Exército Português superior ao Belga e Holandês!

• 141 Respostas
  • 32110 Visualizações
*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: Exército Português superior ao Belga e Holandês!
« Responder #120 em: Abril 29, 2011, 04:05:20 pm »
Quem me manda a mim falar aqui de armamento nuclear............................ :cry: falasse de armamento nuclear a rapaziada dá logo volta à mioleira, e falasse de estratégias e falasse na compra de submarinos nucleares ......... deixem-se disso, atras no post que falei, disse e torno a repetir que isto de comparar exercitos é muito relativo e referi que bastava Portugal ter uma arma nuclear para se tornar na tercerira potencia nuclear da Europa.... aloooooo nunca referi que Portugal deveria comprar essa arma. Fico bem feliz com a vinda do Arpão, juntamente com os F-16 e Leopordos são a jóia da coroa da defesa Portuguesa.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • Recebeu: 140 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
« Responder #121 em: Abril 29, 2011, 04:23:21 pm »
Continuando ..... acabaram de me dizer que isso da sentinela é só para dias de festa e que acontece em praticamente todos os quartéis. Ainda nao tinha reparado. Começo a gostar desta tropa!  :D
Cá me parecia que no meu tempo a sentinela e outras militarices da treta serviam só para lixar o zé soldado do SMO, pois, do SMO, porque isto agora de ser profissional tem outra pinta, outro estatuto.
::..Trafaria..::

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • Recebeu: 680 vez(es)
  • Enviou: 392 vez(es)
  • +373/-8544
« Responder #122 em: Abril 29, 2011, 04:33:02 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "FoxTroop"
ICBM's não se vendem em lado nenhum. E ICBM's de dezenas de milhões de € não são para colocar uma bombinha de Carnaval na cabeça de guerra. Para mais, o numero de ICBM's é irrelevante. Tentar dizer que A ou B são mais fortes porque têm mais coisas dessas é irrealista e utópico.
Trancadas num quarto estão 20 pessoas, dessas 20, uma tem o controlo sobre uma carga explosiva de 50 kilos onde ela está sentada, outra tem o controlo sobre 20 kilos na mesma situação da primeira e a 3º tem controlo sobre 5 kilos. Todos os outros apenas têm granadas de mão. Quem é o mais forte?

Os Norte-Americanos não querem fazer algo semelhante a isso. Acho que li isso no DB.

Sim, penso que a proposta partiu de um senador ou coisa assim. Segundo ele, deveria-se armar ICBM's com cargas convencionais, para usar contra o Bin Laden, por exemplo, pois o tempo de reacção das SOF ou de outros meios é demasiado longo e permite que muitos "alvos" se evadam da área antes da chegada dos meios americanos.

Claro que os generais americanos ficaram gelados ao ouvir uma coisa dessas, não só pela relação custo/beneficio, como pelo facto de haver políticos com cargos de topo a propor que se ande a disparar ICBM's para o quintal de russos e chineses  :roll:   :lol:

Que se saiba, essa proposta foi directamente para o balde do lixo (mas vindo daquelas mentes já nem sei, às tantas.....)

Citação de: "Instrutor"
Quem me manda a mim falar aqui de armamento nuclear............................ :)
Quanto à discussão sobre esse tema, não deixa de ser um exercício de raciocino, que até ajuda a desenferrujar o neurónio  :G-beer2:

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • +373/-8544
« Responder #123 em: Abril 29, 2011, 04:38:00 pm »
Citação de: "Trafaria"
Continuando ..... acabaram de me dizer que isso da sentinela é só para dias de festa e que acontece em praticamente todos os quartéis. Ainda nao tinha reparado. Começo a gostar desta tropa!  :mrgreen:

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #124 em: Abril 29, 2011, 04:52:53 pm »
Pois......  :D
Já me tinha constado que por vezes há crises por causa da falta de pessoal para o reforço.
Mas francamente nunca me passou pela cabeça que retirassem as sentinelas, especialmente em unidades ditas emblemáticas.

Agora comecei a puxar o filme para trás e acho que no antigo RALIS e RLL tambem nao me recordo de ver lá sentinela.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23080
  • Recebeu: 4174 vez(es)
  • Enviou: 2935 vez(es)
  • +2844/-4525
« Responder #125 em: Abril 29, 2011, 04:57:01 pm »
Trafaria, não é às vezes, é em todo lado e sempre. Só em Portugal é que se "profissionaliza" a tropa e ao mesmo tempo diminuisse as benesses e o tempo de contracto máximo. :roll:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...[/u].

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
« Responder #126 em: Abril 29, 2011, 05:05:38 pm »
Trafaria, não é às vezes, é em todo lado e sempre. Só em Portugal é que se "profissionaliza" a tropa e ao mesmo tempo diminuisse as benesses e o tempo de contracto máximo. :roll:

Um rapaz ao fim de 6 anos de tropa normalmente com 26 anitos já é velhote para andar aos pulos....... Enfim só mesmo ca no meu tempo eram 9 anos quando ainda existia SMO agora num Exército que se diz profissional passou para 6 anos o tempo máximo de contrato........... acredita eu saí com 23 anos do Exercito entrei com 19 anos, fiz o curso cá fora, quando quis regressar tinha 27 anos só tinha passado um mes do limite de poder requer o regresso ao activo.... disseram-me que já não podia....... Estão mesmo com excesso de efectivos.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23080
  • +2844/-4525
« Responder #127 em: Abril 29, 2011, 05:13:43 pm »
Instrutor à mais de 10 anos eu já via Cabos com barba grisalha de outras unidades Pára-quedistas europeias. À mais de 10 anos! :evil:

Esta profissionalização é a maior palhaçada, o maior engodo, a maior fraude que se vendeu aos Portugueses em relação às Forças Armadas nas últimas décadas. Eu ainda apanhei cabos do tempo da FAP, pessoal que já fazia aquilo de olhos vendados, que conhecia o material como poucos, que sabiam as voltas a dar para conseguir fazer as coisas, etc. Eu ainda tive camaradas de incorporação que fizeram os 10 anos de contracto, pessoal que passou pela Bósnia, Kosovo, Timor e Afeganistão. Pessoal que passados 10 anos foram corridos com um pontapé no traseiro e obrigado por tudo. Estes tipos eram uma mais-valia nas unidades em que serviam, não só pela sua maturidade (consequência das inúmeras missões), mas também pela postura que tinham perante a IM inerente dos anos de casa.

*

Instrutor

• Investigador
  • 1309
  • +0/-1
« Responder #128 em: Abril 29, 2011, 05:18:58 pm »
Instrutor à mais de 10 anos eu já via Cabos com barba grisalha de outras unidades Pára-quedistas europeias. À mais de 10 anos! :evil:

Esta profissionalização é a maior palhaçada, o maior engodo, a maior fraude que se vendeu aos Portugueses em relação às Forças Armadas nas últimas décadas. Eu ainda apanhei cabos do tempo da FAP, pessoal que já fazia aquilo de olhos vendados, que conhecia o material como poucos, que sabiam as voltas a dar para conseguir fazer as coisas, etc. Eu ainda tive camaradas de incorporação que fizeram os 10 anos de contracto, pessoal que passou pela Bósnia, Kosovo, Timor e Afeganistão. Pessoal que passados 10 anos foram corridos com um pontapé no traseiro e obrigado por tudo. Estes tipos eram uma mais-valia nas unidades em que serviam, não só pela sua maturidade (consequência das inúmeras missões), mas também pela postura que tinham perante a IM inerente dos anos de casa.

Ja viste um Tenente ou um Alferes de 20 e poucos anos dar ordens a um cabo velhinho de barba grisalha?? Devem ter é o escroto murcho..... estas grandes chefias militares e governantes.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23080
  • +2844/-4525
« Responder #129 em: Abril 29, 2011, 05:26:19 pm »
Eu cheguei a ver muita vez um Aspirante a dar ordens a um 1º Sargento da velha guarda (ele era comandante de pelotão), e não foi por isso que o Sargento deixou de cumprir com as ordens. O interessante é que esse aspirante acabou o seu tempo de tropa como Tenente, e até fez uma missão no Afeganistão.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #130 em: Abril 29, 2011, 05:42:41 pm »
Isso é normal e como tal deve ser visto, sempre.

*

Camuflage

• Investigador
  • 1525
  • Recebeu: 208 vez(es)
  • Enviou: 90 vez(es)
  • +270/-1331
« Responder #131 em: Abril 29, 2011, 07:20:48 pm »
A questão central é que a profissionalização pode ser feita por motivos políticos, mas quem é incumbido de definir os moldes da mesma são militares, a única preocupação do politico é sempre de cariz económica, portanto tudo o resto cabe aos carreiristas do costume planearem, mas desses não vejo ninguém a queixar-se. Nem ninguém dos que não concorda, ousa fazer-lhes frente.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #132 em: Abril 29, 2011, 07:58:48 pm »
O assunto nem é politico nem militar, é na minha opinião uma questão bem mais simples, da esfera do senso comum: quem não tem dinheiro não tem vícios.

*

FoxTroop

• Investigador
  • 1859
  • +373/-8544
« Responder #133 em: Abril 29, 2011, 09:01:26 pm »
Citação de: "Trafaria"
O assunto nem é politico nem militar, é na minha opinião uma questão bem mais simples, da esfera do senso comum: quem não tem dinheiro não tem vícios.

Não vejo a questão dessa maneira. Por arrasto podemos colocar a FS nesse patamar então, que o pessoal em vez de andar a descontar impostos prefere formar umas milícias e tomar a vigilância da lei e ordem por sua própria conta.

A questão, no meu ver, está ligada à maneira como a classe politica vê as FA's, FS's, Serviço de Saúde, Justiça, Educação, etc. Não vêem esses serviços pilar de uma Sociedade como algo que é devido a essa mesma Sociedade em troca do dinheiro dos impostos, mas sim numa óptica de "empresa", onde os serviços pilar são considerados conforme a sua capacidade de gerar lucro. Ora, isso é, desde logo um contra-senso. Se bem que em alguns serviços se consegue colocar a "coisa a render" (Saúde, Justiça e Educação através de taxas aplicadas ao seu acesso), nas FS e FA, isso não é possível (quer dizer, nas FS já é, através dessa vergonha que agora se tem que pagar por um auto de acidente, por exemplo).

Se a "lógica" usada é o do utilizador/pagador, então cai por terra a razão para exigir impostos a uma sociedade. Que eu me lembre, só pago os produtos que levo da loja ou os serviços que uso numa empresa, como tal, segundo essa lógica, só deveria pagar os serviços que eu auferir do Estado, em vez de estar a descontar impostos para serviços que vou ter de pagar quando os tiver de utilizar. É como estar a pagar uma renda fixa ao padeiro pelo pão e ainda ter de pagar o pão quando o vou lá buscar/comprar.

Os quatro pilares base que o Estado tem de dar à Sociedade que o forma em troca dos impostos que cobra a essa sociedade são: Justiça, Saúde, Segurança e Educação) Se o Estado falha em providenciar essas bases, então é um Estado Falhado e a Sociedade que o permite, merece o destino que espera esses Estados.

*

Trafaria

• Investigador
  • 2118
  • +54/-1
« Responder #134 em: Abril 29, 2011, 09:43:32 pm »
Cada um vê da maneira que quer e entende.
No meu post anterior referia-me somente à questão da profissionalização, como pode inferir dos textos que o antecedem.