E uma pergunta trafaria, a psp tem homens para dispensar de modo a ter uma equipa de reconhecimento e uma de descontaminação (para a equipa de reconhecimento) com uma prontidão inferior a 2 horas para ser projectada para qualquer ponto do pais (sendo que a zona de lisboa e porto, são zonas pouco provaveis para intervir, a não ser que exeda as capacidades dos sapadores bombeiros), desde Faro até Bragança e até aos Açores ou Madeira?
E mais uma coisa quando se deram os incidentes com o antrax, as unidades de defesa NBQR das forças armadas estavam minimamente preparadas (pois não havia ameaça), actualmente o cenario ja mudou completamente.
E mesmo estando minimamente preparados, cumpriram a missão com successo (foi a primeira vez que uma equipa de recon NBQ e uma unidade de descontaminação aligeirada do exercito foram heli transportados para efectuarem uma acção real).
E mais uma pergunta se houvesse um ataque BQR, os agentes que estavam no terreno tinham formação e equipamento (tipo tinha cada agente uma mascara de protecção e um fato para equipar?) para fazerem o trabalho que lhes compete (efectuar um cordão de segurança, evacuar a area que necessita evaquação, e manter as pessoas contaminadas confinadas à espera das unidades de descontaminação de modo a não espalhar a contaminação)?
Em vez de comprarem material para o show off, comprem material para cumprirem a vossa função e deixem o trabalho de recon e descontaminação para quem em tempo de paz (bombeiros sapadores) e em tempo de guerra ou de calamidade (forças armadas) tem essa função.