Portugal forma snipers no Mali contra o terrorismo
Ministro da Defesa foi ver a atividade das Operações Especiais em missão da União Europeia.
Forças militares portuguesas estão a formar snipers do Exército do Mali, no âmbito do processo de paz para a região, uma ação que tem em vista o reforço das estruturas daquele país, a braços com os ataques terroristas.
A formação está a cargo das Operações Especiais do Exército, com alguns elementos do Destacamento de Ações Especiais (DAE) da Marinha, que também tem valências nesta área de atiradores especiais. A instrução está enquadrada na missão de treino do Exército do Maliano, no âmbito da União Europeia. E a área das operações especiais, envolvendo os snipers, é das mais decisivas na luta contra o terrorismo, o maior problema que o Mali enfrenta.
Esta importante atividade dos militares portugueses está a ser acompanhada pelo Ministério da Defesa, cujo titular, Azeredo Lopes, se deslocou ao Mali, onde tomou contacto direto com esta realidade da formação.
A formação está a ser feita em conjunto com homólogos do Exército espanhol e, tal como foi explicado por um capitão das Operações Especiais a Azeredo Lopes, dez militares do Mali já têm formação enquanto snipers. Alguns deles, mercê da formação, chegaram ao escalão de instrutores, uma forma de autonomizar o Exército maliano nesta área tão especializada.
Os militares do Mali estão igualmente a aprender as técnicas de infiltração e exfiltração. A nível da prática de tiro, está igualmente a verificar-se o salto para outros alcances. Até agora, a aposta está a incidir nos 500 a mil metros, mas, dadas as condições desérticas do país, com uma linha de vista sem grandes obstáculos, os militares portugueses começam a apostar também nos alcances até aos dois mil metros, embora tendo de recorrer a outro tipo de armamento, de calibre mais pesado, para aumentar as qualificações do snipers malianos. O fornecimento das novas armas estará a cargo de um país ainda por determinar.
Leia mais: Portugal forma snipers no Mali contra o terrorismo
http://www.jn.pt/nacional/interior/portugal-forma-snipers-no-mali-contrao-terrorismo-5553485.html#ixzz4Suqt84n1 Follow us: jornalnoticias on Facebook