OFF-TOPIC
Luso-Efe, eu respeito-o, e dá gosto ver que se preocupa e defende Portugal. Mas não acha que tende a ser um pouco...dramático demais? Realmente não gostei que Fábio Coentrão apoiasse o PS (mesmo até quando antes disse não perceber nada de politica

), não gostei nada de ver apoiantes "ferverosos" de uma pessoa que mais trouxe desastres do que "luz", mas vejo que você é um pouco obcecado com os Espanhóis. Concordo e muito bem, que devemos manter distancia com eles, e protejer o nosso mercado de "invasão espanhola", pois até, estupidamente, aos nossos próprios soldados, defensores da pátria, são fornecidos rações espanholas. Ora aparte disso, Espanha não deixa de ser o país ao nosso lado, e devido á História, estamos mais aproximados (mas claro que devemos manter aquela distancia). O que não gosto de ler, é dizer que há uma conspiração iberista, e qualquer coisa, mas qualquer coisa que tenha de ibérico, você ataca como se fosse algum monstro. Não se esqueça, mais do que português, sou tambem ibérico. Antes de se "chocar" deixe-me explicar: sou Portugues com muito orgulho e muito amor. Prefiro que a Inglaterra seja nossa aliada do que a Espanha. Prefiro ajudar os Brasileiros ou os Angolanos, do que Espanha, em caso de guerra. Mas eu tambem sou ibérico, porquê? Porque vivo e nasci na Peninsula Ibérica. Porque Portugal é uma nação ibérica (aliás preferia que toda a Ibéria fosse portuguesa, ou pelo menos tão grande como a Espanha). Mas se um italiano, ou um grego, ou mesmo um escandinavo, insultar os Ibéricos (logo a Portugal, e isso inclui obvio a Espanha), eu sinto-me no dever de defender-me como portugues e ibérico. Entende? É uma questão de orgulho na terra onde vivemos, e na pátria a que somos. De mim nunca verá a apoiar a Ibéria (Portugal subjugar-se ou juntar-se a Espanha), nunca isso lhe garanto. Mas não posso deixar de dizer com orgulho, que sou da Peninsula Ibérica, aquela ilha enorme, que desafiou e conquistou o mundo, que fora outrora e ainda é, palco de duas grandes nações, Portugal e Espanha.
E curiosamente, ambas, tiveram o seu apogeu, e os seus momentos de escuridão. Curiosamente estamos ambos no mesmo barco, actualmente. Portanto, sou portugues com amor, e prefiro andar e manter a rivalidade ibérica entre Portugal e Espanha, mas nos momentos mais obscuros, que ameaçam tanto Portugal como Espanha, sermos inteligentes, e juntar-nos contra o abismo, e digo juntar-nos no sentido de ajudar e apoiar entre ambos, como uma equipa imbativel. Entende? Como dois irmãos (Portugal e Espanha), chateamos, batemos, insultamos, mas quando ameaçam-nos, a nossa familia (a Peninsula Ibérica), devemos deixar de parte as nossas divergencias, e lutar lado a lado.
Isto é manter a amizade e a rivalidade. Ninguem é subjugado nem nada. Por isso é que fiquei surpreendido, por alguns users não gostarem, de que eu brincasse com a frase que escrevi num tópico qualquer ao dizer algo do género "têm aqui um gajo todo macho, latino e ibérico". Não me vejo como ibérico, vejo-me como portugues, mais nada. Mas em termos etnicos, em termos de geografia, sou ibero, somos todos iberos, para o bem e para o mal. Assim como há os nordicos, os escandinavos, os sul-americanos, etc etc...portanto peço-lhe que não escreva essas coisas, pelo menos com essas "conspirações". Você é que sabe, claro, mas quando escreve isso, sinto-me ameaçado, sinto-me incomodado, pois nunca sei se pode ser verdade ou apenas paranóia. Você ao escrever isso, incute-me algum receio e faz-me olhar com desconfiança para os Espanhóis, quando praticamente toda a Espanha gosta de nós (apesar das suas atitudes e maneira de ser). Claro que há malta "ultra-espanhol", que quer Portugal riscado do mapa, mas garanto-lhe (espero eu que sim) que é uma minoria.
Fique bem, e desculpe a minha franqueza. Não temos que ter vergonha das nossas origens, só porque um país é maior que nós, e porque o mundo já pensou (e alguns ainda pensam) que a Peninsula Ibérica era a própria Espanha.