Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3300 em: Abril 07, 2024, 01:23:50 am »
Verdade, faltou-me a parte de voarem aos pares. Assim consomem o dobro das horas por scramble que eu tinha referido.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3301 em: Abril 10, 2024, 10:47:28 am »
Mesmo tendo sido da versão Block 15 OCU, já foi um grande salto face ao que tínhamos, e ainda por cima para um plataforma que, como vimos, apresentou um grande potencial de ser melhorado (potencial que ainda hoje não foi atingido já que podia receber o derradeiro upgrade para V).

Os nossos nunca poderão receber o "derradeiro" upgrade para V, pelo simples facto de serem Block 15. A aquisição dos Block 15OCU foi importantíssima para a FAP, mas como é habitual em Portugal a carteira e a falta de visão trazem sempre implicações na bagagem. No nosso caso, nunca entendi o racional de se adquirirem Block 15OCU, quando os Block 50/52 já se encontravam em produção há muito. Se se tivessem gasto mais uns milhões de contos, hoje os nossos F-16 podiam ser "derradeiros" Viper.

Podem receber sim. ;)

Os nossos F-16 são MLU, logo Block 20, e a partir daí as células já estão aptas a receber o pacote de modernização Viper.



Tal como os F-16C/D Block 40/42 e 50/52 só poderiam ser modernizados depois de passarem pelo CCIP (Common Configuration Implementation Program), também apelidado por vezes de "MLU dos C/D."

Em relação à escolha por Block 15 OCU novos, foi o que se pôde fazer face ao sempre miserável orçamento para a Defesa. Inicialmente os norte-americanos queriam-nos espetar com 20 F-16A/B Block 10 já com 3 mil HV em cima, equipados com o ainda algo problemático motor F100-PW-200, mas pagos por Washington na totalidade pela utilização das Lajes (56 milhões de contos). No entanto, e bem neste caso, o Fernando Nogueira, depois de informado por técnicos que se tinham deslocado aos EUA, disse ao Dick Cheney que preferíamos aeronaves de um bloco superior, com um motor novo, modificado para operações de Defesa Aérea e com a célula reforçada. O Cheney relutantemente acabou por concordar, e disse então que teríamos de pagar a diferença (a 25 anos, se não estou enganado), e assim escolheu-se a derradeira variante A/B, o Block 15 OCU. Ficou tudo em 80 milhões de contos, dos quais 26 saíram do nosso orçamento para a Defesa.

Não foi muito grave porque nessa altura já havia quase a certeza de que os nossos aparelhos mais tarde ou mais cedo passariam pelo MLU, para além de trazerem provisões para a utilização do AIM-120 AMRAAM (razão para a não aquisição do Sparrow). No entanto, não deixa de ser mais um claro reflexo do contínuo e crónico desinvestimento nas nossas capacidades defensivas, até pelo facto curioso de em Fort Worth as nossas células A/B terem sido construídas lado a lado com os mais recentes F-16C/D Block 50/52 destinados à U.S. Air Force e clientes estrangeiros.

Os 19 F-16 remanescentes do Peace Atlantis I comemoram este ano 3 décadas de serviço na FAP, e já passam 7 anos desde que se falou em modernizar a nossa frota para F-16V. Palavras para quê?  ::)

https://www.dn.pt/portugal/modernizar-f-16-custa-dez-vezes-menos-que-comprar-novos-cacas-6215894.html/
« Última modificação: Abril 10, 2024, 11:38:06 am por Charlie Jaguar »
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NVF

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3303 em: Abril 10, 2024, 02:20:16 pm »
Podem receber o pacote  :mrgreen: mas nunca serão tão “derradeiros” como os Block 50/52, faltando-lhes os motores mais potentes bem como as alterações estruturais que lhes possibilitariam um emprego mais musculado. Mas como se trata de PT, onde se adquirem quatro bombas e menos de um míssil por célula, isso também não pesa muito.

Serão sempre Viper coxos, mas qualquer coisinha é melhor do que o cenário actual, se querem que os nossos F-16 aguentem, pelo menos, mais dez anos.
Talent de ne rien faire
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3304 em: Abril 10, 2024, 04:19:36 pm »
Podem receber o pacote  :mrgreen: mas nunca serão tão “derradeiros” como os Block 50/52, faltando-lhes os motores mais potentes bem como as alterações estruturais que lhes possibilitariam um emprego mais musculado. Mas como se trata de PT, onde se adquirem quatro bombas e menos de um míssil por célula, isso também não pesa muito.

Serão sempre Viper coxos, mas qualquer coisinha é melhor do que o cenário actual, se querem que os nossos F-16 aguentem, pelo menos, mais dez anos.

Por acaso os Peace Atlantis I traziam já o Falcon UP e Falcon STAR, além de possuírem a célula reforçada estruturalmente do C/D Block 30, nomeadamente as asas e parte dorsal da fuselagem. É sobretudo nestas 19 aeronaves que se deveria apostar, que ainda possuem vários milhares de hora de voo disponíveis.

Os 500M€ avançados em 2017 para 30 aeronaves já denotavam que a modernização incidiria em pouca coisa, indo o maior destaque muito provavelmente para o SABR e talvez o Automatic Ground Collision Avoidance System (Auto GCAS). Portanto sim, nunca seriam "full Viper", nem tão pouco Block 72.

Se pensarmos que Taiwan gastou 500M€ apenas em sistemas IRST (pods) para os F-16V e vindouros F-16C/D Block 70, vemos quão pouco se continua a investir no reequipamento militar em Portugal.

« Última modificação: Abril 10, 2024, 04:21:10 pm por Charlie Jaguar »
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3305 em: Abril 10, 2024, 05:04:01 pm »
Já se falou aqui 500 vezes, upgrade aos 19 do PA I a começar ontem, e aquisição de um primeiro lote de 12 F-35 no início da década de 30. Mas a indecisão prolonga-se, e os nossos F-16 continuam a ser plataformas subaproveitadas, seja do ponto de vista de upgrades, seja de armamento e equipamento externo.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3306 em: Abril 10, 2024, 07:13:20 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
 

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CruzSilva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3307 em: Abril 10, 2024, 07:41:17 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
Brilhante!  :mrgreen:
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3308 em: Abril 10, 2024, 09:48:39 pm »
devemos ter paióis a abarrotar disso e de muito outro armamento obsoleto...mas entretanto, atualmente isso não tem utilização prática,,,correto?

Acho que ninguém aqui sentiu o cheiro de napalm...era mau sinal...
Um abraço
Raphael
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3309 em: Abril 10, 2024, 10:03:01 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3310 em: Abril 11, 2024, 04:00:26 pm »
Citar
SPAIN, PORTUGAL NOW SECURING THE SKIES ON BALTIC SEA, FIRST MISSION ACHIEVED
APR 11 2024

(...) The Spanish F-18 detachment is augmented by Portuguese Air Force F-16s detachment, who combine their forces under the 65th rotation of Baltic Air Policing at Šiauliai.

“As one of the founding Allies of NATO it is an honour for Portugal to continue our support to this important mission in the 75th year since NATO was established – which happens to be the 20th year of the Baltic Air Policing mission, “said the Portuguese Detachment Commander Lieutenant Colonel Jose Dias. “This is the seventh time our F-16s are employed to safeguard the Baltic skies. Our aircrew and support personnel will once again demonstrate their professionalism and expertise during mission execution,” he added. Portugal has also been deployed in the scope of enhanced Air Policing and Assurance Measures in Romania and Iceland since 2014 underscoring cohesion and solidarity among NATO Allies.

Within days of arriving and taking over the mission on April 1, the two detachments showed they hit the ground running: The Spanish F-18 detachment, comprising jets and airmen from both 12th and 15th Wing launched for their first alert scramble on April 4, while the Portuguese F-16 pilots from Air Base 5 at Monte Real have already flown more than 40 hours practicing operational capabilities and improving interoperability with other NATO forces in the region. (...)

https://ac.nato.int/archive/2024/ESP_PRT-BAP_eAP
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3311 em: Abril 11, 2024, 04:25:00 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
Brilhante!  :mrgreen:

Devem ter percebido o sarcasmo. Não ????
 

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CruzSilva

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3312 em: Abril 11, 2024, 06:24:01 pm »
Estão a esquecer-se que mais importante era gastar 200 milhões nos 10 tucanitos que davam cá um poder aéreo estrondoso. Com  misseis fantásticos e napalm
Brilhante!  :mrgreen:

Devem ter percebido o sarcasmo. Não ????
Percebi e gostei!  ;)
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Visitante123

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3313 em: Abril 11, 2024, 06:34:03 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.

Isso acaba por ser o quê? Passamos a poder usar todos os pods, radares e armas mas não vamos ter nada disso. É isso?
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3314 em: Abril 11, 2024, 06:46:47 pm »
Só acrescentar que os nossos MLU vão receber a mesma TAPE dos F-16V.
O grande problema é mesmo os motores. A não ser que aparece um comprador, fica demasiado caro fazer a mudança.

Isso acaba por ser o quê? Passamos a poder usar todos os pods, radares e armas mas não vamos ter nada disso. É isso?

Citar
In the context of the F-16, "tape" refers to a software update installation process, not a physical piece of tape.

Here's a breakdown of how "tape" is used with F-16 software upgrades:

Software Updates: The F-16's software is constantly evolving to improve performance, add new features, and fix bugs. These updates are delivered in a package format referred to as a "tape."

Installation Process: The "tape" is loaded into the F-16's mission computer for installation. The specific method of loading the update might vary depending on the aircraft model and update format.

Historical Context: Earlier F-16 models might have relied on physical magnetic tapes to store the update data. However, modern updates are likely delivered digitally. Regardless of the delivery method, the term "tape" persists to describe the software update installation process.

Do que investiguei mas certamente alguém aqui poderá responder melhor...