O assunto nem é politico nem militar, é na minha opinião uma questão bem mais simples, da esfera do senso comum: quem não tem dinheiro não tem vícios.
Não vejo a questão dessa maneira. Por arrasto podemos colocar a FS nesse patamar então, que o pessoal em vez de andar a descontar impostos prefere formar umas milícias e tomar a vigilância da lei e ordem por sua própria conta.
A questão, no meu ver, está ligada à maneira como a classe politica vê as FA's, FS's, Serviço de Saúde, Justiça, Educação, etc. Não vêem esses serviços pilar de uma Sociedade como algo que é devido a essa mesma Sociedade em troca do dinheiro dos impostos, mas sim numa óptica de "empresa", onde os serviços pilar são considerados conforme a sua capacidade de gerar lucro. Ora, isso é, desde logo um contra-senso. Se bem que em alguns serviços se consegue colocar a "coisa a render" (Saúde, Justiça e Educação através de taxas aplicadas ao seu acesso), nas FS e FA, isso não é possível (quer dizer, nas FS já é, através dessa vergonha que agora se tem que pagar por um auto de acidente, por exemplo).
Se a "lógica" usada é o do utilizador/pagador, então cai por terra a razão para exigir impostos a uma sociedade. Que eu me lembre, só pago os produtos que levo da loja ou os serviços que uso numa empresa, como tal, segundo essa lógica, só deveria pagar os serviços que eu auferir do Estado, em vez de estar a descontar impostos para serviços que vou ter de pagar quando os tiver de utilizar. É como estar a pagar uma renda fixa ao padeiro pelo pão e ainda ter de pagar o pão quando o vou lá buscar/comprar.
Os quatro pilares base que o Estado tem de dar à Sociedade que o forma em troca dos impostos que cobra a essa sociedade são: Justiça, Saúde, Segurança e Educação) Se o Estado falha em providenciar essas bases, então é um Estado Falhado e a Sociedade que o permite, merece o destino que espera esses Estados.