Como até ao "lavar dos cestos é vindima", continuemos... :roll:
Responda quem sabe:
Qual será a capacidade de sobrevivência de um A109?
Parece-me (repito: parece-me) reduzida, sobretudo pelo tipo e geometria do trem de aterragem, quando comparado com o Lynx ou blackhawk.
Pergunto-me se não seria mais racional adoptar o Lynx como plataforma comum interarmas.
Todavia já li algures - creio que aqui - que é um aparelho bastante caro.
O A109 tem como aspecto menos relevante a carreira militar. Salvo erro foi usado apenas pelos Argentinos nas Falklands, tendo inclusive 2 sido capturados pelos ingleses. Agora trata-se de um helicóptero em uso por cerca de 20 países e em praticamente todos os tipos de missão. A própria Guarda Costeira Americana usou até à pouco tempo em SAR, o exercito Italiano ainda usa e por exemplo os belgas apesar das vendas ainda utilizam 20. Também não é um aparelho com problemas de operações, tendo ideia que a nível de acidentes o rácio é normal.
http://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW109Não considero propriamente o Lynx caro, já que o preço de aquisição anda entre os 14,60 e os 27,14 milhões USD (este ultimo para o Future Lynx), quando por exemplo um Merlin é 25 milhões ou o EC725 está nos 24,40 USD. À porem opções mais baratas, como o A109 (9,00 USD), o AW149 (13,00 USD) ou o AS 565 (11,00 USD). Se formos para modelos dos EUA temos os S70/S60 nos 5 a 6 milhões USD ou Kiowa/Sh70 entre os 11 e 9,60 USD. É evidente que isto são estimativas e depois à que acrescentar despesas como extras, contratos de manutenção, custo operacionais etc.
http://www.aircraftcompare.com/Estou com o Martelo. Aqui está o Fennec da ANPC a fazer Heliassalto com o GIOE da GNR
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/763150737115981/
Cumprimentos