Boas!
Bokaido
Ha aqui no forum camaradas mais indicados para responder a pergunta.
Falando em corvetas certo?
cada vez mais ,e com a quantidade de armamento e tonelagem destas , se confundem com fragatas!
as que falas sao pensadas para combate costeiro e apoio a operaçoes em terra
No meu entender podem efectuar o trabalho das fragatas numa Marinha com uma ZEE pequena
Se eu tivesse que escolher, nao optava por nenhuma!
A minha opçao iria sempre para a Visby Class
Como alguem que trabalha na industria naval, confesso que sou admirador da arquitetura naval Nordica
CORVETA VISBY. Uma corveta invisível nórdica
DESCRIÇÃO
As corvetas da classe Visby são as mais modernas corvetas em operação no mundo, atualmente. Sua construção se deu no início 1999 e foi lançada ao mar em junho de 2000, e tendo suas prova em mar aberto, sendo iniciadas em fevereiro de 2001. Sua entrada em serviço se deu em 2003 e a marinha sueca espera poder contar com 5 navios desses em 2006.as 4 primeiras corvetas foram prepardas para guerra anti minas e anti submarino e as outras serão equipadas para a guerra anti superfície e ataque. Este navio será equipado com um helicóptero de tipo correspondente a sua função.
O desenho arrojado da Visby faz com que fotos como essa pareçam um desenho artistico. Sem duvidas que o projeto deste moderno navio de guerra representa uma revolução para o desenho naval.
As formas de seu desenho, diferenciadas, se devem á necessidade de se conseguir atingir uma discrição visual, infravermelha, acústica e de radar. Ou seja, este, é um navio projetado para ser invisível, ou “stealth”. As soluções de desenho encontradas neste projeto, já estão sendo usadas pelos construtores de alguns países, como os EUA que usam o desenho da Visby, como referência para seus projetos LCS (litoral combat ship), ou navio de combate de águas rasas.
Os materiais usados na construção do casco são fibras de carbono e vinil, que são uma maior rigidez e resistência, junto com um menor peso e reflexão de radar.

FICHA TECNICA
Tipo: Corveta
Data do comissionamento: Junho de 2002
Velocidade: 35 nós
Alcance: 4259 km
Deslocamento: 600 toneladas
Comprimento: 61,50 Mts
Boca:10 Mts
Propulsão: 4 turbinas a gas Honeywell TF50 e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90.
Sensores: Radar de busca aérea e de superfície Ericsson Sea giraffe AMB 3 D com 168 km. radar de controle de fogo Ceros 200.
Armamaneto: Um canhão Bofors SAK MK-3 de 57 mm, 8 misseis antinavio RBS-15MK-2, 8 misseis anti-aéreos RB-23 BAMSE, 4 tubos lançadores de torpedos de 400 mm Type 43/45.
Tripulação: 43
A propulsão deste navio é feita por uma combinação de turbina diesel e gás CODAG. São 4 turbinas Honeywell TF50 a gás e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90 a diesel que são conectadas a duas caixas de engrenagens que produzem propulsão à jatos de água
Com essa propulsão a Visby atinge uma velocidade máxima de 65 km/h o que representa mais velocidade da grande maioria de navios de guerra atuais. Seu alcance, no entanto, é baixo, chegando a 4259 km. Porém seu objetivo se dá em patrulhar e defender o litoral e para isso a autonomia é um fator secundário
.