Não são os militares que tomam a decisão final, quem toma é sempre o governo.
Por mais que me esforce, não consigo encontrar diferenças significativas entre o que disse anteriormente e o que acabaste de dizer. Enfim, dou-te um ponto pela redundância.
Pois, é por isso que o USMC trocou as suas Minimi por HK416... e em relação às G-36, já leste muitas queixas de militares Portugueses ou Espanhóis que as usam todos os dias...certo?
As informações que tenho indicam a substituição que referes foi parcial (somente cerca de 40% do inventário de M249 substituído por M27). Se tens informações mais precisas, pf, bota link. Relativamente a queixas da G36, de facto, só conheço as dos alemães — curiosamente o país fabricante de espingarda. Quanto aos outros dois países, os meus comentários são os seguintes:
a) Portugal tem umas duas ou três centenas de exemplares de tal arma o que, comparado com as dezenas de milhares de exemplares ao serviço da Alemanha, é estatisticamente irrelevante; mais os militares portugueses não são muito conhecidos por partilharem experiências — quer positivas, quer negativas.
b) Todos os equipamentos ao serviço das FFAA espanholas são os melhores do mundo e estão, obviamente, isentos de falhas. Da mesma forma, nunca vais ouvir um brasileiro, um indiano, ou um paquistanês a criticarem as suas FFAA e respectivos equipamentos, pois estes quatro países acima mencionados são as maiores super-potências militares do planeta.
Ah, antes que esqueça, podes perguntar a um colega do fórum (Foxtroop) o que ele achou da MG4, é que essa menina ainda passou-lhe pelas mãos. Ou então ao pessoal da FOEsp, ou ao pessoal do DAE, ou ao pessoal da UPF, ou ao pessoal do Batalhão de Comandos, ou ao pessoal do...
Com devido respeito ao colega Foxtroop, aos militares das unidades mencionadas e a ti próprio, só posso dizer que as opiniões de umas poucas dezenas de operacionais não são comparáveis às de dezenas de milhares de operacionais que utilizam as referidas metralhadoras belgas em, praticamente, todos os exércitos aliados (só para aí 4 ou 5 exércitos utilizam as congéneres alemãs).
Aliás, se queres que te diga, acho a relação entre a H&K (ou o seu representante em Pt) e as FFAA/FS algo duvidosa, como também achei duvidoso que o leasing de 2 submarinos (que acabaram sendo pagos a pronto) tenha ficado mais caro que a aquisição de 3 submarinos. Mas isso sou eu que gosto de teorias da conspiração.