Vão ter de abrir os cordões à bolsa, ou uma parte considerável vai sempre tentar fugir para a GNR ou PSP.
Uma forma de cativar os militares, para além de terem um salário pelo menos equivalente a um Agente da PSP ou GNR, era por exemplo logo no início de carreira atribuírem um prémio de permanência de uns 20 ou 30 000€, desde que permanecessem nas FA até aos 50 anos, por exemplo. Se quiserem sair, antes dos 50 anos (50, 45, por aí), teriam de devolver o dinheiro!
Esse valor já ajudava bastante no início de carreira!
Se estivermos a falar de 1000 recrutas por ano a 30 000€, estamos a falar em 30 milhões anuais. Não é um custo exagerado e custa certamente menos do que terem falta de pessoal.
Agora há duas semanas, por ocasião do aniversário de um familiar, tive oportunidade de falar com o meu cunhado que trabalha numa conhecida instituição financeira. A dada altura, a meio da conversa, ele diz-me que este ano, e somente pelas suas mãos, já tinham passado mais de 40 pedidos de empréstimo de militares que pretendem sair dos ramos antes do fim do contrato. Ou seja, preferem pagar para sair do que se manter nas Forças Armadas, e se esta sangria não é um problema para o Governo, então não sei sinceramente o que será.
E a situação não é nova, como se pode ver por esta notícia do diário Público de há precisamente 5 anos atrás:
https://www.publico.pt/2018/08/18/politica/noticia/ha-pracas-a-pagarem-ate-3000-euros-para-rescindirem-contrato-1841323
Eu vejo aqui vários problemas. Um é a ausência de peso político na pasta da Defesa (que peso político poderá ter a Ministra da Igualdade de ....... e da Defesa?);
Outro é o completo desprezo do poder político pelas Forças de Segurança e Forças Armadas! Especialmente com partidos de esquerda que eu cheguei a ouvir que a PSP deveria andar desarmada no meio da população!!!!! (bem sei que o fulano foi líder do BE, mas fez parte da geringonça que governou o país)! A esquerda nunca aceitou disciplina ou quem a possa impor!
Outro descarado é o baixíssimo salário que é dado a quem serve as FA. Por esse motivo eu sei (até porque tenho muitos familiares na PSP e GNR) que as FA perdem muitos elementos das as Forças de Segurança! Porquê? Porque pagam melhor e conseguem ter uma vida mais estável!!!!!!
Como é que se combate isso? Fácil, aumentando o salário e até dando um prémio para que fiquem nas FA pelo menos 20 ou 30 anos!!!!!
Mas também lhe digo, os chefes militares podiam fazer mais e exigirem mais. Pelo menos para as condições dadas aos recursos humanos! Os políticos não ligam? Ou fazem barulho ou vão ter com o PR (apesar de que acho que já não estará a 100%), mas alguma coisa tem de ser feita. Caso contrário são acusados de cumplicidade para com os políticos!
Outro aspecto, as próprias FA deviam mostrar serviço e começarem a demonstrar que sabem reformar-se a elas próprias (ao contrário deste desgoverno) e por exemplo começarem com Orçamento Base Zero!!!!! Basta isto para aparecerem muitos milhões de euros de todo o lado! Mas muita gente não quer isto, quer que tudo se mantenha igual!