F-35A Lightning II na FAP

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LM

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #345 em: Abril 15, 2024, 11:01:37 pm »
Se for assinado agora para entrega - e pagamento - a partir 2030 / 2035... e como falta "pouco tempo" até essa data não vale a pena investir nos F16... o Ministério das Finanças é capaz de alinhar.  :mrgreen:
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #346 em: Abril 15, 2024, 11:21:16 pm »
Tendo em conta que, se tal acontecesse, veríamos uma substituição em duas fases, a modernização dos PA I justifica-se, principalmente se iniciada no curto prazo, permitindo fasear o investimento nos F-35 em duas décadas distintas.
 

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sivispacem

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #347 em: Abril 15, 2024, 11:31:18 pm »
(...)

3) Antes de isso acontecer, BOEING, SAAB e DASSAULT vão querer estar em cima da mítica "mesa" de que tanto se fala aqui. Cada um com o seu "Gestor Comercial" português. Outra razía nos quadros.

Vai ser lindo.

Boa noite.
Durmam bem.

A Boeing??? Para nos impingir o F 15 EX?? Duvido muito... A França anda doida para vender o Rafale na Europa e na NATO em particular (depois da Grécia), por isso não me surpreende. Mas mesmo a versão F4 estaria um pouco dejá vu aquando da data da sua putativa entrega à FAP, digo eu....
 

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raphael

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #348 em: Abril 15, 2024, 11:33:25 pm »
Não me digas que é gajo do serie 8 descapotável....! Esse ia bem para essas paragens!
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #349 em: Abril 15, 2024, 11:52:01 pm »
A Boeing??? Para nos impingir o F 15 EX?? Duvido muito... A França anda doida para vender o Rafale na Europa e na NATO em particular (depois da Grécia), por isso não me surpreende. Mas mesmo a versão F4 estaria um pouco dejá vu aquando da data da sua putativa entrega à FAP, digo eu....

Basta a FAP abrir concurso para aeronaves de 5ª geração, e ninguém aparece sem ser a LM. Só com corrupção/fantochada política é que ganha outra aeronave que não o F-35.
Mesmo futuros caças de 5ª/6ª geração europeus (FCAS, GCAP, alguma coisa que a Saab se lembre de desenvolver) terão custos proibitivos, possivelmente com custos unitários 2 vezes maiores que os do F-35, tornando-se estas hipóteses virtualmente impossíveis, além de que o prazo para entrarem em produção é demasiado tardio para a altura em que a FAP quer substituir parte ou a totalidade dos F-16.
 

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NVF

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #350 em: Abril 16, 2024, 01:15:20 am »
O Portas vai dar o concelho... de Oeiras ao Melo.
Talent de ne rien faire
 
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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #351 em: Abril 16, 2024, 01:41:32 am »
Bem visto dc.
É como abrir concurso para a localização do aeroporto, dentro de um raio de 75km de Lisboa e num lugar que, obrigatoriamente, tem um nome que começa por "M", acaba em "o" e contém as letras "t", "j" e "i".

Excepto que ter o critério de 5ª geração para o futuro caça, é válido.
 

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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #352 em: Abril 16, 2024, 12:18:18 pm »
Eu não arriscava e colocava "caça de quinta geração monomotor" não fossem os turcos aparecer... :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. 8?  ;D

https://www.edrotacultural.com.br/10-paises-sem-aviacao-de-caca-7-deles-sao-da-otan/




« Última modificação: Abril 16, 2024, 12:28:54 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Drecas

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #353 em: Abril 16, 2024, 12:47:52 pm »
Juro que se vejo esta treta turca outra vez :bang:
 

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Pescador

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #354 em: Abril 16, 2024, 02:47:49 pm »
Andar aqui a falar de uma avião 4,5 que só o Brasil quis, porque saltou do F5 (não de F16) ,é mesmo ser um moço de recados de interesses estrangeiros BRIC da OGMA
 
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #355 em: Abril 16, 2024, 02:56:10 pm »
Juro que se vejo esta treta turca outra vez :bang:



« Última modificação: Abril 16, 2024, 02:58:31 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Kalil

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #356 em: Abril 16, 2024, 03:11:49 pm »
A Boeing??? Para nos impingir o F 15 EX?? Duvido muito... A França anda doida para vender o Rafale na Europa e na NATO em particular (depois da Grécia), por isso não me surpreende. Mas mesmo a versão F4 estaria um pouco dejá vu aquando da data da sua putativa entrega à FAP, digo eu....

Basta a FAP abrir concurso para aeronaves de 5ª geração, e ninguém aparece sem ser a LM. Só com corrupção/fantochada política é que ganha outra aeronave que não o F-35.
Mesmo futuros caças de 5ª/6ª geração europeus (FCAS, GCAP, alguma coisa que a Saab se lembre de desenvolver) terão custos proibitivos, possivelmente com custos unitários 2 vezes maiores que os do F-35, tornando-se estas hipóteses virtualmente impossíveis, além de que o prazo para entrarem em produção é demasiado tardio para a altura em que a FAP quer substituir parte ou a totalidade dos F-16.

Sim, um concurso ideal é aquele em que não há competição, e o único concorrente espreme o cliente até ao tutano.
Depois acabamos com uma esquadra de caças, pelo preço de duas. Perfeitamente possível neste país.
 
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mafets

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #357 em: Abril 16, 2024, 04:06:48 pm »
O Block II dos Coreanos não é de quinta geração?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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dc

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #358 em: Abril 16, 2024, 04:13:58 pm »
O concurso ideal é onde ganha o melhor, ou o que tem a melhor relação preço-qualidade, ou que se adequa mais às nossas necessidades caso aplicável. Se um concurso português ignorar tudo o que é critérios lógicos, e se optar por um caça engripado, por mera fantochada política, aí sim é um péssimo concurso.

Se abrires um concurso com um critério perfeitamente válido (o caça ser de 5ª geração), e mais ninguém concorre porque não preenche esse requisito... a culpa não é de quem faz os critérios, é de quem não se deu ao trabalho de desenvolver esse tipo de aeronave.
Os outros países que optaram pelo F-35, só iniciaram concurso para manter a malta de dentro e de fora feliz, e para evitar uma escalada do preço. Toda a gente sabia qual seria o vencedor dos respectivos concursos. No fim de contas, o avião escolhido terá que se manter relevante até 2060/70, logo os caças de 4.5 nunca o seriam para forças aéreas que pretendem ter apenas um modelo de caça.

Não existe versão disto em que a escolha correcta (com base em requisitos palpáveis) não seja o F-35. Agora o que pode ser debatido, é se faz sentido ter apenas F-35, ou se é preferível passar a ter 2 modelos de aeronave de combate:
-F-35 + FCAS/GCAP (opção FAP de uma potência regional)
-F-35 + KF-21 (opção "low cost")
-F-35 + F-15EX (opção para transporte de armamento "oversized")
-F-35A + F-35B (opção MGP de uma potência regional, com LHDs)
-F-35A + F-35B (Bs como parte de uma frota de porta-aviões ligeiros da UE)*
-F-35 + FCAS Naval (FCAS Naval como parte de uma frota de PAs convencionais da UE)*

A probabilidade destes acontecerem é virtualmente nula, sendo que mesmo a ideia de 40 F-35A (ou qualquer nº acima de 30) é já de si difícil de acreditar.

*Estes dois exemplos seria algo do género a UE querer uma frota de porta-aviões própria, e todos os países terem que contribuir com alguma coisa, nomeadamente aeronaves.
 
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Cabeça de Martelo

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Re: F-35A Lightning II na FAP
« Responder #359 em: Abril 16, 2024, 05:23:34 pm »
O Block II dos Coreanos não é de quinta geração?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

4.5++, o Block III é que será em principio de 5ª geração.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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