E das duas missões... qual era, previsivelmente, a que fazia manchete no CM...? 
É óbvio que todos sabemos qual seria.
Imagino então se algum dia se materializar algo como um A330 MRTT. 
P.S. Ainda me recordo de uma manchete do CM de 1988 ou 89 que apelidava o 1º P-3P de "avião espião", e das pessoas se indagarem porque raio precisava Portugal de um avião espião como tinham os norte-americanos.
Absolutamente incrível 
Cheguei a ter algumas "discussões" com amigos e familiares que me garantiam que Portugal tem desde porta-aviões a "bombardeiros raia" (acho que se referiam ao B2. Talvez F117?), só estavam eram muito secretos 
Também já discuti com um, a propósito dos incêndios florestais, que dizia que as FA tinham centenas de helicópteros.
Há uma total incapacidade de comunicação ou talvez falta de vontade.
Nas últimas décadas sempre que quis passar a mensagem que eram muito bons e estavam bem preparados para tudo.
A percepção do cidadão comun está totalmente desfasada da realidade.
Isto talvez seja bom para os ordenados dos generais mas não o é para o equipamento das FA.
Há uns bons anos, estava a beber uma cerveja com dois amigos numa esplanada, e estavam-me a perguntar como era a tropa e mais não sei quê. Comentei o dia a dia, e lá veio a típica pergunta das armas e como era disparar e coisas dessas. Com muitas perguntas e risadas, lá fui dizendo que não, não tínhamos cenas de ver através das paredes, que o máximo que tínhamos era uns NVG de 1985, e se calhar uns quatro por batalhão. A mesma conversa sobre coletes balísticos (tinham visto na altura aquele programa do Future Weapons a mostrar o "DragonSkin") e eu mencionei que os nossos eram velhos, insuficientes e ultrapassados. Endim, um conjunto de coisas, mas nada que não se pudesse confirmar em 5 minutos na wikipédia. Revelei 0 sobre reais capacidades, TTPs ou quaisquer outras informações sensíveis.
Para meu espanto, um senhor de alguma idade que era o único outro presente na esplanada, que aparentemente trabalhava no MDN, veio dar-me um chá sobre estar a revelar segredos de estado, de estar a servir de informador, e mais uma série de coisas. Expliquei que literalmente 0 do que eu disse era confidencial ou reservado, mas mesmo assim, levei o chá.
Já na altura achei completamente absurdo as pessoas fingirem que revelar que os M577 são, essencialmente, sucata ultrapassada, é pôr em causa a segurança nacional. Vissem os relatórios publicados pelas FFAA americanas, por exemplo, e tinham uma síncope cardíaca... Acredito mais que não se revela por vergonha, mais do que por algum sentido de secretismo.