6 Geração

  • 77 Respostas
  • 9994 Visualizações
*

mayo

  • Analista
  • ***
  • 639
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 1193 vez(es)
  • +260/-1687
Re: 6 Geração
« Responder #75 em: Junho 09, 2025, 05:13:17 pm »
Parece-me uma decisão mais acertada do que os F-35. Que cada vez mais parecem um remendo intermédio que não será nada de especial em 10 anos. Provavelmente a data em que os começaríamos a receber.
Mas isto é só uma opinião.

Concordo até certo ponto, do ponto de vista técnico.
Por outro lado não existem alternativas de caças mais leves nem de 5ª nem de 6ª geração, por isso para a nossa carteira o F-35 é aquilo que podemos (mal) suportar. Em adição a isto ao contrário do que se afirma por aí os estates e a Europa são as unicas potências que publicamente têm anunciado ter verdadeiros projectos de 6ª geração em desenvolvimento (todos eles grandes e dispendiosos). O que se vê na china, J-20 e J-35 são alegadamente de 5º (não estou 100% convicto que têm sequer o mesmo nivel de furtividade que um F-35), o J-36 não é um caça de 6ª geração, é um F-111 re-imaginado como sendo de 5ª ou um FB-22 chinês. O J-50 com as pontas das asas basculantes a meu ver não passa de um X-plane chinês. Superficies moveis não conferem furtividade e aumentam a assinatura de radar.

Do ponto de vista geostratégico já é tarde para adquirir novo caça. A guerra da Ucrãncia vai acabar antes de recebermos quaisquer novos caças, e dá a sensação que a seguir será no oceano pacifico (tal como na 2ª Guerra mundial). Para fazer a diferença já deviamos ter os caças, pilotos treinados e stock nos paiois. Depois deste ciclo de destruição vamos ver reduções nos orçamentos de defesa outra vez tal como nos anos 90...

Por estas razões todas, a unica opção realista a meu ver é adquirir os F-35 o mais depressa possível.

Já o disse mais acima, os únicos aviões novos que vai ter a FAP vão ser os A-29 !

*

Pilotasso

  • Membro
  • *
  • 132
  • Recebeu: 64 vez(es)
  • Enviou: 38 vez(es)
  • +51/-11
Re: 6 Geração
« Responder #76 em: Junho 09, 2025, 05:35:51 pm »
No cenário de guerra moderna e no contexto geopolitico atual é isto o que eu penso dos bicos-compridos:
 c56x1
:mrgreen:
« Última modificação: Junho 09, 2025, 05:37:54 pm por Pilotasso »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente, PTWolf

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 98
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 765 vez(es)
  • +168/-125
Re: 6 Geração
« Responder #77 em: Junho 09, 2025, 07:25:34 pm »
Parece-me uma decisão mais acertada do que os F-35. Que cada vez mais parecem um remendo intermédio que não será nada de especial em 10 anos. Provavelmente a data em que os começaríamos a receber.
Mas isto é só uma opinião.

Concordo até certo ponto, do ponto de vista técnico.
Por outro lado não existem alternativas de caças mais leves nem de 5ª nem de 6ª geração, por isso para a nossa carteira o F-35 é aquilo que podemos (mal) suportar. Em adição a isto ao contrário do que se afirma por aí os estates e a Europa são as unicas potências que publicamente têm anunciado ter verdadeiros projectos de 6ª geração em desenvolvimento (todos eles grandes e dispendiosos). O que se vê na china, J-20 e J-35 são alegadamente de 5º (não estou 100% convicto que têm sequer o mesmo nivel de furtividade que um F-35), o J-36 não é um caça de 6ª geração, é um F-111 re-imaginado como sendo de 5ª ou um FB-22 chinês. O J-50 com as pontas das asas basculantes a meu ver não passa de um X-plane chinês. Superficies moveis não conferem furtividade e aumentam a assinatura de radar.

Do ponto de vista geostratégico já é tarde para adquirir novo caça. A guerra da Ucrãncia vai acabar antes de recebermos quaisquer novos caças, e dá a sensação que a seguir será no oceano pacifico (tal como na 2ª Guerra mundial). Para fazer a diferença já deviamos ter os caças, pilotos treinados e stock nos paiois. Depois deste ciclo de destruição vamos ver reduções nos orçamentos de defesa outra vez tal como nos anos 90...

Por estas razões todas, a unica opção realista a meu ver é adquirir os F-35 o mais depressa possível.

Já o disse mais acima, os únicos aviões novos que vai ter a FAP vão ser os A-29 !
SR22 e DHC-515 dizem olá!