GUY VERHOFSTADT: "O MAIOR DESPERDÍCIO DE DINHEIRO NA EUROPA É NAS FORÇAS ARMADAS"
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/guy-verhofstadt-o-maior-desperdicio-de-dinheiro-na-europa-e-nas-forcas-armadas
"TODOS OS ANOS A EUROPA GASTA 240 MIL MILHÕES DE EUROS EM FORÇAS ARMADAS; O MESMO QUE A CHINA, QUATRO VEZES MAIS QUE OS RUSSOS E 35% DO QUE GASTAM OS AMERICANOS"
Agora vou abusar deste fórum para fazer algo completamente fora da minha jurisdição, mas tudo bem, são os ossos do ofício: como disse antes, todos os anos a Europa gasta 240 mil milhões de euros em Forças Armadas; o mesmo que a China, quatro vezes mais que os russos e 35% do que gastam os americanos - para fazer apenas 10% das operações que faz o exército americano. Sou advogado, não percebo nada de matemática, mas uma coisa sei: se gastamos 35% do que gastam os americanos e só fazemos 10% das operações, somos três a quatro vezes menos eficazes, não é? Esta é a realidade. O maior desperdício de dinheiro na Europa é nas Forças Armadas. Não é na agricultura ou noutra área qualquer, é nas Forças Armadas. E, pela primeira vez, os americanos estão a dizer nas suas análises, nos seus briefings, no Pentágono: "Europa, têm de resolver isto, não podem continuar assim". Sabe quem tem mais soldados no mundo? A Europa. Não é a Rússia, não é a China, não são os Estados Unidos da América. É a Europa. Esta é a minha visão pessoal, mas penso que, pela primeira vez, muitos estão a olhar para isto; veja, por exemplo, que o assunto já vem no programa do governo holandês. Não é por acaso.
Falou na questão militar; o Reino Unido, que já não faz parte da União Europeia, tinha o maior exército dos 28 Estados-membros. Isso é um problema?
O maior? Não, o nível de despesa dos franceses e dos ingleses é semelhante... Essa é uma das tragédias da Europa, é que gastamos 240 mil milhões por ano em algo que não é capaz de impedir o avanço de um país que só gasta 25% disso, que é a Rússia. É esta a realidade. Eu chamo a isso um enorme desperdício de dinheiro.
Voltando um bocadinho atrás, como seria a relação do exército europeu com a NATO?
O que vejo é uma União Europeia de Defesa dentro da NATO. Mas acredito que a Organização do Tratado do Atlântico Norte já não é uma Organização do Tratado do Atlântico Norte, porque na última reunião na sede da NATO falou-se de quê? Da China. E, tanto quanto sei, a China não é Atlântico Norte, é Pacífico Sul. O que é que isto nos diz? Diz-nos que a NATO tem de ser reformada, tem de ser uma organização de um tratado mais vasto, dos países que defendem a democracia e os valores da democracia liberal. Existe uma degradação da relação com a China por causa do que se está a passar em Hong Kong e do que está a acontecer com as minorias na China. Um dos últimos livros que li, a autobiografia de Ai Weiwei, o artista chinês que deixou o país em 2015, há sete anos, não deixa muita margem para se ser otimista em relação à situação política na China. Isto é um desastre para Hong Kong e também mudou drasticamente a maneira como os europeus olham para a China - um estudo recente mostra isso.
Mas a China é a grande potência do século XXI...
Por isso é que falo na necessidade de nos reorganizarmos na Europa, para ver se não temos de criar aquilo que Biden quer, uma federação mundial das democracias liberais.
Há que pensar nisto e o mais rápido possível, se a EU definitivamente quer passar a ter algum peso a nível geopolítico, deve sem dúvida, ter um exército europeu.
O Exército Europeu vai valer o mesmo que o que existe actualmente, se não existir um reforço orçamental e até uma mudança a nível das doutrinas e foco de meios.
Depois, comparar o que se gasta, com a Rússia ou a China é sempre algo um pouco ingrato, pois só em despesa com pessoal, os Europeus vão gastar muito mais que os chineses ou os russos (salários altos dá nisso). Quanto recebe por mês um militar (praça) dinamarquês ou norueguês? E quanto recebe o posto equivalente russo, e chinês?
E o custo da mão de obra em geral, influencia directamente os custos tanto de desenvolvimento como de aquisição de meios produzidos nestes países. Quanto custa desenvolver um helicóptero do zero na Europa? E quanto custará o equivalente na Rússia ou China? E quanto custa comprar um caça russo ou chinês, e depois quanto custa o equivalente da Europa/EUA?
Depois, os russos tiram proveito do seu enorme stock dos tempos da União Soviética. Este "stock" é o que lhes permite ter grandes quantidades, de tudo. Mas basta irem dar uma olhadela à Wikipedia, e vêem logo que uma boa parte do equipamento russo são autênticas relíquias dos tempos soviéticos. E isto faz com que as FA russas sejam enormes, com um orçamento relativamente curto, porque não andam a comprar quase nada.
Claro que no caso dos países europeus, existem outros factores a ter em conta, como o simples facto de cada um ter o meio que quer, o que faz com que seja tudo produzido em quantidades relativamente baixas, não criando grande economia de escala. Basta ver quantos modelos de fragata existem na Europa, de OPVs, de blindados 4x4, etc.
Mas podemos ir à Matemática: a Rússia estima-se que gaste 60 mil milhões com a Defesa anualmente, já a Bélgica gasta um pouco acima dos 6 mil milhões. Vão-me dizer que, as FA russas, são apenas 10 vezes maiores que as belgas?