A propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que se assinala hoje, o comissário Europeu do Emprego e Assuntos Sociais, Laszlo Andor, apelou a "acções concretas" que ponham em prática os compromissos assumidos este ano para reduzir a pobreza no espaço europeu."A decisão de tirar pelo menos 20 milhões de pessoas da situação de pobreza até 2020 é uma forte mensagem de que a União Europeia assume com seriedade a questão da inclusão social", disse o comissário em comunicado.
Portugal: Dois milhões de pobresMarchas contra a pobreza, manifestos e petições, ou uma missa pelos que foram abandonados pelas famílias e amigos são algumas das iniciativas previstas para hoje, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.Para simbolizar os dois milhões de pobres existentes em Portugal, a Cáritas de Braga promove hoje uma marcha pelo centro da cidade ao longo de dois quilómetros.De acordo com a instituição, os participantes podem comprar uma "t-shirt" de cinco euros ou oferecer géneros alimentares que servirão para apoiar as famílias sinalizadas pela instituição. Mas a iniciativa servirá também para recolher assinaturas para a "Petição Contra a Pobreza", que a Cáritas Europa pretende entregar ao Parlamento Europeu.
E o que está concretamente a UE a fazer para resolver o assunto? Ou isto é uma daquelas noticias que não passam disso mesmo... noticias?
O acesso à energia pelos 50 milhões de europeus que vivem sem eletricidade por não poderem pagar as faturas foi hoje debatido pelos 27 Estados-membros em conselho informal.