91/-72
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #75 em: Maio 17, 2020, 12:17:31 pm »
Deve ser só tachos, mas aguardemos. Era bom era que o novo rumo do Alfeite incluísse construção de Lanchas por exemplo. E porque não, a dragagem do canal também.

As lanchas é para comprar com dinheiro da EU, por isso deve ser concurso internacional.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8428
  • Recebeu: 987 vez(es)
  • Enviou: 1159 vez(es)
  • +138/-46
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #76 em: Maio 23, 2020, 12:41:01 am »
Quais lanchas?
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 3602
  • Recebeu: 856 vez(es)
  • Enviou: 192 vez(es)
  • +175/-86
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #77 em: Maio 23, 2020, 01:18:20 am »
Só se forem as salva-vidas, porque de resto...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8428
  • Recebeu: 987 vez(es)
  • Enviou: 1159 vez(es)
  • +138/-46
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #78 em: Maio 23, 2020, 02:46:17 pm »
« Última modificação: Maio 23, 2020, 02:47:03 pm por Lightning »
 

*

perdadetempo

  • Perito
  • **
  • 571
  • Recebeu: 191 vez(es)
  • Enviou: 372 vez(es)
  • +50/-2
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #79 em: Setembro 09, 2020, 08:24:52 pm »
Já está no site do Arsenal do Alfeite o relatório de contas de 2019. Devem-no ter posto recentemente e bastante fora de prazo.

http://www.arsenal-alfeite.pt/downloads/file241_pt.pdf

Além das contas (negativas) lá vão dizendo que as obras de modificação do  Guadiana deverão(iam) estar completadas em 2020 e que o mesmo acontecerá(ria)   com as duas lanchas salva-vidas de 14m(classe Vigilante modificada), um verdadeiro caso de sucesso na construção naval realizado em apenas 3(três) anos  ::). Claro que todas estas previsões não devem ter em conta o COVID-19.

Cumprimentos,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7054
  • Recebeu: 3086 vez(es)
  • Enviou: 1640 vez(es)
  • +1668/-132
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #80 em: Setembro 09, 2020, 08:31:17 pm »
Já está no site do Arsenal do Alfeite o relatório de contas de 2019. Devem-no ter posto recentemente e bastante fora de prazo.

http://www.arsenal-alfeite.pt/downloads/file241_pt.pdf

Além das contas (negativas) lá vão dizendo que as obras de modificação do  Guadiana deverão(iam) estar completadas em 2020 e que o mesmo acontecerá(ria)   com as duas lanchas salva-vidas de 14m(classe Vigilante modificada), um verdadeiro caso de sucesso na construção naval realizado em apenas 3(três) anos  ::). Claro que todas estas previsões não devem ter em conta o COVID-19.

Cumprimentos,

O projecto modernização dos Classe Tejo, foi uma proeza Nacional a par dos Descobrimentos, os melhores de entre os melhores, sem dúvida um empreendimento colossal !!!
VERGONHOSO !!!

Abraços
 

*

zawevo

  • Membro
  • *
  • 292
  • Recebeu: 124 vez(es)
  • Enviou: 10 vez(es)
  • +32/-344
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #81 em: Setembro 11, 2020, 03:04:51 pm »
Engenharia naval portuguesa projecta e executa embarcação

Na passada segunda-feira, dia 7, foi testada a capacidade auto-endireitante de uma nova embarcação salva-vidas, totalmente concebida e construída em Portugal. Esta destina-se ao Instituto de Socorros a Náufragos, organismo da Marinha Portuguesa.
A conceção deste tipo de embarcações, apesar do seu reduzido tamanho, com um pouco mais de 15 m de comprimento, reveste-se de elevada complexidade, sendo por muitos considerada “the most complex and technically dificult small boat in the world”. De facto, o projeto de engenharia que lhe deu origem assenta num processo longo e altamente iterativo, em virtude das variáveis em dimensionamento serem, em muitos casos, altamente contraditórias, dificultando a convergência numa solução tecnicamente viável.
A configuração destas embarcações foi pensada de forma a incorporar melhorias que resultaram de necessidades sentidas na operação continuada ao longo dos dez últimos anos dos Salva-vidas da classe “Vigilante”, também elas projetadas e construídas em Portugal. Entre estas, ressalta o aumento da velocidade máxima e a colocação de uma mota de água do tipo SAR (Search and Rescue) numa rampa localizada no painel de popa.
Para além dos aspetos referidos, releva ainda a forma inovadora da construção em compósitos avançados (resina epoxídica, espumas de PVC e fibra de vidro), totalmente feita através de um processo de infusão, sendo a maior embarcação que em Portugal foi obtida por este processo.
Esta metodologia, após uma preparação muito cuidada, através da criação de vácuo, permite a migração da resina por toda a estrutura, impregnando a totalidade dos tecidos e das espumas em poucas horas, conduzindo à produção de cascos de elevada qualidade com tempos de fabrico mais reduzidos, sendo particularmente adequada ao fabrico em série.
Os novos salva-vidas são certificados pela Lloyd´s Register of Shipping, sendo embarcações auto-endireitantes, ou seja com capacidade de voltar à posição direita, vertical, mesmo que totalmente invertidos. Dispõem de capacidade para recolher até doze náufragos. Podem atingir velocidades superiores a 30 nós e operar em mar com altura significativa de onda até 14 m.
Sendo virtualmente inafundáveis e capazes de se deslocar a elevadas velocidades, os novos salva-vidas de alta capacidade, são uma clara mais-valia para o Instituto de Socorros a Náufragos e para o País na luta pela salvaguarda da vida humana no mar. Constituem ainda mais um acontecimento muito relevante no que se refere à capacidade de conceção e construção da engenharia naval nacional.

https://www.facebook.com/ArsenalAlfeiteSA/videos/1175084559532132
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 9836
  • Recebeu: 1082 vez(es)
  • Enviou: 1621 vez(es)
  • +1005/-1269
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #82 em: Setembro 11, 2020, 03:11:22 pm »
Cá é só construções ao nível de Einstein

Por isso é que até fazem fila para virem cá aprender a complexidade da construção naval lusitana, que imitam lá fora em abundância.

Cá até um bote a remos tem a complexidade de um Destroyer.

Fossem todos mas era para o .... alho
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 759
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 9836
  • Recebeu: 1082 vez(es)
  • Enviou: 1621 vez(es)
  • +1005/-1269
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #84 em: Setembro 15, 2020, 08:34:04 am »
Hoje no DN.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-set-2020/arsenal-do-alfeite-vai-o-historico-estaleiro-recuperar-ou-afundar-se-de-vez-12715680.html

A Marinha, a sofrer diretamente com sucessivos atrasos na manutenção dos seus navios, cada vez mais recorre a estaleiros estrangeiros, ficando dependente das prioridades das armadas de outros países.

"Neste ano, praticamente, a Marinha não vai navegar. É inacreditável."

"Sem o Arsenal do Alfeite capaz a breve prazo, tenho a certeza de que a Marinha ficará inoperacional em pouco tempo, em meia dúzia de meses. E estamos perto disso. É preciso uma administração que conheça o negócio da indústria naval e que modernize o Arsenal com equipamentos e pessoas. Neste ano, praticamente, a Marinha não vai navegar. É inacreditável", assevera o ex-chefe do Estado-Maior da Armada, Melo Gomes.


Também já quase não há navios, portanto....
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4301
  • Recebeu: 294 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +56/-27
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #85 em: Setembro 15, 2020, 08:47:13 am »
Hoje no DN.

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/15-set-2020/arsenal-do-alfeite-vai-o-historico-estaleiro-recuperar-ou-afundar-se-de-vez-12715680.html

A Marinha, a sofrer diretamente com sucessivos atrasos na manutenção dos seus navios, cada vez mais recorre a estaleiros estrangeiros, ficando dependente das prioridades das armadas de outros países.

"Neste ano, praticamente, a Marinha não vai navegar. É inacreditável."

"Sem o Arsenal do Alfeite capaz a breve prazo, tenho a certeza de que a Marinha ficará inoperacional em pouco tempo, em meia dúzia de meses. E estamos perto disso. É preciso uma administração que conheça o negócio da indústria naval e que modernize o Arsenal com equipamentos e pessoas. Neste ano, praticamente, a Marinha não vai navegar. É inacreditável", assevera o ex-chefe do Estado-Maior da Armada, Melo Gomes.


Também já quase não há navios, portanto....

É muito fácil falar, trabalhar sem receber é lixado!

A culpa aqui é da Marinha e do MDN que primeiro manda fazer e que depois paga quando lhe apetece.

Quando não se paga, os navios nem modernizados são, vê se a fragata que está na Holanda!
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7054
  • Recebeu: 3086 vez(es)
  • Enviou: 1640 vez(es)
  • +1668/-132
Re: Arsenal do Alfeite
« Responder #86 em: Novembro 21, 2020, 07:54:52 pm »
Se em tempo útil o MDN, tivesse feito ao AA a encomenda das tais LFC, DE patrulhas Costeiros, e se tivesse acrescentado um par de LDG, a situação financeira do Estaleiro seria outra.
Já nem falo dos MLU das VdG.

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/alfeite-sem-dinheiro-para-subsidios-de-natal-ministro-remete-para-administracao

Abraços