KC-390 na FAP

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4680 em: Outubro 15, 2025, 05:23:25 pm »
Há muito tempo que se sabe... não tem espinhas.
Não é à toa que está a vender como vende.
O C130H foi um grande avião,  o J é uma excelente máquina,  mas tirando algumas vantagens em operações específicas,  estão totalmente ultrapassados.
Nisso, mais uma vez, a EMBRAER teve um olho comercial cirúrgico.
Criou um modelo que veio ocupar comodamente um sector de mercado em que os concorrentes estavam a "dormir".
E fez as coisas simples,  a começar pela seleção de um motor "globalizado", fiável e com provas dadas.
Em 90% dos casos (ou mais) o KC-390 é mais eficiente do que o C130. Simples.
João Pereira
 
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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4681 em: Outubro 15, 2025, 05:29:06 pm »
Acho que está difícil perceber mesmo.

O consumo específico de cada motor, por si só, é irrelevante.

É preciso saber o consumo por hora e o tempo que demora a percorrer a mesma distância.
O C130J consome menos por hora, mas demora mais horas a fazer o mesmo percurso, por isso no fim, para percorrer a mesma distância precisa de mais combustível.

O consumo específico do motor é que é importante para ver o rendimento do mesmo !

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Galicia

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4682 em: Outubro 15, 2025, 05:31:26 pm »
Quantos C-130J e KC-390 foram vendidos nos últimos, digamos, dois anos?
 

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JohnM

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4683 em: Outubro 15, 2025, 05:43:10 pm »
Quantos C-130J e KC-390 foram vendidos nos últimos, digamos, dois anos?
Que eu saiba, em 2024 e 2025 foram anunciados ou assinados novos contratos para 4 C/KC-130J e 19 C/KC-390.
 

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4684 em: Outubro 15, 2025, 07:06:57 pm »
Isso vale o que vale.
Basta os EUA ou um dos seus principais parceiros (UK, Austrália...) encomendarem C130's e baralham essas contas todas.
O mais significativo  é que o KC-390 está a substituir gradualmente o C130 em países que o operavam.
Falta-lhe ainda uma "grande" venda. A Índia é uma hipótese. 
Para já,  de pequeno cliente em pequeno cliente,  vão colecionando vendas...
Portugal,  Holanda, Suécia, Áustria, Brasil... e outros se seguirão certamente.
João Pereira
 

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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4685 em: Outubro 15, 2025, 07:45:54 pm »
Acho que está difícil perceber mesmo.

O consumo específico de cada motor, por si só, é irrelevante.

É preciso saber o consumo por hora e o tempo que demora a percorrer a mesma distância.
O C130J consome menos por hora, mas demora mais horas a fazer o mesmo percurso, por isso no fim, para percorrer a mesma distância precisa de mais combustível.

O consumo específico do motor é que é importante para ver o rendimento do mesmo !

Já estás no spin porque já percebeste que não tens razão?

Ninguém está a aqui a discutir rendimentos de motor, a discussão era qual dos dois consumia menos para fazer a viagem entre os states e Portugal, para trazer o heli. Ao contrário do que disseste, já se chegou à conclusão que o KC390 gasta bastante menos e não é pelo facto do motor ser mais económico, é pelo facto de ser mais rápido a fazer a mesma distância.
9 kc390 gasta mais por hora mas gasta menos por MN.
 

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mayo

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4686 em: Outubro 15, 2025, 08:39:40 pm »
Acho que está difícil perceber mesmo.

O consumo específico de cada motor, por si só, é irrelevante.

É preciso saber o consumo por hora e o tempo que demora a percorrer a mesma distância.
O C130J consome menos por hora, mas demora mais horas a fazer o mesmo percurso, por isso no fim, para percorrer a mesma distância precisa de mais combustível.

O consumo específico do motor é que é importante para ver o rendimento do mesmo !

Já estás no spin porque já percebeste que não tens razão?

Ninguém está a aqui a discutir rendimentos de motor, a discussão era qual dos dois consumia menos para fazer a viagem entre os states e Portugal, para trazer o heli. Ao contrário do que disseste, já se chegou à conclusão que o KC390 gasta bastante menos e não é pelo facto do motor ser mais económico, é pelo facto de ser mais rápido a fazer a mesma distância.
9 kc390 gasta mais por hora mas gasta menos por MN.

Estas enganado, o consumo específico ( e a potencia ), é a primera coisa que vê uma Cia aérea quando escolhe um motor para os seus aviões ! Isso é menos importante para os aparelhos militares ( é o contribuinte que paga ).

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Lampuka

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4687 em: Outubro 15, 2025, 11:27:22 pm »
Citar
...é a primera coisa que vê uma Cia aérea quando escolhe um motor para os seus aviões

Caro mayo, disseste bem, o motor.
Isso no caso de existir mais do que uma opção de motor para o mesmo modelo.

Quando uma companhia aérea decide entre um 320 ou um 737, tem uma visão mais abrangente.  O motor, lugares, carga, eficiência (que é influenciada pelos motores, aerodinâmica, materiais...), custo, custos operacionais, manutenção,  prazos de entrega...

O que estamos a discutir é diferente.

Saiu de Portugal um KC-390 para ir aos Estados Unidos carregar um helicóptero com cerca de 6t.

Um determinado trajecto realizado em determinado tempo.

Alguém questionou se o C130-H poderia ter feito o mesmo? E se custaria mais ou menos?

Partindo do princípio que o heli também cabia no C130H,  a primeira diferença seria o tempo necessário. Mais cerca de 10 horas de voo.

A partir daí é matemática. Um consome x durante y horas.

Outro z durante k horas, que são mais 10 do que y.

Fazendo as contas, além de mais rápido, o KC-390 é mais económico.

Até pode acontecer do motor do C130H ser mais eficiente do que o do KC-390.  Mas o avião, neste tipo de missão, não é.
Por serem 2 vs 4, o avião mais lento, e a diferença de consumo por unidade (motor) não ser suficientemente mais baixa para compensar essas duas situações.

Abraço
« Última modificação: Outubro 15, 2025, 11:55:52 pm por Lampuka »
João Pereira
 
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yuwanko

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #4688 em: Hoje às 09:27:52 am »
Citar
...é a primera coisa que vê uma Cia aérea quando escolhe um motor para os seus aviões

Caro mayo, disseste bem, o motor.
Isso no caso de existir mais do que uma opção de motor para o mesmo modelo.

Quando uma companhia aérea decide entre um 320 ou um 737, tem uma visão mais abrangente.  O motor, lugares, carga, eficiência (que é influenciada pelos motores, aerodinâmica, materiais...), custo, custos operacionais, manutenção,  prazos de entrega...

O que estamos a discutir é diferente.

Saiu de Portugal um KC-390 para ir aos Estados Unidos carregar um helicóptero com cerca de 6t.

Um determinado trajecto realizado em determinado tempo.

Alguém questionou se o C130-H poderia ter feito o mesmo? E se custaria mais ou menos?

Partindo do princípio que o heli também cabia no C130H,  a primeira diferença seria o tempo necessário. Mais cerca de 10 horas de voo.

A partir daí é matemática. Um consome x durante y horas.

Outro z durante k horas, que são mais 10 do que y.

Fazendo as contas, além de mais rápido, o KC-390 é mais económico.

Até pode acontecer do motor do C130H ser mais eficiente do que o do KC-390.  Mas o avião, neste tipo de missão, não é.
Por serem 2 vs 4, o avião mais lento, e a diferença de consumo por unidade (motor) não ser suficientemente mais baixa para compensar essas duas situações.

Abraço

Ele já percebeu, custou mas chegou lá.

No entanto é daquelas pessoas que nunca dá o braço a torcer, se achasse que tinha razão já estaria aos gritos, a ofender toda a gente e a colocar emojis a bater com a cabeça na parede.

Agora, como não tinha razão e é matematicamente facilmente comprovável, vai agarrar-se a todos os pormenores para desviar o assunto  ;D