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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Charlie Jaguar em Setembro 26, 2024, 03:22:46 pm

Título: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 26, 2024, 03:22:46 pm
Foi hoje publicado um despacho em Diário da República que autoriza a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição de novas aeronaves de instrução elementar, isto é, os substitutos do septuagenário Sistema de Armas Chipmunk Mk.20 da Academia da Força Aérea, num montante máximo de 7,317M€, verba essa inscrita e assegurada na LPM.

A argumentação é óbvia, ou seja, o elevado grau de obsolescência operacional da frota Chipmunk.

Citar
Despacho n.º 11312/2024

A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem por missão principal participar, de forma integrada, na defesa militar da República, nos termos da Constituição e da lei, sendo fundamentalmente vocacionada para a geração, preparação, aprontamento e sustentação de forças e meios da componente operacional do sistema de forças. No âmbito da sua missão, é fundamental o processo de seleção dos candidatos para a especialidade de piloto-aviador (PILAV), com um estágio de voo, bem como a instrução elementar de pilotagem dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a fase de seleção de candidatos para a especialidade de PILAV, bem como a instrução elementar de pilotagem dos cadetes da AFA, encontram-se alicerçadas no Sistema de Armas (SA) "Chipmunk MK 20", que conta com mais de 70 anos ao serviço da FAP, e possui um elevadíssimo grau de obsolescência operacional, técnica e logística, provocado pela sua vetustez, incompatível com o novo modelo de instrução de pilotagem que se pretende edificar, coadunado aos atuais e futuros requisitos operacionais e tecnológicos.

Importa, portanto, dar início ao processo de substituição do SA "Chipmunk MK 20", com o objetivo de assegurar não só a segurança, competência, prontidão e eficácia exigidas na instrução de pilotagem, mas também o cumprimento dos requisitos de aeronavegabilidade e interoperabilidade que decorrem dos regulamentos aeronáuticos europeus, dos quais Portugal é signatário.

A substituição do "Chipmunk MK 20" não se circunscreve à aquisição de novas aeronaves de instrução elementar, estendendo-se à obtenção de um SA, capaz de integrar, de forma coerente, o ecossistema de capacidades de treino, incluindo sistemas sintéticos, bens e serviços, necessário para implementação do novo paradigma de formação dos pilotos da FAP.

O financiamento para a substituição do SA "Chipmunk MK 20" está assegurado pelas verbas da Lei de Programação Militar (LPM), inscritas na FAP, na Capacidade "Instrução de Pilotagem e Navegação Aérea", no Projeto "Instrução de Pilotagem".

Assim:

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 10.º da Lei de Programação Militar, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1/2023, de 17 de agosto, na alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, na sua redação atual, na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua redação atual, no artigo 109.º do Código dos Contratos Públicos, e nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo, determino o seguinte:

1 - Autorizar a Força Aérea Portuguesa (FAP) a assumir o encargo plurianual e a realizar a despesa com a aquisição das novas aeronaves de instrução elementar, incluindo sistemas de treino sintético, bens e serviços, até ao montante máximo de 7 317 073,17 EUR (sete milhões, trezentos e dezassete mil, setenta e três euros e dezassete cêntimos), ao qual acresce o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), a financiar através de verbas inscritas para a FAP, na Lei de Programação Militar, na Capacidade "Instrução de Pilotagem e Navegação Aérea", no Projeto "Instrução de Pilotagem", para os anos de 2025 a 2030.

2 - Estabelecer que, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do presente despacho, os encargos orçamentais decorrentes da execução da despesa referida no número anterior não podem exceder, em cada ano económico, os seguintes montantes, aos quais acresce o IVA à taxa legal em vigor:

a) 2025 - 5 853 658,54 EUR (cinco milhões, oitocentos e cinquenta e três mil, seiscentos e cinquenta e oito euros e cinquenta e quatro cêntimos);

b) 2026 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

c) 2027 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

d) 2028 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

e) 2029 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

f) 2030 - 162 601,63 EUR (cento e sessenta e dois mil, seiscentos e um euros e sessenta e três cêntimos).

3 - Estabelecer que os montantes fixados, no número anterior, para os anos de 2026 a 2030, podem ser acrescidos dos saldos apurados nos anos que lhes antecedem.

4 - Delegar, com faculdade de subdelegação, no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento para a aquisição suprarreferida, até à sua conclusão com a outorga dos respetivos contratos, também incluídas nesta delegação de poderes, bem como todos os atos a realizar no âmbito da execução contratual até à sua completa execução, incluindo o exercício dos poderes de conformação da relação contratual, autorizações de pagamento e cumprimento de obrigações fiscais.

5 - Reforçar que o exercício dos poderes conferidos pela presente delegação deve observar o cumprimento das regras da contratação pública aplicáveis, designadamente as de escolha dos tipos de procedimentos pré-contratuais, decisões que devem ser devidamente fundamentadas e, quando aplicável, sujeitas a fiscalização do Tribunal de Contas.

6 - Fixar que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

18 de setembro de 2024. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/11312-2024-888845030


Chapelada ao Drecas que no Twitter foi o, ou dos, primeiros a avançar com esta notícia.  ;)

Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sivispacem em Setembro 26, 2024, 04:14:10 pm
Foi hoje publicado um despacho em Diário da República que autoriza a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição de novas aeronaves de instrução elementar, isto é, os substitutos do septuagenário Sistema de Armas Chipmunk Mk.20 da Academia da Força Aérea, num montante máximo de 7,317M€, verba essa inscrita e assegurada na LPM.

A argumentação é óbvia, ou seja, o elevado grau de obsolescência operacional da frota Chipmunk.

Citar
Despacho n.º 11312/2024

A Força Aérea Portuguesa (FAP) tem por missão principal participar, de forma integrada, na defesa militar da República, nos termos da Constituição e da lei, sendo fundamentalmente vocacionada para a geração, preparação, aprontamento e sustentação de forças e meios da componente operacional do sistema de forças. No âmbito da sua missão, é fundamental o processo de seleção dos candidatos para a especialidade de piloto-aviador (PILAV), com um estágio de voo, bem como a instrução elementar de pilotagem dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a fase de seleção de candidatos para a especialidade de PILAV, bem como a instrução elementar de pilotagem dos cadetes da AFA, encontram-se alicerçadas no Sistema de Armas (SA) "Chipmunk MK 20", que conta com mais de 70 anos ao serviço da FAP, e possui um elevadíssimo grau de obsolescência operacional, técnica e logística, provocado pela sua vetustez, incompatível com o novo modelo de instrução de pilotagem que se pretende edificar, coadunado aos atuais e futuros requisitos operacionais e tecnológicos.

Importa, portanto, dar início ao processo de substituição do SA "Chipmunk MK 20", com o objetivo de assegurar não só a segurança, competência, prontidão e eficácia exigidas na instrução de pilotagem, mas também o cumprimento dos requisitos de aeronavegabilidade e interoperabilidade que decorrem dos regulamentos aeronáuticos europeus, dos quais Portugal é signatário.

A substituição do "Chipmunk MK 20" não se circunscreve à aquisição de novas aeronaves de instrução elementar, estendendo-se à obtenção de um SA, capaz de integrar, de forma coerente, o ecossistema de capacidades de treino, incluindo sistemas sintéticos, bens e serviços, necessário para implementação do novo paradigma de formação dos pilotos da FAP.

O financiamento para a substituição do SA "Chipmunk MK 20" está assegurado pelas verbas da Lei de Programação Militar (LPM), inscritas na FAP, na Capacidade "Instrução de Pilotagem e Navegação Aérea", no Projeto "Instrução de Pilotagem".

Assim:

Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 2.º e no n.º 2 do artigo 10.º da Lei de Programação Militar, aprovada pela Lei Orgânica n.º 1/2023, de 17 de agosto, na alínea c) do n.º 3 do artigo 17.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, na sua redação atual, na alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua redação atual, no artigo 109.º do Código dos Contratos Públicos, e nos artigos 44.º a 47.º do Código do Procedimento Administrativo, determino o seguinte:

1 - Autorizar a Força Aérea Portuguesa (FAP) a assumir o encargo plurianual e a realizar a despesa com a aquisição das novas aeronaves de instrução elementar, incluindo sistemas de treino sintético, bens e serviços, até ao montante máximo de 7 317 073,17 EUR (sete milhões, trezentos e dezassete mil, setenta e três euros e dezassete cêntimos), ao qual acresce o imposto sobre o valor acrescentado (IVA), a financiar através de verbas inscritas para a FAP, na Lei de Programação Militar, na Capacidade "Instrução de Pilotagem e Navegação Aérea", no Projeto "Instrução de Pilotagem", para os anos de 2025 a 2030.

2 - Estabelecer que, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do presente despacho, os encargos orçamentais decorrentes da execução da despesa referida no número anterior não podem exceder, em cada ano económico, os seguintes montantes, aos quais acresce o IVA à taxa legal em vigor:

a) 2025 - 5 853 658,54 EUR (cinco milhões, oitocentos e cinquenta e três mil, seiscentos e cinquenta e oito euros e cinquenta e quatro cêntimos);

b) 2026 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

c) 2027 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

d) 2028 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

e) 2029 - 325 203,25 EUR (trezentos e vinte e cinco mil, duzentos e três euros e vinte e cinco cêntimos);

f) 2030 - 162 601,63 EUR (cento e sessenta e dois mil, seiscentos e um euros e sessenta e três cêntimos).

3 - Estabelecer que os montantes fixados, no número anterior, para os anos de 2026 a 2030, podem ser acrescidos dos saldos apurados nos anos que lhes antecedem.

4 - Delegar, com faculdade de subdelegação, no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves, os poderes para a prática de todos os atos a realizar no âmbito do procedimento para a aquisição suprarreferida, até à sua conclusão com a outorga dos respetivos contratos, também incluídas nesta delegação de poderes, bem como todos os atos a realizar no âmbito da execução contratual até à sua completa execução, incluindo o exercício dos poderes de conformação da relação contratual, autorizações de pagamento e cumprimento de obrigações fiscais.

5 - Reforçar que o exercício dos poderes conferidos pela presente delegação deve observar o cumprimento das regras da contratação pública aplicáveis, designadamente as de escolha dos tipos de procedimentos pré-contratuais, decisões que devem ser devidamente fundamentadas e, quando aplicável, sujeitas a fiscalização do Tribunal de Contas.

6 - Fixar que o presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

18 de setembro de 2024. - O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/11312-2024-888845030


Chapelada ao Drecas que no Twitter foi o, ou dos, primeiros a avançar com esta notícia.  ;)

Se fosse há duas semanas atrás não me surpreeenderia que aparecesse 'alguém' a defender uma versão light do tucanito...  :mrgreen: :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sivispacem em Setembro 26, 2024, 04:21:07 pm
E agora uma questão (a sério, apesar de poder ser uma calinada das grandes): não se poderia fazer uma espécie de '2 em 1' e substituir com um único aparelho o Chipmunk e o Epsilon, que também creio que já deve estar no final da sua vida operacional?? 
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Setembro 26, 2024, 05:06:27 pm
E agora uma questão (a sério, apesar de poder ser uma calinada das grandes): não se poderia fazer uma espécie de '2 em 1' e substituir com um único aparelho o Chipmunk e o Epsilon, que também creio que já deve estar no final da sua vida operacional??

Com a chegada do ST, eu pensei que passaria a ser TB-30 (instrução elementar + básica) › ST (instrução avançada + instrução caça)... Mas eu não percebo nada disto  :P
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Duarte em Setembro 26, 2024, 05:32:04 pm
Pensava que os Chipmunk apenas serviam para rebocar planadores? :conf:
https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-8211-aguias
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sivispacem em Setembro 26, 2024, 05:50:57 pm
E agora uma questão (a sério, apesar de poder ser uma calinada das grandes): não se poderia fazer uma espécie de '2 em 1' e substituir com um único aparelho o Chipmunk e o Epsilon, que também creio que já deve estar no final da sua vida operacional??

Com a chegada do ST, eu pensei que passaria a ser TB-30 (instrução elementar + básica) › ST (instrução avançada + instrução caça)... Mas eu não percebo nada disto  :P

Pois, poderia ser uma hipótese. Mas se a FAP seguir em frente com o F-35 vai precisar de outro avião de treino avançado, pois o ST não tem 'balls' para isso (isso ou faer treino lá fora).
Aliás, o ST só é útil para treino avançado com os F-16 porque temos a versão B que permite fazer de OCU
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Drecas em Setembro 26, 2024, 06:08:32 pm
Apostas sobre quantas páginas este tópico vai ter até comprarem algo?  :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Pneucareca em Setembro 26, 2024, 07:50:26 pm
Para mim, uma soluçáo para treino na FAP era Dart ou Grob + M-256
Pelo montante disponível, quais as soluções possiveis?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Setembro 26, 2024, 07:58:08 pm
Este trabalho académico não fala em Instrução Primária, mas fala de Ins. Avançada.
E se lerem nas entrelinhas, fala no ST (ver Solução 3).

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30055/1/TII%20CAP%20DAVID%20FERNANDES.pdf

Algumas possibilidades para IP.
Inclui DART


Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Subsea7 em Setembro 26, 2024, 10:48:31 pm
Este trabalho académico não fala em Instrução Primária, mas fala de Ins. Avançada.
E se lerem nas entrelinhas, fala no ST (ver Solução 3).

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30055/1/TII%20CAP%20DAVID%20FERNANDES.pdf

Algumas possibilidades para IP.
Inclui DART


Mas ia falar sobre o que?
Diga-me, quanto lhe paga a Embraer, 1000 Eur/mes?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Setembro 26, 2024, 11:06:13 pm
Para mim, uma soluçáo para treino na FAP era Dart ou Grob + M-256
Pelo montante disponível, quais as soluções possiveis?

Segundo o Gemini, e se considerarmos que cada aeronave custará cerca de 1000000€:

Citar
Grob G 120TP: This is a popular choice for military flight training due to its reliability, ease of maintenance, and affordable price. It's often used for initial training and can be acquired for around €1,000,000.  
Diamond DA40 Starfighter: Another versatile option, the DA40 Starfighter offers good performance and modern avionics. Its price typically falls within the €1,000,000 range.
Tecnam P2010: Known for its fuel efficiency and low operating costs, the Tecnam P2010 is a suitable choice for military training. It can be acquired for around €1,000,000.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: wyldething em Setembro 27, 2024, 12:00:06 am
Se considerarmos que a LPM de 2019 previa 2.5M EUR para aeronaves de instrução básica, já é um avanço significativo  ;D
A intenção então era adquirir aeronaves "quase ultra-ligeiras" (palavras do CEMFA de então).
De todo o modo, para servir de aeronave de adaptação e estágio de voo dos candidatos à AFA, tem necessariamente de ser muito básica.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Setembro 27, 2024, 12:04:27 am
Este trabalho académico não fala em Instrução Primária, mas fala de Ins. Avançada.
E se lerem nas entrelinhas, fala no ST (ver Solução 3).

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30055/1/TII%20CAP%20DAVID%20FERNANDES.pdf

Algumas possibilidades para IP.
Inclui DART


Mas ia falar sobre o que?
Diga-me, quanto lhe paga a Embraer, 1000 Eur/mes?


Segundo informações que nos foram transmitidas pelo Subsea7 e pelo próprio criador deste tema, a seguir ao treino de iniciação, feito no sucessor do Chipmunk, os futuros pilotos de F-35 (novamente segundo os mesmos nossos colegas de Forum) passam para o Super Tucano.

O trabalho académico que sugeri aqui fala num aspecto interessante: é o Advanced Trainer estar equipado com LINK-16...    voilá!... o A29N(ato).
Também, o trabalho não coloca a hipótese de termos um aparelho a jacto e um turbo-hélice, mas sim um ou outro...

Subsea7;
Eu estou "on topic".
Sei que vcs prefeririam que falasse do Benfica... mas hoje não, obrigado.

E Pluribus Unum.

                                                   saabG
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Setembro 27, 2024, 12:10:56 am
Se considerarmos que a LPM de 2019 previa 2.5M EUR para aeronaves de instrução básica, já é um avanço significativo  ;D
A intenção então era adquirir aeronaves "quase ultra-ligeiras" (palavras do CEMFA de então).
De todo o modo, para servir de aeronave de adaptação e estágio de voo dos candidatos à AFA, tem necessariamente de ser muito básica.


Básico, hoje em dia, significa terem um Glass-cockpit.
Seguido do ST com um cockpit que possa simular o cockpit do Gripe...  (sorry) ... do F-35.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 27, 2024, 01:01:02 am
 Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

 Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.

 Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
 O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sivispacem em Setembro 27, 2024, 08:51:55 am
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

 Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.

 Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
 O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Setembro 27, 2024, 08:56:05 am
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

 Um G120TP que os argentinos, indonésios, bengalis, equatorianos, mexicanos ou quenianos adquiriram. Custa 2 milhões de euros a unidade. Ora 5,7 milhões nem dá para comprar três.

 Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
 O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.

Uma versão "Air" e uma versão "Pro"... tipo Apple  :P E se partilharem grande parte dos componentes, forem exatamente iguais aos do ano passado, logisticamente até pode ser bom para a FAP... Para a Embraer é de certeza  ;D

P.S. Sou utilizador Apple há quase 20 anos  :o
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 27, 2024, 09:03:06 am
Não pode ser, a EMBRAER opor-se-á a qualquer uma dessas alternativas. O que tem de ser é uma nova versão ('light', desta feita) do ST, o pináculo da flexibilidade e polivalència.
Ainda o havemos a ver no combate aos fogos florestais, escrevam o que vos digo.

Vai na volta e a Embraer ainda nos propõe a versão modernizada do Tucano, o T-27M. Acho é que a verba reservada na LPM só daria para comprar 2 ou 3, se tanto. :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: nelson38899 em Setembro 27, 2024, 09:36:23 am
Ficamos com este Dulus TP-75, é uma cópia à escala do super tucano.

(https://i.postimg.cc/B68d8mck/dom.webp)

Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mafets em Setembro 27, 2024, 09:55:31 am
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/ (https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/)

(https://www.planeandpilotmag.com/uploads/2019/01/APACHE_TB301_28-640x427.jpg?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920)

Saudações
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Setembro 27, 2024, 11:23:14 am
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/ (https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/)

(https://www.planeandpilotmag.com/uploads/2019/01/APACHE_TB301_28-640x427.jpg?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920)

Saudações

Exato!

E agora uma questão (a sério, apesar de poder ser uma calinada das grandes): não se poderia fazer uma espécie de '2 em 1' e substituir com um único aparelho o Chipmunk e o Epsilon, que também creio que já deve estar no final da sua vida operacional??

Com a chegada do ST, eu pensei que passaria a ser TB-30 (instrução elementar + básica) › ST (instrução avançada + instrução caça)... Mas eu não percebo nada disto  :P
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 27, 2024, 11:31:44 am
Ficamos com este Dulus TP-75, é uma cópia à escala do super tucano.

(https://i.postimg.cc/B68d8mck/dom.webp)

Dá-lhes ideias, dá. :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Red Baron em Setembro 27, 2024, 11:45:06 am
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/ (https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/)

(https://www.planeandpilotmag.com/uploads/2019/01/APACHE_TB301_28-640x427.jpg?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920)

Saudações

É muito tecnológico para a função.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Get_It em Setembro 27, 2024, 12:42:07 pm
Aquilo que seria lógico e mais consentâneo, seria aquelas "trotinetes" que são usadas pelo Togo e o Senegal (se estiverem ainda operacionais lá na África), os Epsilon substituirem os ultra-obsoletos Chipmunk. E os G120TP substituirem por sua vez os Epsilon. Mas como nunca existe lógica e as decisões nunca são as mais consentâneas no seio das FA's quando toca a decisões. Isso nunca acontecerá.

Entretanto, os suecos (os que desenvolveram o Gripen E) já tinham começado a receber ano passado os seus primeiros G120 TP:

Swedish air force receives its first G120TP basic trainers
(26 de Abril de 2023)
Citação de: Flightglobal
The Swedish air force has taken delivery of its first G120TP basic trainers from Grob Aircraft, as it begins the process of replacing part of its veteran Saab 105 (SK60) fleet.
Fonte: https://www.flightglobal.com/defence/swedish-air-force-receives-its-first-g120tp-basic-trainers/153008.article (https://www.flightglobal.com/defence/swedish-air-force-receives-its-first-g120tp-basic-trainers/153008.article)

New Training Aircraft for the Air Force (https://www.defense-aerospace.com/swedish-air-force-takes-delivery-of-new-training-aircraft/) (5 de Abril de 2023)

Citação de: aero-space.eu
In March 2020, the Swedish government authorized the acquisition of new training aircraft for its armed forces. The decision to select the Grob G120TP as the Basic Trainer Aircraft was made by Air Force Chief Carl-Johan Edström, who noted that the aircraft met all of the requirements for basic flight training. The G120TP will replace the existing SK 60 jet trainers and is part of a new training concept, where pilots will progress to the JAS 39 Gripen as an advanced trainer aircraft after completing their basic flight training on this propeller aircraft.
Fonte: https://aero-space.eu/2023/03/27/grob-g120tp-a-new-era-in-flight-training-for-the-swedish-flygvapnet-n/ (https://aero-space.eu/2023/03/27/grob-g120tp-a-new-era-in-flight-training-for-the-swedish-flygvapnet-n/)

Cumprimentos,
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: wyldething em Setembro 27, 2024, 12:51:51 pm
Os 5,7 milhões não daria para colocar mais células de epsilon a voar ou adquirir mais algumas? Parece-me o mais lógico do que estar-se a comprar outros aparelhos.

https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/ (https://www.planeandpilotmag.com/article/tb-30-epsilon-flight-keeps-pilot-hooked-on-flying/)

(https://www.planeandpilotmag.com/uploads/2019/01/APACHE_TB301_28-640x427.jpg?auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1920)

Saudações

É muito tecnológico para a função.

A FAP até tem parte da frota Epsilon inibida, por isso quantidade não seria problema.
No entanto para substituir o Chipmunk pretende-se uma aeronave o mais simples possível, barata e ao mesmo tempo atualizada com as necessidades atuais, nomeadamente em termos de comunicações e navegação.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 27, 2024, 03:12:16 pm
Cockpit do G 120TP

(https://grob-aircraft.com/files/content/img/G_120TP/cockpit_freigestellt.jpg)

https://grob-aircraft.com/en/g-120tp.html
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mafets em Setembro 27, 2024, 03:28:50 pm
Se é um aparelho mais simples provavelmente serão ultraleves (cheguei a ver isso algures numa apresentação da Fap). O próprio valor disponibilizado daria para um conjunto de aparelhos aqui vistos. Por exemplo o Blackshape também tem um cockpit todo xpto.  ;)

https://www.aeroexpo.online/pt/fabricante-aeronautico/aviao-ultraleve-203.html (https://www.aeroexpo.online/pt/fabricante-aeronautico/aviao-ultraleve-203.html)

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171266-16780313.webp)

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171266-16780289.webp)

Saudações

P.S. O Sonaca 200 já parece ter um cockpit mais básico.

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171471-10669682.webp)

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171471-10669671.webp)

P.S. 2 - Se fosse eu já estava escolhido.  :mrgreen:

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171449-14860503.webp)
Citar
Avião monomotor Sw-51 Mustang

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/171449-12485897.webp)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 27, 2024, 04:25:55 pm
Se eu fosse um "excêntrico" um Sw-51 Mustang tinha lugar garantido na minha garagem.

Algo assim:

(https://i.redd.it/5saqw831jjj91.jpg)

Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mafets em Setembro 27, 2024, 04:44:09 pm
Também tens o T51D ou B Monolugar.  :-P

https://www.aeroexpo.online/pt/prod/titan-aircraft/product-175818-16074.html (https://www.aeroexpo.online/pt/prod/titan-aircraft/product-175818-16074.html)

(https://img.aeroexpo.online/pt/images_ar/photo-g/175818-10853718.webp)

Citar
Artigo vendido por:
Titan Aircraft
EUA - Ohio
preço indicativo *
R$ 451.000

Saudações
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Drecas em Setembro 29, 2024, 02:15:26 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 29, 2024, 03:36:57 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Não eram/são 6? Tenho ideia de que serão entre 4 a 6 células, sendo que 3/4 são observadas regularmente.

Segundo rumores, as ofertas da Cirrus e da Grob terão neste momento alguma vantagem sobre as da Diamond. A acompanhar.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Red Baron em Setembro 29, 2024, 05:49:13 pm
(https://grob-aircraft.com/files/content/img/G_120TP/training_system.jpg)

Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Duarte em Setembro 29, 2024, 06:17:39 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Não eram/são 6? Tenho ideia de que serão entre 4 a 6 células, sendo que 3/4 são observadas regularmente.

Segundo rumores, as ofertas da Cirrus e da Grob terão neste momento alguma vantagem sobre as da Diamond. A acompanhar.

Segundo uma fonte de (des)confiança, eram 7  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Air_Force#Aircraft
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Setembro 29, 2024, 06:23:38 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Essa conta de X  ;D Estou bloqueado porque disse que todas as publicações sobre Portugal eram muito enviesadas e superficiais sem qualquer fundamento quando questionadas... Até porque, como é sabido nenhuma força publica a quantidade de aeronaves efetivamente disponíveis mas por outro lado, através de algumas pesquisas, haverá no máximo 6 unidades na FAP.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 29, 2024, 06:26:50 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Não eram/são 6? Tenho ideia de que serão entre 4 a 6 células, sendo que 3/4 são observadas regularmente.

Segundo rumores, as ofertas da Cirrus e da Grob terão neste momento alguma vantagem sobre as da Diamond. A acompanhar.

Os rumores a confirmarem-se seriam uma boa notícia. E a escolha pelo G120TP seria fantástica.
Estranho é a Grob com uma aeronave muitíssimo mais cara e com muitos mais argumentos que a restante concorrência estar a apresentar ofertas muito competitivas. Estou admirado. Vamos aguardar.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 29, 2024, 06:28:23 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Essa conta de X  ;D Estou bloqueado porque disse que todas as publicações sobre Portugal eram muito enviesadas e superficiais sem qualquer fundamento quando questionadas... Até porque, como é sabido nenhuma força publica a quantidade de aeronaves efetivamente disponíveis mas por outro lado, através de algumas pesquisas, haverá no máximo 6 unidades na FAP.

 Já somos dois.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 29, 2024, 06:44:10 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Essa conta de X  ;D Estou bloqueado porque disse que todas as publicações sobre Portugal eram muito enviesadas e superficiais sem qualquer fundamento quando questionadas... Até porque, como é sabido nenhuma força publica a quantidade de aeronaves efetivamente disponíveis mas por outro lado, através de algumas pesquisas, haverá no máximo 6 unidades na FAP.

 Já somos dois.

Mais um aqui. :mrgreen:


Os rumores a confirmarem-se seriam uma boa notícia. E a escolha pelo G120TP seria fantástica.
Estranho é a Grob com uma aeronave muitíssimo mais cara e com muitos mais argumentos que a restante concorrência estar a apresentar ofertas muito competitivas. Estou admirado. Vamos aguardar.

Sim, eu li com atenção o teu post acerca do preço unitário do G120TP (2M€) e também estranhei, embora caso se confirmasse a escolha por este modelo isso constituísse uma excelente notícia. Até porque se fala que possa ser uma aeronave turboprop, o que invalidaria imediatamente o G120A, por exemplo.

Vai na volta e é mesmo a réplica do Tucano e pronto, está o assunto encerrado.  ::)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Get_It em Setembro 29, 2024, 07:22:37 pm
Segundo rumores, as ofertas da Cirrus e da Grob terão neste momento alguma vantagem sobre as da Diamond. A acompanhar.
Os rumores a confirmarem-se seriam uma boa notícia. E a escolha pelo G120TP seria fantástica.
Estranho é a Grob com uma aeronave muitíssimo mais cara e com muitos mais argumentos que a restante concorrência estar a apresentar ofertas muito competitivas. Estou admirado. Vamos aguardar.
Também estou a estranhar. É que se a confirmar, poderá querer dizer que o plano não é simplesmente substituir os Chipmunk. O plano poderá passar por criar uma nova estrutura de treino, com parte da missão do Epsilon a passar para o substituto do Chipmunk, ou preparar a substituição dos Epsilon no futuro pelo mesmo modelo de aeronave.

Cumprimentos,
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: wyldething em Setembro 29, 2024, 08:03:01 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Não eram/são 6? Tenho ideia de que serão entre 4 a 6 células, sendo que 3/4 são observadas regularmente.



Segundo uma fonte de (des)confiança, eram 7  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Air_Force#Aircraft

Foram remotorizadas 7, mas uma acidentou-se creio que ainda na década de 1990 e foi abatida, restando por isso seis desde então.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Setembro 29, 2024, 11:08:40 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Essa conta de X  ;D Estou bloqueado porque disse que todas as publicações sobre Portugal eram muito enviesadas e superficiais sem qualquer fundamento quando questionadas... Até porque, como é sabido nenhuma força publica a quantidade de aeronaves efetivamente disponíveis mas por outro lado, através de algumas pesquisas, haverá no máximo 6 unidades na FAP.

 Já somos dois.

Mais um aqui. :mrgreen:


Os rumores a confirmarem-se seriam uma boa notícia. E a escolha pelo G120TP seria fantástica.
Estranho é a Grob com uma aeronave muitíssimo mais cara e com muitos mais argumentos que a restante concorrência estar a apresentar ofertas muito competitivas. Estou admirado. Vamos aguardar.

Sim, eu li com atenção o teu post acerca do preço unitário do G120TP (2M€) e também estranhei, embora caso se confirmasse a escolha por este modelo isso constituísse uma excelente notícia. Até porque se fala que possa ser uma aeronave turboprop, o que invalidaria imediatamente o G120A, por exemplo.

Vai na volta e é mesmo a réplica do Tucano e pronto, está o assunto encerrado.  ::)

O G120A já foi descontinuado. A réplica do Tucano seria a loucura.  :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mayo em Outubro 04, 2024, 04:49:10 pm
(https://grob-aircraft.com/files/content/img/G_120TP/training_system.jpg)

Pilotos para UAV ????? !!!!!

para UAV, não devem ser pilotos, mas operadores ! Assim se tinha algumas economias  em horas de vôo !
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mayo em Outubro 04, 2024, 10:05:04 pm
https://x.com/Defence360/status/1840089089535881694?t=YTaX4pyMJFxPXj6xZCpnYg&s=19

Não eram/são 6? Tenho ideia de que serão entre 4 a 6 células, sendo que 3/4 são observadas regularmente.

Segundo rumores, as ofertas da Cirrus e da Grob terão neste momento alguma vantagem sobre as da Diamond. A acompanhar.

Segundo uma fonte de (des)confiança, eram 7  :mrgreen:

https://en.wikipedia.org/wiki/Portuguese_Air_Force#Aircraft

Só tem 5, 4 em operações ! O sexto serve de peças para os 5 outros !
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Outubro 10, 2024, 09:27:31 pm
 Concurso no acinGov:

AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE INSTRUÇÃO ELEMENTAR

https://www.acingov.pt/acingovprod/2/zonaPublica/zona_publica_c/indexProcedimentos

Procurar "Força Aerea"


6 - OBJETO DO CONTRATO
Número de referência interna: DEP 5024011782
Descrição: AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE INSTRUÇÃO ELEMENTAR
Opções: Não
Tipo de Contrato Principal: Aquisição de Bens Móveis
Classificação CPV (Vocabulário Comum para os Contratos Públicos)
Objeto principal
Vocabulário Principal: 34711110
Preço base s/IVA: 7.317.073,17 EU


10 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Prazo de execução do contrato: 70 MESES
Previsão de renovações: Não


13 - CONDIÇÕES DE APRESENTAÇÃO
Plataforma eletrónica utilizada pela entidade adjudicante:
URL para Apresentação: https://www.acingov.pt
Admissibilidade da apresentação de propostas variantes: Não autorizado
Prazo para apresentação das propostas: 04-11-2024



Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Pescador em Outubro 11, 2024, 11:05:36 am
Vou telefonar ao meu tio no Brasil a ver se há lá qualquer coisa que possam impingir
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mafets em Outubro 11, 2024, 11:20:13 am
Vou telefonar ao meu tio no Brasil a ver se há lá qualquer coisa que possam impingir

Não sendo tio de V. exma, adianto trabalho e poupo uma chamada.  :mrgreen:

https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/07/embraer-nao-e-unica-conheca-outros-fabricantes-brasileiros-na-area-de-aviacao.html (https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2022/07/embraer-nao-e-unica-conheca-outros-fabricantes-brasileiros-na-area-de-aviacao.html)

(https://s2.glbimg.com/EHQIjblADpOB9JPy41JZ_NQcAXw=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2022/07/22/octans_cygnus.jpg)

(https://s2.glbimg.com/fM_KIXPbKMPL7aG8XGt--GfZdus=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2022/07/22/acs-aviation_sora-e.jpg)

Saudações


P.S. O MCR Biplace Ul, feito em Ponte de Sor não poderia ser considerado para Ul da Fap (se ainda se mantiver me produção)?

https://desastresaereosnews.blogspot.com/2008/12/primeiro-avio-totalmente-fabricado-em.html (https://desastresaereosnews.blogspot.com/2008/12/primeiro-avio-totalmente-fabricado-em.html)

(https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRmwDfN4uOn_0FGYFoveoqhSgO3z62j9KTwIYMi1aT4In96zSkOuqPTZLkXV0UZ1XXfkFAXRuZKGSPxq_GNIdoZ6_0BSXFhHw-sEoiiFki3Kt-H8RRck8GbrvJaj2Ie6thmU_qjfqZMD8/s400/13040375.jpg)

(https://i0.wp.com/www.aerobuzz.fr/wp-content/uploads/2021/09/03sport.jpg?resize=900%2C633&ssl=1)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 11, 2024, 02:10:39 pm
Portanto serão 7 aeronaves, o que significa a substituição na proporção 1:1 dos Chipmunk Mk.20 que foram remotorizados.

http://www.passarodeferro.com/2024/10/concurso-para-substituto-do-chipmunk-na.html
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Outubro 11, 2024, 10:23:02 pm
Portanto serão 7 aeronaves, o que significa a substituição na proporção 1:1 dos Chipmunk Mk.20 que foram remotorizados.

http://www.passarodeferro.com/2024/10/concurso-para-substituto-do-chipmunk-na.html

  Com o grau de ponderação a incidir 90% sob o preço e os restantes 10% critérios técnicos e outros. Em português corrente: o mais baratinho. Julgo que a solução do G120TP está completamente descartada. Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas. O TRAC22 ou o DA-40 XLT poderão caber neste orçamento. Isto se não inventarem uma opção daquelas manhosas que só a Rep. Dominicana comprou.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: nelson38899 em Outubro 11, 2024, 11:03:35 pm
Vou quase apostar um rin, como a solução escolhida será a seguinte:

- O avião escolhido vai ser a cópia barata do tucano, mas que vai ser adaptado para nós pelo CEIIA e pelas Ogmas:
- O simulador vai ser feito pela ETI (https://eti.pt/)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Get_It em Outubro 12, 2024, 11:44:51 am
Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas.
Por quanto fica algo como o Blackshape Prime/Pelegrin Tarragon?

Cumprimentos,
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Outubro 12, 2024, 02:57:07 pm
Por 7,3 milhões para 7 aeronaves, simuladores e restantes sistemas.
Por quanto fica algo como o Blackshape Prime/Pelegrin Tarragon?

Cumprimentos,

 É um ultra-leve puro e duro com formato de aeronave. Não tem especificações ou caracteristicas de voo minimamente adequadas para servir de aeronave de instrução ab initio.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Outubro 17, 2024, 03:25:20 pm
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Outubro 17, 2024, 04:50:32 pm
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf (https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf)

Pode ser o mais fraquito mas tem várias cores e com sorte, pode vir em com uma faixa rainbow para agradar à esquerda fofinha  :P
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Outubro 18, 2024, 12:15:04 am
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

Enganado porquê? A FAP quase de certeza vai optar pelo mais baratinho, a qualidade e o desempenho não será o critério fundamental. Desde que cumpra os requesitos mínimos, siga. Por isso é natural que lá esteja o Tecnam que é largamente inferior ao Cirrus e ao Diamond e por consequência mais barato. O P2002 nem deveria ser considerado. O motor Rotax tem quase a metade da potência do que está montado no Chipmunk.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Outubro 18, 2024, 12:17:22 am
Eu já estudei este mercado há muito e o melhor que se compra com estes 5,7 milhões é o Cirrus SR20TRAC (apontem aí s/f) que custa meio milhão a unidade e é uma aeronave fora de série. Dá para comprar 10 e ainda sobre algum para os extras. Para este orçamento há ainda outra opção que é o DA-40 XLT. Esqueçam o Tecnam P-2002 que é fraquito em relação às opções anteriores.
O Cirrus é uma aeronave superior tecnicamente e extremamente segura. É usada nas escolas de voo da USAF e da força aérea francesa.

Posso estar enganado, mas penso ter lido ou ouvido algures recentemente que o Tecnam P2002 JF poderá ser um dos concorrentes.

https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf (https://www.tecnam.com/wp-content/uploads/2015/05/P2002-JF.pdf)

Pode ser o mais fraquito mas tem várias cores e com sorte, pode vir em com uma faixa rainbow para agradar à esquerda fofinha  :P

Esse modelo que consta no pdf já foi descontinuado há muito tempo. O actual é este:
https://tecnam.com/aircraft/p2002-sierra-mkii/ (ftp://tecnam.com/aircraft/p2002-sierra-mkii/)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Get_It em Outubro 22, 2024, 09:11:56 am
Entretanto, mais três G 120TP para os suecos:

FMV tecknar kontrakt om fler skolflygplan
(17 de Outubro de 2024)
Citação de: FMV
FMV har fått i uppgift att köpa ytterligare tre stycken SK 40 flygplan av typen Grob 120TP, som Försvarsmakten använder för grundläggande flygutbildning. I kontraktet ingår även köp av en reservmotor, mer utbildningshjälpmedel och planeringsverktyg.

År 2021 tecknade FMV kontrakt med Grob Aircraft SE om att köpa flygplan, utbildning, utbildningshjälpmedel och simulator för att ersätta flygvapnets skolflygplanssystem som används för grundläggande flygutbildning, det vill säga den första delen av flygutbildningen. Leveranser har skett under 2023 och 2024 och flygvapnet har idag tio flygplan och en simulator med tillhörande utbildningsystem, samt underhållskontrakt med Grob Aircraft SE.

När FMV nu utlöser denna option i kontraktet kommer flygskolan att få totalt 13 flygplan, vilket ger en ökad robusthet beträffande tillgänglighet.

Förväntad levereras av flygplanen till FMV är under december 2024 och till flygvapnet under det första kvartalet 2025.
Fonte: https://www.fmv.se/aktuellt--press/aktuella-handelser/fmv-tecknar-kontrakt-om-fler-skolflygplan/ (https://www.fmv.se/aktuellt--press/aktuella-handelser/fmv-tecknar-kontrakt-om-fler-skolflygplan/)

Cumprimentos,
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Outubro 23, 2024, 01:04:05 am
Entretanto, mais três G 120TP para os suecos:

FMV tecknar kontrakt om fler skolflygplan
(17 de Outubro de 2024)
Citação de: FMV
FMV har fått i uppgift att köpa ytterligare tre stycken SK 40 flygplan av typen Grob 120TP, som Försvarsmakten använder för grundläggande flygutbildning. I kontraktet ingår även köp av en reservmotor, mer utbildningshjälpmedel och planeringsverktyg.

År 2021 tecknade FMV kontrakt med Grob Aircraft SE om att köpa flygplan, utbildning, utbildningshjälpmedel och simulator för att ersätta flygvapnets skolflygplanssystem som används för grundläggande flygutbildning, det vill säga den första delen av flygutbildningen. Leveranser har skett under 2023 och 2024 och flygvapnet har idag tio flygplan och en simulator med tillhörande utbildningsystem, samt underhållskontrakt med Grob Aircraft SE.

När FMV nu utlöser denna option i kontraktet kommer flygskolan att få totalt 13 flygplan, vilket ger en ökad robusthet beträffande tillgänglighet.

Förväntad levereras av flygplanen till FMV är under december 2024 och till flygvapnet under det första kvartalet 2025.
Fonte: https://www.fmv.se/aktuellt--press/aktuella-handelser/fmv-tecknar-kontrakt-om-fler-skolflygplan/ (https://www.fmv.se/aktuellt--press/aktuella-handelser/fmv-tecknar-kontrakt-om-fler-skolflygplan/)

Cumprimentos,

Seria uma óptima aeronave para substituir o Epsilon. Enquanto este substituiria o Chipmunk.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Novembro 21, 2024, 12:41:01 pm
Terminou há 2 dias o prazo para entrega das propostas... :o
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Novembro 21, 2024, 08:51:45 pm
Terminou há 2 dias o prazo para entrega das propostas... :o

Tenho um palpite que vai ser o P2002 Sierra. É o mais baratinho.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Nighthawk em Novembro 24, 2024, 09:56:30 pm
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Pneucareca em Novembro 24, 2024, 10:23:39 pm
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos
Espero que sim, bem melhor que o P-2002!
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Novembro 25, 2024, 12:46:56 pm
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos

E mais concretamente na versão TRAC22/22T, segundo apontam esses mesmos rumores.  ;)

Diga-se de passagem que o Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) é também uma excelente mais-valia.

https://cirrusaircraft.com/aircraft/fleet/
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Novembro 25, 2024, 08:53:50 pm

Já não há aparelhos desta categoria com assentos tandem?
Ou o side-by-side é fruto dos "tempos modernos" em que vivemos?
Tipo, hoje-em-dia o instrutor tem que estar em posição de segurar a mãozinha do cadete?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Novembro 25, 2024, 10:30:04 pm

Já não há aparelhos desta categoria com assentos tandem?
Ou o side-by-side é fruto dos "tempos modernos" em que vivemos?
Tipo, hoje-em-dia o instrutor tem que estar em posição de segurar a mãozinha do cadete?

Assentos side-by-side sempre existiram em aviões de treino ou versões bilugares de conversão de certos caças. Talvez para nós o mais famoso seja o T-37/A-37, mas também houve o Jet Provost/Strikemaster, Fokker S.14, Morane Saulnier MS 760 Paris, o Vampire e Venom bilugares, Lightning e Hunter bilugares, TF-102 Delta Dagger, etc, etc.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Novembro 25, 2024, 10:34:37 pm
Viva!

Segundo alguns rumores, a escolha recairá no Cirrus SR22...

Cumprimentos

Se for o Cirrus é uma opção honesta e é uma excelente escolha. Não esperava logo que fosse o TRAC22. Pensava se houvesse um "milagre" era o 20 e já ias com sorte. Estive sempre com receio que fosse o P2002 por ser o mais baratucho. Mas a verba disponível, fazendo as contas, dava para ir para o TRAC20 e até para o 22. O 22T como é um turbo-hélice já fica mais carote.

E mais concretamente na versão TRAC22/22T, segundo apontam esses mesmos rumores.  ;)

Diga-se de passagem que o Cirrus Airframe Parachute System (CAPS) é também uma excelente mais-valia.

https://cirrusaircraft.com/aircraft/fleet/
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 19, 2024, 11:08:40 pm
Que eu saiba os Epsilon continuarão ao serviço da FAP. A FAP vai ficar a operar 3 modelos de aeronave a hélice monomotor.
Viva!

Negativo, os A-29N substituirão os Epsilons na Esquadra 101, enquanto que os Chipmunks serão substituídos por Cirrus TRAC22/22T, tal como já foi mencionado no respetivo tópico.

Cumps

Já há mais informações sobre os Cirrus TRAC22/22T? Sempre avançam com esse modelo? Vêm em dark gull gray ou numa das cores um bocado meh que têm no site?  :-P
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Dezembro 23, 2024, 12:49:54 pm
Cirrus Delivers New Fleet of TRAC Series G7 Aircraft to Western Michigan University

Citar
DULUTH, Minn. and KNOXVILLE, Tenn. and KALAMAZOO, Mich., May 8, 2024 /PRNewswire/ -- Today, Cirrus announced its delivery of seven TRAC20 G7 to Western Michigan University College of Aviation at the Cirrus Vision Center in Knoxville, Tenn. In July 2023, Cirrus and Western Michigan University announced a purchase agreement for 32 TRAC20 G7 aircraft. The TRAC20 G7 is the latest generation of the TRAC Series product line which includes the TRAC20, TRAC22 and TRAC22T. The TRAC Series aircraft is an advanced, high-performance aircraft manufactured by Cirrus and designed to be utilized for pilot training.

https://www.prnewswire.com/news-releases/cirrus-delivers-new-fleet-of-trac-series-g7-aircraft-to-western-michigan-university-302140447.html (https://www.prnewswire.com/news-releases/cirrus-delivers-new-fleet-of-trac-series-g7-aircraft-to-western-michigan-university-302140447.html)

Ou seja, se as 7 unidades fossem encomendadas em Janeiro, estariam a ser entregues à FAP no final de Outubro...
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Get_It em Janeiro 12, 2025, 11:53:19 am
Os franceses vão alterar o treino deles, optando agora por seleccionar o Pilatus PC-7 Mk.X para substituir Cirrus SR20/SR22 e o Grob G120 no treino básico.

France selects Pilatus PC-7 Mk.X for initial training
(11 de Janeiro de 2025)
Citação de: Scramble
On 10 January 2025, the Direction Générale de l'Armement (DGA, French Armament Agency) announced that it had awarded the "Mentor 2" contract to Babcock International France Aviation. This contract includes 22 Pilatus PC-7 Mk.X aircraft and 12 simulators, which will be deployed at Salon-de-Provence.

The new trainer will serve as the foundation for initial training of future Armée de l'Air et de l'Espace (AAE, French Air and Space Force) and Marine Nationale (French Navy) pilots.

(...)

The introduction of the FOMEDEC (Modernised Training and Differentiated Training of Fighter Crews) and MENTOR 1 concepts, along with the retirement of the TB-30 Epsilon and Alphajet E, enabled air force fighter pilot training to be conducted exclusively on the Pilatus PC-21, reducing training duration and costs.

However, in 2020, the air force identified shortcomings in the Cirrus SR20/SR22 for initial flight training, describing them as "very limited in their evolutions in the third dimension." In response, the Mentor 2 project was developed to replace both the Cirrus SR20/SR22 and Grob G120.

[continua]
Fonte: https://www.scramble.nl/military-news/france-selects-pilatus-pc-7-mk-x-for-initial-training (https://www.scramble.nl/military-news/france-selects-pilatus-pc-7-mk-x-for-initial-training)

Cumprimentos,
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Janeiro 20, 2025, 09:25:06 pm
Que eu saiba os Epsilon continuarão ao serviço da FAP. A FAP vai ficar a operar 3 modelos de aeronave a hélice monomotor.
Viva!

Negativo, os A-29N substituirão os Epsilons na Esquadra 101, enquanto que os Chipmunks serão substituídos por Cirrus TRAC22/22T, tal como já foi mencionado no respetivo tópico.

Cumps

Alguém sabe algo mais sobre a decisão? No IG já se pergunta para quando a oficialização...
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Drecas em Fevereiro 25, 2025, 06:01:33 pm
12 Cirrus mais simulador
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 25, 2025, 08:30:21 pm
12 Cirrus mais simulador

Já é oficial?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Drecas em Fevereiro 25, 2025, 10:14:13 pm
12 Cirrus mais simulador

Já é oficial?

Foi o Nuno Melo disse hoje
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 25, 2025, 11:21:40 pm
12 Cirrus mais simulador

Já é oficial?

Foi o Nuno Melo disse hoje

Tens fonte? Não encontro nada... obrigado
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2025, 09:10:22 am
Tens fonte? Não encontro nada... obrigado

Penso que o Drecas se está a referir à audição ontem ao MDN na Comissão de Defesa Nacional.

Para os interessados, passou ontem na ARTV entre as 15h e as 18h, eu vou começar a ouvi-la agora enquanto estou a trabalhar.  ;)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: wyldething em Fevereiro 26, 2025, 10:09:47 am
Tens fonte? Não encontro nada... obrigado

Penso que o Drecas se está a referir à audição ontem ao MDN na Comissão de Defesa Nacional.

Para os interessados, passou ontem na ARTV entre as 15h e as 18h, eu vou começar a ouvi-la agora enquanto estou a trabalhar.  ;)

O sumo do que interessa começa pelas 2h21m da emissão, se estiveres a ver no Canal Parlamento na net  ;)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 26, 2025, 11:06:29 am
Tens fonte? Não encontro nada... obrigado

Penso que o Drecas se está a referir à audição ontem ao MDN na Comissão de Defesa Nacional.

Para os interessados, passou ontem na ARTV entre as 15h e as 18h, eu vou começar a ouvi-la agora enquanto estou a trabalhar.  ;)

O sumo do que interessa começa pelas 2h21m da emissão, se estiveres a ver no Canal Parlamento na net  ;)

Obrigado aos dois! Link direto aqui:

https://canal.parlamento.pt/?cid=8517&title=audicao-do-ministro-da-defesa-nacional (https://canal.parlamento.pt/?cid=8517&title=audicao-do-ministro-da-defesa-nacional)

Não refere o modelo do Cirrus e não percebi a questão de não serem compradas diretamente aos EUA... Serão usadas?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2025, 11:06:49 am
O sumo do que interessa começa pelas 2h21m da emissão, se estiveres a ver no Canal Parlamento na net  ;)

Isso mesmo, PM.  ;)

Então, em resumo, foi isto que o MDN disse ontem quase no final da sua audição na Comissão de Defesa Nacional, em resposta à segunda ronda de perguntas dos deputados (isto relativamente a aquisição de meios inscritos ou não na LPM):

- 5 Blackhawk para o Exército por 50 milhões de euros;
- 12 Embraer Super Tucano + simulador por 200 milhões de euros (75M€ deverão ser de participação da indústria portuguesa);
- 2 Canadair CL-515 por 100 milhões de euros;
- até 36 sistemas de artilharia móvel/autopropulsada CAESAR NG por 270 milhões de euros;
- 4 viaturas táticas blindadas NBQR (não referiu o valor);
- 10 viaturas táticas médias não blindadas para utilização do Exército nos Açores (não referiu o valor);
- 2 navios reabastecedores de Esquadra contratados à STM da Turquia por 100 milhões de euros, com o 1º a ser entregue em Fevereiro de 2028 e o 2º em Outubro do mesmo ano;
- SHORAD Thales RapidRanger por 39 milhões de euros;
- e finalmente - que é o que interessa aqui para este tópico em particular -, 12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros. O MDN frisou uma coisa curiosa ao anunciar estas aeronaves, afirmando que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos.

Em relação a equipamentos e meios pouco mais foi dito que tenha relevância.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 26, 2025, 11:34:01 am
- e finalmente - que é o que interessa aqui para este tópico em particular -, 12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros. O MDN frisou uma coisa curiosa ao anunciar estas aeronaves, afirmando que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos.

Pois... Essa parte do "que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos" quer dizer exatamente o quê? São usadas? Ou são compradas aos escritórios da Cirrus nos Países Baixos ou França?

Citar
The company will open a European regional operations office in Rotterdam, Netherlands, scheduled to launch in June 2022, in addition to the recently announced aircraft sales presence based in Valenciennes, France.

https://cirrusaircraft.com/story/cirrus-aircraft-continues-global-expansion-with-new-european-locations/ (https://cirrusaircraft.com/story/cirrus-aircraft-continues-global-expansion-with-new-european-locations/)
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Fevereiro 26, 2025, 11:54:01 am
O sumo do que interessa começa pelas 2h21m da emissão, se estiveres a ver no Canal Parlamento na net  ;)

Isso mesmo, PM.  ;)

Então, em resumo, foi isto que o MDN disse ontem quase no final da sua audição na Comissão de Defesa Nacional, em resposta à segunda ronda de perguntas dos deputados (isto relativamente a aquisição de meios inscritos ou não na LPM):

- 5 Blackhawk para o Exército por 50 milhões de euros;
- 12 Embraer Super Tucano + simulador por 200 milhões de euros (75M€ deverão ser de participação da indústria portuguesa);
- 2 Canadair CL-515 por 100 milhões de euros;
- até 36 sistemas de artilharia móvel/autopropulsada CAESAR NG por 270 milhões de euros;
- 4 viaturas táticas blindadas NBQR (não referiu o valor);
- 10 viaturas táticas médias não blindadas para utilização do Exército nos Açores (não referiu o valor);
- 2 navios reabastecedores de Esquadra contratados à STM da Turquia por 100 milhões de euros, com o 1º a ser entregue em Fevereiro de 2028 e o 2º em Outubro do mesmo ano;
- SHORAD Thales RapidRanger por 39 milhões de euros;
- e finalmente - que é o que interessa aqui para este tópico em particular -, 12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros. O MDN frisou uma coisa curiosa ao anunciar estas aeronaves, afirmando que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos.

Em relação a equipamentos e meios pouco mais foi dito que tenha relevância.


Eu teria colocado o ítem do ST igualmente a bold.

Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2025, 11:57:06 am
Eu teria colocado o ítem do ST igualmente a bold.

Podes colocar no tópico respetivo, caso queiras. Para este tópico onde nos encontramos, a utilização do bold/negrito para o ST não faz sentido, caso contrário todos os equipamentos referidos teriam de assim estar assinalados.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Drecas em Fevereiro 26, 2025, 01:05:19 pm
- e finalmente - que é o que interessa aqui para este tópico em particular -, 12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros. O MDN frisou uma coisa curiosa ao anunciar estas aeronaves, afirmando que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos.

Pois... Essa parte do "que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos" quer dizer exatamente o quê? São usadas? Ou são compradas aos escritórios da Cirrus nos Países Baixos ou França?

Citar
The company will open a European regional operations office in Rotterdam, Netherlands, scheduled to launch in June 2022, in addition to the recently announced aircraft sales presence based in Valenciennes, France.

https://cirrusaircraft.com/story/cirrus-aircraft-continues-global-expansion-with-new-european-locations/ (https://cirrusaircraft.com/story/cirrus-aircraft-continues-global-expansion-with-new-european-locations/)
Deve ser tipo os Koala
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2025, 03:22:07 pm
Façam scroll down ou rolem a roda do rato para ver mais.  c56x1

https://cirrusaircraft.com/aircraft/sr-series/
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sidewinder em Fevereiro 26, 2025, 06:40:55 pm
E ja existe alguma novidade em relação a frota do planador?
Este cirrus esta preparado para rebocar o ask-21?

Já que este cirrus tem o sistema de emergencia de paraquedas da aeronave, a manutenção de paraquedas e capacetes de voo da BA1 termina?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: goncalobmartins em Fevereiro 26, 2025, 10:04:56 pm
E ja existe alguma novidade em relação a frota do planador?
Este cirrus esta preparado para rebocar o ask-21?

Já que este cirrus tem o sistema de emergencia de paraquedas da aeronave, a manutenção de paraquedas e capacetes de voo da BA1 termina?

E já agora, o plano é ficar com 4 Schleicher ASK 21, 12 Cirrus TRAC22T, 10 Aerospatiale Epsilon TB-30, e 12 Embraer A-29N? Isto são 38 aviões para treino ou o Epsilon sai de cena? :o
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: mafets em Fevereiro 26, 2025, 10:12:36 pm
E ja existe alguma novidade em relação a frota do planador?
Este cirrus esta preparado para rebocar o ask-21?

Já que este cirrus tem o sistema de emergencia de paraquedas da aeronave, a manutenção de paraquedas e capacetes de voo da BA1 termina?

E já agora, o plano é ficar com 4 Schleicher ASK 21, 12 Cirrus TRAC22T, 10 Aerospatiale Epsilon TB-30, e 12 Embraer A-29N? Isto são 38 aviões para treino ou o Epsilon sai de cena? :o

Os ASK21 são 3. O 1101 roi retirado de serviço devido a acidente.

Citar
O ASK-21 número 1101 foi retirado de serviço por ter sofrido um acidente.

Recebidos em 1988 não sei se não serão retirados de serviço os restantes.

https://altimagem.blogspot.com/2014/11/schleicher-ask-21.html (https://altimagem.blogspot.com/2014/11/schleicher-ask-21.html)

Saudações

P.S. 12 Cirrus deve significar também o fim dos Epsilon.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Fevereiro 27, 2025, 12:28:02 am
 O Melo é tão otário que depois de ser engrupido pelo PS com a negociata dos super tucanos em que pagou um embraer pelo preço de dois PC-21. É a mesma coisa que comprar um Clio pelo preço de dois Audi A3.

 Veio com esta pérola: "Ah! Comprámos o Cirrus mas não adquirimos directamente aos EUA". Como isso fosse alguma desonra ou desprestigiante. Mas adquirir uma aeronave em que a empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indirecta. isso aí, já não há qualquer problema. O problema é comprar directamente à América de Trump. Este Melo, realmente não existe.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Ghidra em Fevereiro 27, 2025, 03:16:02 am
O Melo é tão otário que depois de ser engrupido pelo PS com a negociata dos super tucanos em que pagou um embraer pelo preço de dois PC-21. É a mesma coisa que comprar um Clio pelo preço de dois Audi A3.

 Veio com esta pérola: "Ah! Comprámos o Cirrus mas não adquirimos directamente aos EUA". Como isso fosse alguma desonra ou desprestigiante. Mas adquirir uma aeronave em que a empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indirecta. isso aí, já não há qualquer problema. O problema é comprar directamente à América de Trump. Este Melo, realmente não existe.
Não entendo nem metade do que escreveste, então no dia que o trump disse que ia meter tarifas aos produtos europeus e como a Europa vai responder, essas afirmações é a garantia que esses aviões não vão ser taxados... Menos filmes
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Fevereiro 27, 2025, 07:19:58 pm
O Melo é tão otário que depois de ser engrupido pelo PS com a negociata dos super tucanos em que pagou um embraer pelo preço de dois PC-21. É a mesma coisa que comprar um Clio pelo preço de dois Audi A3.

 Veio com esta pérola: "Ah! Comprámos o Cirrus mas não adquirimos directamente aos EUA". Como isso fosse alguma desonra ou desprestigiante. Mas adquirir uma aeronave em que a empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indirecta. isso aí, já não há qualquer problema. O problema é comprar directamente à América de Trump. Este Melo, realmente não existe.
Não entendo nem metade do que escreveste, então no dia que o trump disse que ia meter tarifas aos produtos europeus e como a Europa vai responder, essas afirmações é a garantia que esses aviões não vão ser taxados... Menos filmes

Se tens um déficit cognitivo, já não é problema meu.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Ghidra em Fevereiro 28, 2025, 03:08:12 am
O Melo é tão otário que depois de ser engrupido pelo PS com a negociata dos super tucanos em que pagou um embraer pelo preço de dois PC-21. É a mesma coisa que comprar um Clio pelo preço de dois Audi A3.

 Veio com esta pérola: "Ah! Comprámos o Cirrus mas não adquirimos directamente aos EUA". Como isso fosse alguma desonra ou desprestigiante. Mas adquirir uma aeronave em que a empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indirecta. isso aí, já não há qualquer problema. O problema é comprar directamente à América de Trump. Este Melo, realmente não existe.
Não entendo nem metade do que escreveste, então no dia que o trump disse que ia meter tarifas aos produtos europeus e como a Europa vai responder, essas afirmações é a garantia que esses aviões não vão ser taxados... Menos filmes

Se tens um déficit cognitivo, já não é problema meu.
Para um ser superior deve saber responder 3 questões...
Quem são o acionistas da embraer?
Quem são os fornecedores nomeadamente de motores para embraer?
qual o principal mercado da embraer? 

Vamos ver se tens superavit cognitivo...
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Fevereiro 28, 2025, 09:03:52 pm
 Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Ghidra em Março 01, 2025, 04:02:57 am
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Março 01, 2025, 11:30:06 am
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

Não sejas ainda mais ridículo do já és.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Ghidra em Março 02, 2025, 06:20:42 am
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

Não sejas ainda mais ridículo do já és.
Quando não e têm argumentos passa para os issultos e tentativa ridicularizar essa é velha
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Major Alvega em Março 02, 2025, 08:53:29 pm
Se não compreendeste metade daquilo que escrevi é porque seguramente tens esse déficit. Porque aquilo que está escrito é claro para qualquer aluno do básico.
 As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei é só servem para desconversar. E nisso eu não alinho. Se vens para aqui armado ao pingarelho, aviso-te já que comigo não tens qualquer hipótese.
desconversar? isto é ridículo depois de afirmações de "empresa é detida maioritariamente pelo Partido Comunista Chinês de forma indireta" quando é o contrario sendo a embraer participou no passado em embargos a pedido dos eua... Claro que  "As perguntas tolas que fazes, nada têm a ver com o tema que abordei " nada mesmo  :mrgreen:

Não sejas ainda mais ridículo do já és.
Quando não e têm argumentos passa para os issultos e tentativa ridicularizar essa é velha
Não posso pedir-te que sejas honesto. Mas ao menos deixa de ser palerma.
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: saabGripen em Março 17, 2025, 10:40:22 pm

O Chipmunk não vai para lado nenhum.

DMSA 5025002076    Concurso Público    AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE REPARAÇÃO DE COMPONENTES PARA O SISTEMA DE ARMAS CHIPMUNK    Força Aérea Portuguesa    A receber propostas

A BOLD têm exemplos de ocque é, o que se faz e a quantidade.

Parece-me barato para reparações num clássico.



1 A09 ACCELERÓMETRO
6610016027893 GM510-2 3NSB8 GM5102170115
REPARAÇÃO 6 4.980€
6610005153324 3419-5AA1 19315  AF5112982E
6610MD0163666 C661015
0102 71379
1790
FA0104123
FA0104118
FA0104113
2 A09 ALTERNADOR
2925013381687 ALU8421LS
24975
5Y000023
REPARAÇÃO 3 2.400€ 2925MD0033416 ALU8521LS I061970
2925014392646 ALU8421RS 7100795
3 A09 ALTÍMETRO
6610002329479 671BU010 89944 AF451463
REPARAÇÃO 4 4.600€
6610002329480 671BU011 89945 AF45-4266
6610005144183 67CPX4-037 88044 39585
6610MD0163667 C661071
0202 71379 94333
4 A09 CARBURADOR 2915MD0433835 AV 10-4164-1 6U1U1 AV171421022 REPARAÇÃO 2 2.600€ 2915014831322 10-3878 73C92 MS815801
5 A09
SUPORTE (BRACKETT)
CENTRAL
ARTICULAÇÃO FLAP
1560994203451 C1W354A
K0400
FA0102052
REPARAÇÃO 2 1.000€ 1560MD0011812 C1W353A FA0102060
6 A09 BOMBA COMBUSTÍVEL
ANTERIOR 2915MD0390096 AF15472 0T2P5  067K11 REPARAÇÃO 1 450€
7 A09 INDICADOR
COMBUSTÍVEL 6680994333054 1335FG K0481 64434 REPARAÇÃO 1 920€
8 A09 INDICATOR CHT 6620MD0313650 2A1-2
00210
2024
REPARAÇÃO 3
9 A09 INDICATOR TRIPLO 6620009939564 MS28043T2 96906 037/77 REPARAÇÃO 1 1.200€
10 A09 CAIXA DE
INTERCOMUNICAÇÃO 5821MD0382110 11922 03PV8 VN-09121 REPARAÇÃO 1 1.100€
11 A09 MAGNETO DIREITO
2925MD0462946 ES4370 65PY1 J-K07085
REPARAÇÃO 3 2.400€ 2925014833519 4370 09033  10020270
00100350
12 A09 MAGNETO ESQUERDO
2920014702246 66GC25SFNN 09033 7092631
REPARAÇÃO 6 4.800€
2925014948284 4373 09033 8062561
2925MD0462947 ES4371 65PY1  J-K08117
J-K08120
2925014833517 4371 09033 08100214
0AFL6 F-07471
13 A09 REGULADOR TENSÃO 6110MD0135841 LR3B-28 147ZK 11129181 REPARAÇÃO 1 250€
14 A09 PANELA DE ESCAPE 2995MD0371620 CA5617 P2114 FA0111160 REPARAÇÃO 2 1.700€ FA012012-0004
15 A09 COLECTOR CILINDRO
Nº1 2995015808285 62230-00 77294 195729 REPARAÇÃO 2 600€ FA0111132
16 A09 COLECTOR CILINDRO
Nº3 2995015808286 62232-00 77294 FA0111140 REPARAÇÃO 2 600€ FA0111118
17 A09 TAQUÍMETRO 6680MD0363572 3TA3-1TA 00210 1029 REPARAÇÃO 2 1.300€ 1001
18 A19 TRANSCEIVER VHF 5821123146948 0767.018-910 D2356 7660 REPARAÇÃO 1 1.600€
19 A09 VARIÓMETRO 6610001901414 1636-6AB1 09747 AF4316909 REPARAÇÃO 1 920€
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: sidewinder em Julho 15, 2025, 10:36:45 am
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?
Título: Re: Substituição dos Chipmunk Mk.20 da FAP
Enviado por: Charlie Jaguar em Julho 15, 2025, 10:38:27 am
Aparentemente a aquisição do Cirrus foi por agua abaixo, fica para 2026 ou optaram por outra opção ?

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