Exército Português treina a 13.ª Quick Reaction Force para Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-AfricanaA 13.ª Quick Reaction Force encontra em preparação para ser empregue como Força de Reação Rápida da MINUSCA.Exército Português continua a treinar a 13.ª Quick Reaction Force para Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (13.ªQRF/MINUSCA).
Em aprontamento desde 21 de novembro de 2022, a 13.ªQRF/MINUSCA, encontra-se atualmente na fase II do treino, designada de Treino Orientado para a Missão.
Inseridos nesta fase do treino, decorreu entre 16 a 21 de abril no Quartel General da Brigada de Reação Rápida, em Tancos, os Exercícios BANGUI 231 e BELEROFONTE 231.
O Exercício Final, denominado BANGUI 231, fundado num complexo cenário similar ao ambiente existente no Teatro de Operações, procurou validar o nível de planeamento, prontidão para o combate, controlo e execução das tarefas no âmbito da missão, envolvendo o exercício e treino de fogos reais, combate em ambiente urbano, socorrismo de combate e comunicações.
O segundo exercício, BELEROFONTE 231, consistiu na avaliação para certificação da Componente Terrestre da Força de Reação Imediata, Força que será empenhada para missões atribuídas pelo Estado-Maior General das Forças Armadas.
No dia 19 de abril, o 2.º Comandante do Comando das Forças Terrestres acompanhou os Exercícios BANGUI 231 e BELEROFONTE 231, com a finalidade de testemunhar as atividades de planeamento e execução destes exercícios.





Fonte: Exército Português