Expliquem me tecnicamente como um sistema deste tipo pode ser operado por separatistas?
Junte-se à festa, juntamente com os próprios ucranianos, que ainda não tinham percebido como é que tinham perdido até um IL-76, além de vários An-26, sem perceberem como é que os terroristas estavam a atingir aviões a altitudes superiores às dos mísseis anti-aéreos portáteis.
Os ucranianos disseram várias vezes que por exclusão de partes, os aviões que tinham sido perdidos a grande altitude, só poderiam ter sido atingidos por mísseis lançados a partir da Russia.
Ou seja: Os ucranianos não acreditavam que os rebeldes pro-russos tivessem esses sistemas.
Aparentemente pelo menos um desses sistemas foi capturado.
A tese mais simples, é a de que apenas o sistema lançador estava disponível, juntamente com qualquer sistema de orientação adaptado.
Os russos são especialistas em adaptações e desenrascanço.
Aliás, se quem operava o sistema não tinha conhecimento total de como ele funciona, isso pode explicar o abate de um alvo que estava mal identificado.
A outra tese, claro, implica que os russos abateram o avião, que afinal estava próximo da sua fronteira e dentro do raio de ação do sistema.
Mas isso é ir longe demais, porque os russos tinham acesso a uma parafernália de sistemas de controlo e sabiam seguramente que aquilo era um avião comercial. Não há como por as coisas de outra forma. Era dizer que os russos criaram esta situação de propósito.
Os primeiros relatos russos afirmavam que o avião caira a mais de 200km da fronteira.
