Militares nas ruaspor Raquel Ramalho Lopes, RTP actualizado às 15:31 - 02 Setembro '10
Governo de Moçambique mantém subida de preços
publicado 13:22 02 Setembro '10
O porta-voz do Governo confirma sete vítimas mortais em resultado da violência António Silva, Lusa
As Forças Armadas e a polícia andaram nas ruas de Maputo a desfazer as barricadas montadas nas vias de acesso à capital. O executivo, que esteve hoje em reunião de emergência, anunciou ainda que vai manter o aumento dos preços. Os protestos, convocados por sms e boca-a-boca, contestam a subida dos preços da electricidade e água e o aumento generalizado custo de vida.
O Governo mantém, desta forma, o braço de ferro com os populares que participam nos tumultos dos últimos dois dias. O Governo moçambicano prefere, contudo, sublinhar que mantém "a determinação em prosseguir com o programa para o combate à pobreza".
Os prejuízos decorrentes das manifestações de ontem e hoje estão estimados em 122 milhões de meticais (2,5 milhões de euros). O porta-voz do executivo acrescenta que causaram a perda de 3910 postos de trabalho.
Em declarações após uma reunião de emergência do conselho de ministros, Alberto Nkutumula refere que o número oficial de vítimas nos confrontos entre populares e polícia é de sete mortes e 288 feridos. Ontem, ao final do dia, a RTP e meios de comunicação social moçambicanos davam conta de 10 mortes e cinco dezenas de feridos.
Os militares andam a ajudar na patrulha e nas operações de limpeza das vias de acesso a Maputo.
Após uma noite calma, voltaram a verificar-se confrontos nos bairros periféricos de Maputo tendo provocado mais dois mortos.
A comunidade portuguesa em Maputo segue com preocupação o que está a acontecer e a cônsul de Portugal em Moçambique, Graça Gonçalves Pereira, aconselhou "prudência e circunspecção".
O ministro da Presidência confirma que a comunidade portuguesa "não foi particularmente atingida" pelos conflitos e "não há portugueses entre as vítimas mortais ou os feridos que entretanto se verificaram".
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Governo-d ... ut=10&tm=7