Tenente, é bem verdade que o “sonho comanda a vida”, E pelos vistos, neste particular, resta-nos continuar a sonhar, porque tudo o que se “escuta” por aí é apenas ruido. Mas enfim, estamos em Portugal, dizer o quê?
Sobre o que comenta a propósito de preferir ter navios dedicados em vez de navios polivalentes, em resposta ao que escreveu o asalves – a Armada anda a discutir há 15 anos a aquisição de um navio polivalente e a substituição do AOR. Em 15 anos já mudaram de diapasão para aí uma meia dúzia de vezes sobre as respectivas prioridades. E o que é factual é que, mais uns anos, e o Berrio nem a barra do Tejo sai, a não ser com mar chão.
Prefiro ter um navio polivalente, de preferência NOVO, que seja simultaneamente AOR e LSS, e que nos permita transportar uma companhia de fuzos, quando necessário, do que continuar nesta lengalenga em que nem os principais interessados parecem saber o que querem, e se revelam incapazes de definir prioridades. Existirão porventura outras opções melhores, mas do que vi até agora, em termos de capacidades, custo de construção, dimensões, tripulação, o Damen 19000 parece-me uma aposta bastante equilibrada.
E, já agora, 120 milhões são para aí umas 7 prestações de 20 milhões – as 6 normais mais uma a título de juros – 7 anitos a pagar um navio que não me parece, de todo, uma má opção para a nossa Marinha.
Mas isto sou eu a sonhar!
Cumprimentos,