NATO estima que Portugal destine 2% do seu PIB a defesa este ano
Estimativas publicadas pela NATO indicam Portugal é um dos países que regista uma percentagem mais baixa nos gastos de defesa, juntamente com Luxemburgo, Espanha, República Checa, Bélgica, Macedónia do Norte e Alemanha
Agência Lusa
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) estimou esta quinta-feira que Portugal aloque já 2% do Produto Interno Bruto (PIB) à área da defesa, em linha com o prometido pelo Governo, mas abaixo dos 2,76% de média dos aliados. Estimativas publicadas pela NATO indicam que Portugal deve este ano atingir a meta de destinar 2% do PIB à defesa, depois de o Governo ter antecipado este objetivo para 2025, acima dos 1,58% de 2024 e 1,33% em 2023.
Estes ainda são dados provisórios, mas Portugal é dos que regista uma percentagem mais baixa, de 2%, juntamente com Luxemburgo, Espanha, República Checa, Bélgica, Macedónia do Norte e Alemanha. No conjunto dos aliados da Aliança Atlântica, esta média é de 2,76% do PIB (com base em preços de 2021), o que compara com 2,61% em 2024 e com 2,44% em 2023. Quem gasta mais é a Polónia (4,48%), Lituânia (4%), Letónia (3,73%), Estónia (3,38%), Noruega (3,35%), Estados Unidos e Dinamarca (ambos com 3,22%). Para este ano, a meta da NATO era precisamente 2% do PIB.
Na cimeira da NATO realizada em junho, os 32 aliados da Aliança Atlântica assumiram o compromisso de gastarem, até 2035, 3,5% do PIB em despesas militares tradicionais (forças armadas, equipamento e treino) e 1,5% do PIB adicionais em infraestruturas de cibersegurança, prontidão e resiliência estratégica, um acréscimo face ao atual objetivo de 2%. O relatório divulgado foi feito com base em dados recolhidos até junho deste ano.
Esta quinta-feira à noite realiza-se em Copenhaga um jantar que vai anteceder na sexta-feira a reunião informal dos ministros da Defesa da União Europeia, na capital dinamarquesa pela presidência do Conselho assumida pela Dinamarca.
https://expresso.pt/internacional/2025-08-28-nato-estima-que-portugal-destine-2-do-seu-pib-a-defesa-este-ano-646274b6
Pois. Mas ainda continuo à espera que se saiba onde irão gastar os 0,40% (aprox.) que faltam para atingir esse objectivo...
É que falamos de mais de 1.100 MM de euros, para uma previsão do PIB 2025 à roda de 290.000 MM
Essa é exactamente a minha questão. É que até ver, está tudo na mesma, portanto aquela estimativa só pode ser baseada em contabilidade artística.
A notícia pode ser péssima para as FA, pois dá aos responsáveis o caminho para não gastar nem mais um cêntimo este ano, porque a NATO "já acha que gastámos".
O que vejo é outros países a assinar contratos com alguma regularidade. Aqui os únicos contratos que se assinam são os do futebol.
Mas agora vamos ter uma enchente de notícias acerca da chegada das primeiras trotinetes com asas. Já vai dar para fingir que se investe na Defesa, e desviar a atenção das lacunas.