Força Aérea resgata pescador mordido por tubarãoNa sequência de solicitação do MRCC de Ponta Delgada, pelas 06H35 de hoje, 27 de Janeiro, descolaram da Base Aérea Nº 4 um helicóptero SA-330 PUMA e um C-212 AVIOCAR da Força Aérea para efectuar uma evacuação médica de um paciente do Navio Hospital JUAN DE LA COSTA. Este navio, de nacionalidade espanhola, presta auxílio médico a embarcações pesqueiras da Comunidade Europeia no Atlântico Norte e recolheu ontem, dia 26 de Janeiro, um tripulante da embarcação pesqueira NUEVO CEDES.
O paciente, um espanhol de 49 anos de idade, apresentava lesões no antebraço esquerdo, devido a ter sido mordido por um tubarão, carecendo de cuidados médicos imediatos.
A recuperação do tripulante teve lugar pelas 08H45, através do sistema de guincho do helicóptero, a cerca de 130 Milhas Náuticas (240km) a Sudoeste de Faial.
Após a recuperação do doente, o Puma dirigiu-se para a Base Aérea Nº 4, tendo a evacuação a partir daí sido assegurada pelo Aviocar até ao Aeroporto de Ponta Delgada, com vista a transferir o paciente para o Hospital do Divino Espírito Santo. A assistência médica a bordo das aeronaves foi garantida por uma equipa médica militar do Centro de Saúde da BA4.
:shock:
