O problema do plano política para a LPM, é que foi feito com zero conhecimento sobre o assunto. Basta ver a conversa do KC-390 ser uma aeronave de transporte estratégico.
Infelizmente, não aparece ninguém a contrariar. O mesmo na criação da LPM, o MLU das VdG faz cada vez menos sentido quanto mais anos passam, e a substituição destas é cada vez mais urgente, algo que se agravou quando se tornou público a VdG estar encostada, e que a sua recuperação vai ser cara e demorada.
Com a LPM actual, seria possível arranjar algum dinheiro para investir em fragatas novas, mas no máximo pagava uma fragata, sendo sempre necessário aumento da verba. Era cancelar os dois últimos NPOs (poupando de 100 a 120 milhões), mais os 120 do MLU das VdG, mais uns 80 a 100 milhões da venda destas, mais a verba que restasse da compra do AOR usado (50 a 70 milhões), e eventualmente os 150 milhões do LPD, caso não se comprasse nenhum.
Com isto, o aumento para a LPM para novas fragatas, já "só" precisaria de ser entre 800 e 1200 milhões, dependendo se seriam 2 ou 3 fragatas, e que modelo seriam. Depois temos a FAP, e a questão dos F-16, Merlin e C-295, sendo que a modernização dos primeiros (metade ou totalidade da frota), adiaria a sua substituição para 2040, o que seria um alívio para o orçamento da próxima década.