Podemos fazer uma lista com as diferentes "classes":
-sistema barato, leve, compacto e descartável - M72 LAW em variantes modernas
-canhão sem recuo - Carl Gustaf
-míssil guiado, compacto e portátil - Spike SR ou NLAW
-míssil guiado de médio alcance com tripé e montado em veículos - Akeron MP, Spike LR
-míssil de ongo alcance montado em veículos opcional - Spike ER/ER2
Aos quais acrescem as opções de nicho/para unidades específicas:
-míssil de extra longo alcance, para veículos de unidades especializados, para navios e para hipotéticos helicópteros - Spike NLOS
-míssil guiado e portátil de médio alcance - Javelin com LW CLU
O Javelin é demasiado caro (240k por míssil, e 240k por CLU), para ser incorporado de forma tão abrangente como o Milan.
Seria um míssil para contextos específicos, por exemplo, uma unidade das forças especiais, numa missão onde a ameaça blindada seja forte, sem acesso a uma viatura com armamento anti-carro (apeada ou limitada a ATVs por exemplo), onde este míssil portátil oferece um alcance superior aos outros, ao mesmo tempo que é mais leve que os sistemas montados em tripé.
Parece-me que o LAW e o Spike SR/NLAW se complementam. Por serem leves e compactos adequam-se para unidades apeadas, de Infantaria Mecanizada, para combate urbano, etc.
O CG tem uma "pegada logística" maior, por ser recarregável, e é mais pesado. Brilha quando a unidade que o opera, pode tirar partido de ser recarregável e do leque de munições disponível. Uma equipa de comandos, com viatura própria (ST5) já pode usar essas vantagens.
Sem um meio onde transportar as munições, alguém vai ter que as carregar na mala.
