As provas de ingresso na PJ diferem consoante a carreira adoptada. Vou descrever abaixo, as provas para a carreira de Inspector.
Ora, pressupondo que abre concurso para a dita carreira, ter-se-á indispensavelmente de redigir requerimento dirigido ao Director Nacional da PJ, nos termos expressos no aviso de abertura do concurso, a solicitar a sua candidatura. Este requerimento, tal como naquele aviso dirá, terá de ser acompanhado dos documentos ou cópia destes que servem de suporte à resposta aos requisitos pedidos (ex: cópia de certificado de licenciatura, da carta de condução, etc). Não poderá ter mais de 30 anos no momento da candidatura e deverá ser possuidor de carta de condução.
Admitido que seja ao concurso, este será dividido em várias fases de selecção, todas elas eliminatórias com excepção da entrevista final.
As fases de selecção iniciam-se com uma Prova escrita de conhecimentos especificos, para a qual será depois notificado a prestar em data e local a designar, sobre as matérias divulgadas no aviso de abertura do concurso (nomeadamente matérias de direito penal, processual penal, medicina legal, direito constitucional, cooperação judiciária e policial internacional, etc).
Passada esta fase com aproveitamento, segue-se uma fase de testes psicotécnicos, que, passada com aproveitamento, dá acesso a nova fase de testes psicotécnicos (esta mais assente e dirigida ao trabalho de equipa).
Ultrapassados os testes psicotécnicos, eis que surge a fase dos exames médicos, sendo notificado para comparecer no Centro de Medicina desportiva em Lisboa, para realizar testes médicos e para se fazer acompanhar de algumas análises clínicas.
Aqui, fará um electrocardiograma e será sujeitos a testes de visão e audição simples. Poderão ser solicitados exames complementares em consequência desta fase.
Passada esta, surgem então os temidos testes ou exames físicos. Estes, ou melhor a descrição e natureza destes, constam de portaria de que abaixo deixo o link e que presumo ainda se encontrarem actualizadas. O SEF, copiou basicamente estes testes fisicos para a sua própria selecção. Aconselho aqui a treinar a sério e não se deixar levar por convicções de facilitismo. Muito embora não sejam provas de admissão para Forças especiais, não deixam de ser difíceis mesmo para quem vá ao ginásio 2 vezes por semana.
Passada esta fase física, quase se poderá dizer que foi admitido ao Curso de formação de Inspectores-estagiários. E digo quase, pois, muito embora a entrevista não seja por si só eliminatória, precisa que o "resultado das contas" de todas as notas, seja positivo nos termos do regulamento e, se encontre dentro do número de vagas abertas, isto é: se for aberto concurso para 120 vagas, tem que ficar classificado nos 120 primeiros "admitidos".
Aconselho a estarem atentos ao Diário da República e à própria página web da PJ, para saber do concurso.
Para as questões relativas às provas fisicas relativas ao ingresso na PJ, encontram a descrição das várias provas no link infra:
http://www.dgpj.mj.pt/sections/leis-da- ... 2445402.35Boa sorte