Conforme escrevi no post dedicado ao Canadair, a versão que terá sido alvo de uma carta de intenções europeia é mais precisamente o DHC-515 ou Canadair 515, projetada para transportar o máximo de 7.000 litros, não tendo até ao momento sido construída nenhuma, estimando-se o seu custo unitário na ordem dos 50 milhões de dólares. A abertura da linha de fabrico implica a existência de um número de aeronaves com aquisição firme, o que até agora, tanto quanto se sabe, não aconteceu. Em termos de intenção a Indonésia, em 2019, manifestou interesse na aquisição de 6 unidades: 2 na versão Fire Fighting e 4 na versão First Responder.
Em março de 2022 a Viking Air anunciou em Bruxelas ter obtido a carta de intenções, já referida, para a compra de 22 unidades do DHC-515, sendo que o primeiro aparelho somente será entregue a partir da segunda metade deste decénio prolongando-se as entregas até 2030.
Sabe-se que, os contratos relativos às unidades de cada país terão de ser ratificados pelo respetivo estado-membro, sendo que 12 destes aviões serão financiado por fundos europeus. 2 aviões para Portugal, 2 aviões para Espanha, 2 aviões para França, 2 aviões para Itália, 2 aviões para Croácia e 2 dos 7 a adquirir pela Grécia. Os restantes cinco não foi possível obter a confirmação do seu destino, se ficarão como reserva à ordem do RescEU criado 2019, ou até se, eventualmente, poderão ser adquiridos pelos Estados-membros a expensas próprias, como acontece no caso Grego com a eventual aquisição de mais 5 para além dos financiados.
A versão a CL-415EAF (Enhanced Aerial Firefighter) vendidas entretanto a um valor de cerca de 33 milhões de dólares por unidade e adquiridas pela a empresa Bridger Aerospace em número de 6 unidades e por Marrocos que adquiriu 3, resultou da aquisição feita pela Viking de células usadas da versão CL 215T e da sua posterior transformação. Sabe-se que a Viking adquiriu inicialmente 11 células do CL 215T pelo que ainda lhe restam 2.
Algumas perguntas estão por responder.
Para cumprir os prazos indicados até agora pelo Estado português para a aquisição de meios aéreos pesados, somente poderão ser encontrados no mercado de usados, os dois aviões indicados. Serão esses aviões recuperados pela Viking e transformados na versão 415EAF ou serão simplesmente 215T. Assim sendo, independente de ser CL 215T ou 415EAF, é essa aquisição independente da carta de intenções europeia que projeta somente iniciar a receção da primeira das 22 unidades de DHC-515 para além de 2025 e a última em 2030.
Significa isso que Portugal terá duas unidades adquiridas diretamente e mais duas recebidas posteriormente e integralmente financiadas pelo mecanismo europeu.
Responda quem souber.