Vi o vídeo há pouco e tudo aquilo é uma autêntica palhaçada de A a Z. Ele é o Sea Sparrow obsoleto que ninguém da NATO já usa aquilo há muito. Ele é o 100mm que só nós e os bulgaros é que temos aquilo. As fragatas com tecnologia da década de 80 do século passado.
O mais ridículo é ver um daqueles "arrastões" ridículos fabricados em Viana do Castelo, atrás da Meko, a imitar uma fragata. Ahahahahah

Isto é mesmo um manicómio.
És mesmo mauzinho. O SS ainda é utilizado pela Alemanha (por pouco tempo), Bélgica, Bulgária, Grécia, Japão e Turquia. A Argentina, Bulgária, França, Marrocos, Taiwan e Uruguay ainda utilizam a CADAM 100mm. Mas que é uma grande palhaçada, sem dúvida!
Eu falei no âmbito NATO e aliados, espaço militar onde nos pertencemos e onde logicamente deve ser medida a nossa bitola. Vamos por partes e vais ver que eu estou a ser justo na minha análise:
Sea Sparrow
- a Belgica ainda usa, mas é titulo puramente transitório. Querias que usassem ESSMs quando vão abater aquelas fragatas M daqui a 3 anos? Ou que "enchuriçacem" os Mk. 27 com o ESSM ? Os tipos não são fazem tuguíces.
- O Japão e a Turquia usam nos navios mais antigos. E não o usam como míssil principal. Não me importava de ter Sea Sparrows nas meko e M desde que tivessemos outros navios modernos e da actual geração. Na Alemanha é só nas Bremen que estão a ser abatidas. Apesar de serem mais antigas que as VdG, já foram modernizadas a sério e são navios de longe muito mais capazes que as nossas Meko.
- A Grécia só usa os SS nas Eli que são as antecessoras das M. Que não têm qualquer valor naval ou militar. Nas MEKO já usam ESSM's há muito tempo. Coisa que nós só temos de paleio, quando almirantado indígena quando dá entrevistas à Janes's.
100mm voltamos à mesma "estória": Argentina (a congénere lusa do hemisfério sul), Uruguai?? O que é isso? Têm marinhas?
Esqueceste foi de dizer que a França só tem isso nos navios mais antigos e que as Lafayettes foranm as últimas a instalar esse calibre há mais de vinte anos. E que vão começar a ser abatidas daqui a 3 anos. E que ainda no séc. passado o calibre da marinha francesa é o 76mm.