Os 30 F16A/B MLU da FAP

  • 3256 Respostas
  • 611492 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2850 em: Maio 23, 2022, 07:50:13 pm »
Nada mal, apesar de tudo...

Citar
BASE AÉREA Nº 5 / 23-05-2022
Mais um exemplo de Credibilidade na Ação à Velocidade de Relevância!

A equipa da Esquadrilha de Inspeções e Reparações de Motores da BA5 conseguiu hoje aprontar o número máximo de motores Pratt-Whitney F100-PW-220E disponíveis, garantindo dessa forma a total prontidão deste elemento crítico do sistema de armas F-16M.

Isto só foi possível com o trabalho em equipa de um conjunto alargado de militares da BA5 e da Força Aérea, que ao unirem esforços e focados na missão, com uma atitude de agilidade e melhoria continua, possibilitaram este resultado operacional.



Alcança quem não cansa!
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Duarte, Lightning, tenente, HSMW, MATRA, PTWolf

*

MATRA

  • Especialista
  • ****
  • 1148
  • Recebeu: 983 vez(es)
  • Enviou: 1067 vez(es)
  • +108/-20
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2851 em: Maio 23, 2022, 08:15:41 pm »
Fais Divers, é impressão minha ou o F16 perdeu o "A" e passou apenas a  ser referido como F16M.
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
G. Michael Hopf, Those Who Remain
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2852 em: Maio 23, 2022, 09:11:45 pm »
Fais Divers, é impressão minha ou o F16 perdeu o "A" e passou apenas a  ser referido como F16M.

A FAP utiliza a designação F-16M para englobar o monolugar F-16AM e o bilugar F-16BM. É como se fosse o plural, porém sem ter de estar a escrever sempre MLUs, por exemplo. ;)
« Última modificação: Maio 23, 2022, 09:13:54 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2853 em: Maio 23, 2022, 09:12:15 pm »
Nada mal, apesar de tudo...

Citar
BASE AÉREA Nº 5 / 23-05-2022
Mais um exemplo de Credibilidade na Ação à Velocidade de Relevância!

A equipa da Esquadrilha de Inspeções e Reparações de Motores da BA5 conseguiu hoje aprontar o número máximo de motores Pratt-Whitney F100-PW-220E disponíveis, garantindo dessa forma a total prontidão deste elemento crítico do sistema de armas F-16M.

Isto só foi possível com o trabalho em equipa de um conjunto alargado de militares da BA5 e da Força Aérea, que ao unirem esforços e focados na missão, com uma atitude de agilidade e melhoria continua, possibilitaram este resultado operacional.



Alcança quem não cansa!

Excelente Trabalho, Desempenho Profissional de Grande Mérito  !!!!
Se há equipa que merece ser distinguida é esta !!
CG, muito obrigado por divulgares !!!!

Abraços
« Última modificação: Maio 23, 2022, 09:15:46 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

asalves

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 523 vez(es)
  • Enviou: 150 vez(es)
  • +366/-143
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2854 em: Maio 26, 2022, 04:26:15 pm »
Nada mal, apesar de tudo...

Citar
BASE AÉREA Nº 5 / 23-05-2022
Mais um exemplo de Credibilidade na Ação à Velocidade de Relevância!

A equipa da Esquadrilha de Inspeções e Reparações de Motores da BA5 conseguiu hoje aprontar o número máximo de motores Pratt-Whitney F100-PW-220E disponíveis, garantindo dessa forma a total prontidão deste elemento crítico do sistema de armas F-16M.

Isto só foi possível com o trabalho em equipa de um conjunto alargado de militares da BA5 e da Força Aérea, que ao unirem esforços e focados na missão, com uma atitude de agilidade e melhoria continua, possibilitaram este resultado operacional.



Alcança quem não cansa!

Excelente Trabalho, Desempenho Profissional de Grande Mérito  !!!!
Se há equipa que merece ser distinguida é esta !!
CG, muito obrigado por divulgares !!!!

Abraços

Não sei se tem a ver com a guerra ou se é resultado de um planeamento anterior mas nos últimos tempos temos visto várias esquadras a atingir a bandeira branca (Todas meios operacionais).

PS: Ou então ando mais atento às redes sociais da FAP ou eles andam a divulgar melhor.
« Última modificação: Maio 26, 2022, 04:27:08 pm por asalves »
 

*

Claust

  • Membro
  • *
  • 58
  • Recebeu: 36 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +5/-0
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2855 em: Junho 22, 2022, 11:14:28 am »
Romanian government authorizes the purchase of 32 ex-Norwegian F-16 MLUs

"The Romanian government on Thursday approved a bill to buy 32 second-hand F-16 fighter jets from Norway, as well as logistics support and services, for an estimated 454 million euros ($473 million)."

https://www.aviacionline.com/2022/06/romanian-government-authorizes-the-purchase-of-32-ex-norwegian-f-16-mlus/

Ler e chorar...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2856 em: Junho 22, 2022, 12:07:46 pm »
Ler e chorar...

Chorar porquê? Células modernizadas, mas todas elas com 40 anos em cima? No, thanks.

Mesmo os PA II, no pior dos casos, tinham à volta dos 12 anos de operação e 2000 a 3000 HV na USAF antes de irem parar ao AMARC/AMARG.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Claust

  • Membro
  • *
  • 58
  • Recebeu: 36 vez(es)
  • Enviou: 118 vez(es)
  • +5/-0
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2857 em: Junho 22, 2022, 12:47:15 pm »
Ler e chorar...

Chorar porquê? Células modernizadas, mas todas elas com 40 anos em cima? No, thanks.

Mesmo os PA II, no pior dos casos, tinham à volta dos 12 anos de operação e 2000 a 3000 HV na USAF antes de irem parar ao AMARC/AMARG.
Já estão a programar as coisas...

"F-16s for 10 years, and then the technological leap
In the words of the Romanian Defense Minister, the MiG-21 LanceRs will continue to fly until 2023, when they will finally be replaced by the «new» F-16 MLUs, which have a planned 10-year operational life within the Romanian Air Force (Forţele Aeriene Române)."

Halfway through the F-16’s decade of service, and as part of an ambitious overall rearmament plan, Romania plans to make the technological leap to the fifth generation of fighters and purchase the Lockheed Martin F-35 Lightining II.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2858 em: Junho 22, 2022, 01:10:27 pm »
Já estão a programar as coisas...

"F-16s for 10 years, and then the technological leap
In the words of the Romanian Defense Minister, the MiG-21 LanceRs will continue to fly until 2023, when they will finally be replaced by the «new» F-16 MLUs, which have a planned 10-year operational life within the Romanian Air Force (Forţele Aeriene Române)."

Halfway through the F-16’s decade of service, and as part of an ambitious overall rearmament plan, Romania plans to make the technological leap to the fifth generation of fighters and purchase the Lockheed Martin F-35 Lightining II.

Lá está, os romenos estão a planear a 10/15 anos no máximo porque as células norueguesas é o máximo que aguentarão, e igualmente porque estão de olhos postos no F-35A.

Por cá isso não faria nenhum sentido por uma série de razões, algumas delas óbvias, e naturalmente porque o futuro da nossa aviação de caça é ainda uma incógnita, apesar de sabermos o que queremos ou para onde pretendemos seguir.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1754
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 2471 vez(es)
  • +5491/-2905
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2859 em: Junho 22, 2022, 02:07:09 pm »
Já estão a programar as coisas...

"F-16s for 10 years, and then the technological leap
In the words of the Romanian Defense Minister, the MiG-21 LanceRs will continue to fly until 2023, when they will finally be replaced by the «new» F-16 MLUs, which have a planned 10-year operational life within the Romanian Air Force (Forţele Aeriene Române)."

Halfway through the F-16’s decade of service, and as part of an ambitious overall rearmament plan, Romania plans to make the technological leap to the fifth generation of fighters and purchase the Lockheed Martin F-35 Lightining II.

Lá está, os romenos estão a planear a 10/15 anos no máximo porque as células norueguesas é o máximo que aguentarão, e igualmente porque estão de olhos postos no F-35A.

Por cá isso não faria nenhum sentido por uma série de razões, algumas delas óbvias, e naturalmente porque o futuro da nossa aviação de caça é ainda uma incógnita, apesar de sabermos o que queremos ou para onde pretendemos seguir.

Por cá em 2027, será tomada uma opção firme, com aposta clara na 5ª geração.
No entanto os nossos F-16, possuem potencial até 2040-2045, por isso, é provável a operação conjunta dos 2 aparelhos, até porque muitas das missões poderão continuar a ser desempenhadas pelo F-16, numa versão muito próxima da "V".
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Lightning, Red Baron, JohnM

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2860 em: Junho 22, 2022, 02:18:53 pm »
Ia sugerir enviar os rapazes para a "marinha" para ver se conseguem ao menos colocar "baton no porco", mas receio que voltassem de lá infectados com a ética de "trabalho" do pessoal cheio de "talant de rien faire".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2455
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3090 vez(es)
  • +533/-73
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2861 em: Junho 26, 2022, 10:42:13 am »
Citar
A 🇵🇹 @fap_emfa poderá receber sistemas GBU-39/B, MK-82, BLU-109 e FMU-152 para os caças @LockheedMartin F-16AM/BM Fighting Falcon das esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares. A aquisição é executada pela @NSPA_NATO no âmbito do programa "FMS" dos 🇺🇸 @DeptofDefense.
https://t.co/L9e4ZgA6tC
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: CruzSilva

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2862 em: Junho 26, 2022, 11:06:58 am »
Citar
A 🇵🇹 @fap_emfa poderá receber sistemas GBU-39/B, MK-82, BLU-109 e FMU-152 para os caças @LockheedMartin F-16AM/BM Fighting Falcon das esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares. A aquisição é executada pela @NSPA_NATO no âmbito do programa "FMS" dos 🇺🇸 @DeptofDefense.
https://t.co/L9e4ZgA6tC

Traduzindo: poderemos vir a receber a Small Diameter Bomb I (GBU-39/B), mais Mk.82 de 500lb, as BLU-109/B (Mk.84 anti-bunker ou para transformar na JDAM GBU-31(V)3/B), juntamente com os detonadores electrónicos programáveis FMU-152/B.

É aquela ênfase que parece estar a ser dada à vertente ar-solo em detrimento da ar-ar na nossa frota F-16, tal como já havia referido aqui mesmo há uns tempos.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1754
  • Recebeu: 1604 vez(es)
  • Enviou: 2471 vez(es)
  • +5491/-2905
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2863 em: Junho 26, 2022, 12:56:21 pm »
Citar
A 🇵🇹 @fap_emfa poderá receber sistemas GBU-39/B, MK-82, BLU-109 e FMU-152 para os caças @LockheedMartin F-16AM/BM Fighting Falcon das esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares. A aquisição é executada pela @NSPA_NATO no âmbito do programa "FMS" dos 🇺🇸 @DeptofDefense.
https://t.co/L9e4ZgA6tC

Traduzindo: poderemos vir a receber a Small Diameter Bomb I (GBU-39/B), mais Mk.82 de 500lb, as BLU-109/B (Mk.84 anti-bunker ou para transformar na JDAM GBU-31(V)3/B), juntamente com os detonadores electrónicos programáveis FMU-152/B.

É aquela ênfase que parece estar a ser dada à vertente ar-solo em detrimento da ar-ar na nossa frota F-16, tal como já havia referido aqui mesmo há uns tempos.

Posteriormente AIM-9X e um míssil "stand-off", JASSM ou até Taurus, como já referi.
Cps,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Stalker79

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2864 em: Junho 26, 2022, 04:15:45 pm »
Por um lado parece que voltamos aos anos 80, com o A7P.

Por outro lado espero que subsea7 esteja correto.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7