numa guerra de guerrilha não crias cordões defensivos (a não ser para defender a tua posição (e isto quer dizer uma linha na ordem das centenas de metros no máximo)), a guerra de guerrilha é uma guerra permeável, ou vês os iraquianos, afegãos a criarem perímetros defensivos?
e um light gun não é movel?
então as bases de fogo que existem em quase todos os TO, não deveriam existir (no Iraque e Afeganistão tinhas bases de fogo, pois o inimigo não tinha capacidade de as atacar com artilharia apropriada, só tem foguetes pouco precisos e morteiros que após dispararem e antes de os seus disparos atingirem o alvo, ja estavam a ser alvos de contra-bateria).
GI quase todos os terrenos onde somos passíveis de intervir de uma forma credivel têm vastas areas montanhosas, de selva ou deserto (grande parte do afeganistão é montanha e as emboscadas são executadas aos meios transportados por terra, não aos meios helitransportados).
na guerra colonial, tinhas todo o espectro, adaptado sempre que possível à situação, e sim tinhas varias bases de artilharia, pois permitem com menos homens e menos meios materias e financeiros fornecer apoio de fogos a uma area muito superior). e não entres no ridiculo de comparares um morteirete ou morteiro medio com uma peça de artilharia, a seguir vais comparar uma pistola, com uma Browning .50
GI, voçe esta a misturar conceitos, pois o alcance minimo de um lightgun é ZERO metros (permite fazer fogo indireto e fogo direto para proteção da posição, serve inclusivamente em caso de necessidade como peça anti-carro) ao contrario de um morteiro pesado que tem um alcance minimo, pois só executa fogo indirecto.
GI, não sei se és um trol ou só leste umas coisinhas na internet e não compreendes que existem situações de combate que são diferentes daquelas que imaginas (e actualmente a maior parte delas, são completamente diferentes), pois parece que só conheces guerra com blindados, e numa situação de emergencia o maior blindado transportavel passivel de ser usado é a Panhard M11 ou HMMW.
e se temos um equipamento que serve para a guerra em movimento, porque comprar outro?

se temos um M109 que faz o que faz o CAESAR, porque compralo? se fosse para substituir os M109 quando estes fossem abatidos, eu concordava, mas ter os dois em simultaneo é desperdicio de dinheiro.