Estão a falar de que choque petrolífero o de 1985? aquele que foi precisamente ao contrário e fez baixar o barril do petróleo (na altura 191 litros) para perto dos 10 dólares (chegaram a sair petroleiros do Golfo com barris negociados a 6 dólares
Estava a referir-me a 1979, o crise do petroleo resultante (in)directamente da crise iraniana, teve um impacto muito significativo em Portugal, especialmente quando se tentava que a economia saisse do marasmo(para nao dizer pior) dos anos antecedentes.Era entao ministro do governo Sa Carneiro um certo ...Cavaco Silva.A historia desse periodo(que incluiu uma famosa revalorizaçao do escudo) é certamente interessante, mas noutro forum ( bem como os que citou em nota sobre as" nacionalizaçoes, reforma agraria(?) e outros 'mitos" da direita"
)
No resto...compreendo que nao aprecie Cavaco, eu proprio nao sou seu admirador incondicional(aceito a sua definiçao de ele nao ser aparentemente um conciliador nato, se considera ser isso um valor imprescindivel para o cargo de PR), mas perante as figuras que estao aparentemente em liça, confesso que a titulo pessoal me parece a menos desadequada.Nao tenho por habito, sempre que posso, nao votar ou votar em branco, pois por vezes tal como na nossa vida do dia-a-dia, temos de fazer concessoes... e nem que seja pela negativa, nao deixar que outros assumam o nosso voto.
Cumprimentos
Sem querer ser teimoso, em 1979 o primeiro-ministro, ou melhor A primeiro-ministro era Maria de Lurdes Pintassilgo, Sá Carneiro só chegou lá em 1980. Acho.
Por outro lado, não sei de que marasmo fala. Acredito nas dificuldades normais de um país que fez uma Revolução, daí atravessar dificuldades inerentes a um Corte e não a uma Continuação, é que um marasmo é um período de abrandamento numa continuidade.
Curiosamente, e ao contrário dos mitos criados, a Reforma Agrária e as Nacionalizações foram benéficas no imediato para o país, com elas, o Corte foi mais fácil de aguentar, mas essa discusão fica para outro lado...
Não sou eu que acho que o PR deve ser conciliador, são os agentes económicos, os comentadores, os muito em voga politólogos (atenção não estou a falar do Vulgarologo Nuno Rogeiro), que não adivinham em Cavaco um pessoa de caracter apaziguador e que seja capaz de ouvir os vários lados da questão. Talvez os 10 anos de celibato o tenham mudado. Mas também quem tem a certeza???
É com base nesse voto útil que fala que o Centrão se passa a vida a queixar. Mas são opiniões.
Cumprimentos.
Leonidas, a Democracia e a República têm as suas fraquezas, não há sistemas perfeitos, ímpios e indeléveis. A candidatura de Mário Soares e de Cavaco Silva são disso o pior exemplo.